Discos de Banana Caramelada

Vi a receita de Crespelle di Mele do Roberto Ravioli na Gula 214 e achei genial. Só que acabei trocando as maçãs por bananas (no caso, usei banana-figo, mas poderia ser banana-da-terra ou banana-de-são-tomé). Fiz bem pequenas, caramelei com manteiga e açúcar demerara e servi com sorvete de melão. Melão combina com banana? Combina, sim. Mas poderia ser sorvete de creme, chocolate ou morango.

Com as modificações ficou assim:

200 ml de leite

1 ovo

1 gema

70 gramas de farinha de trigo

1 pitada de sal

30 gramas de manteiga derretida

Bananas em fatias finas

Mais manteiga e açúcar demerara ou cristal

Misture a farinha, o ovo, a gema e a manteiga. Adicione o leite. Misture bem.

Derreta um pouco de manteiga em uma frigideira pequena. Despeje um pouco de massa, formando uma camada fina. Antes que a massa solidifique, coloque fatias de banana sobre ela. Deixe dourar de um lado, vire com cuidado e doure de outro. Reserve.

Eu deixei na geladeira de um dia para outro porque não tive tempo nem vontade de comer uma sobremesa naquele dia.Ou seja, pode ser feito com boa antecedência.

Na hora de servir, foi só colocar uma pontinha de manteiga na frigideira, polvilha um pouco de açúcar (cerca de meia colher) e colocar o disco com a banana para baixo. Deixei que o açúcar derretesse e formasse um caramelo. Cuidado para não queimar e amargar.

Sirva com sorvete ou creme de leite batido.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, Fácil, receita. ligação permanente.

6 Responses to Discos de Banana Caramelada

  1. marina diz:

    Olá Marisa,
    estou fascinada pelo seu blog!!!
    Minhas perguntas não tem nada a ver com essa banana que por sinal parece divina.
    1- o misso sem açucar de fermentaçao envelhecida é bom?
    2- quando posso usar molho de ostra?
    Muitissimo obrigada
    Marina

    • Marisa Ono diz:

      Marina, miso velho é uma questão de gosto. Tem sabor muito forte e há quem não goste. É como um queijo ou um vinho, varia muito de pessoa para pessoa.
      Molho de ostra eu só coloco em refogados, no final do preparo.

  2. Maíra Pinto diz:

    Olá, parabéns pelo blog!

    Marisa, se banana combina com melão eu não sei, mas minha pergunta concerteza não combina com esse post,porém foi a maneira mais rápida que encontrei pra falar contigo.
    A questão é a seguinte: como todo paraense, sofro de abstinencia do jambu, moro em Salvador e minha mãe mandou um para que eu tente plantar aqui. Ele foi comprado no domingo, viajou de avião, passou 1 dia na geladeira e agora (terça-feira)está com as raízes na água. Está todo murchinho. Pensei em retirar as folhas para comer e plantar somente os talos, como se faz com a cebolinha. Será que dá certo? O que vc acha? Tens alguma dica?

    Sei que tens jambu em casa, ajude-me, por favor!

    Bjo!

    • Marisa Ono diz:

      Maira, tive uns pés de jambu e eles cresceram de sementes. Não experimentei replantar, não. De qualquer forma, não acho que seja boa idéia retirar todas as folhas. Creio que seria bom deixar algumas.

  3. Suzy diz:

    Oi

    Marisa, tenho uma dúvida , se eu bão encontrar nenhuma das bananas que vc citou , posso usar banana nanica?

    • Marisa Ono diz:

      Fiz com esse tipo de banana porque ela fica bem firme e é bem própria para cozinhar, fritar. Mas talvez funcione com outra banana não muito madura.

Os comentários estão fechados.