Edamame (Soja Verde)

Hoje encontrei soja verde em rama em um mercado local. Não resisti. Por apenas R$2,50, levei esse maço para casa. Podem ser encontrados em feiras, mercearias e lojas de produtos orientais, em maços ou em sacos. Em maço, dá um pouco mais de trabalho. Mas é (quase) garantia de um produto fresco.É preciso destacar as vagens do pé.

Depois, ainda sem lavar, jogue um bom punhado de sal. Seja generoso. Não vai ficar salgado. O sal é usado como um “esfoliante” natural. Massageie, esfregue, misture e trabalhe as vagens durante uns 10 minutos. O sal vai ficando escuro, mas não é exatamente sujeira. São os pelinhos que vão se soltando da vagem. Esses pelinhos são amarronzados. Não há problema algum em cozinhar sem fazer isso, mas vai ficar mais bonito e o contato com esses pêlos na boca não é muito agradável. Lave.

Então é só cozinhar em bastante água fervente, até ficar macio, mas não molengo. Se cozinhar demais, as vagens vão ficar amareladas. Eu escorro, passo por água fria e sirvo. Simples assim. É só levar à boca, apertar e comer o grão cozido, que não tem gosto de “verde” e, se estiver no ponto de desenvolvimento bom, vai ser levemente adocicado. Dizem que é bom com cerveja.

Share This Post

15 comentários em “Edamame (Soja Verde)”

  1. esfoliação!!!!!!!!!!!!
    eu nunca vi edamame sem pelos, que maravilha saber que dá para tirá-los sem usar prestobarba em cada vagem =)
    vou espalhar pra todo mundo da família!!!

  2. Woww!!! Marisa querida, agora você me deixou com água na boca!! E se isso é bom com cerveja? Edamame é bom até com água!! 😀
    E esse lance de prestobarba da família da Myrna, será que é verdade?? huahuahuau ….Muito bom!!
    Bjkss …

  3. É a primeira vez que vejo alguém esfoliando edamame!Vou experimentar,assim verdinho é mais bonito!e muuito menos trabalhoso do que passar prestobarba….essa foi muito boa!

  4. Nossa, esfoliação com sal é novo pra mim tbm!!! Sempre achei que aqueles que comia no nihon eram outra variedade, sem pelos hihihihi Gosto de comer, meu namorado adooora, mas pra mim, esses pelinhos sempre incomodavam…….
    Obrigada pela dica!!!!

  5. Uma outra forma de preparo do Edamame: Torrado na frigideira. Depois da esfoliação, escorrer bem e jogar na frigideira quente mexendo para torrar uniformemente até que apareça uns queimadinhos nas cascas.

  6. Quando se fala em edamame, não sei porque, me lembro de amendoins verdes. A minha mãe colhia amendoins um pouco antes do tempo, mas já com cascas firmes, lavava muito bem e cozinhava com água e sal. A gente comia patindo os amendoins, e eram ótimos.

  7. Adoro isso! Sempre que encontro na feira compro, e quando não acho na feira compro na Liberdade mesmo. É muito bom, e já que não bebo cerveja, como edamame acompanhado de Calpis!!

  8. Comi bastante nos últimos 4 meses, mas sem esfoliação, da próxima já sei como fazer com certeza, apesar que os pelinhos não me incomodam. Não uso prestobarba (KKKK) mas tenho uma boa pinça de cozinha para tirar os pelinhos dos porcos, de todas as partes!!!! Haja criatividade e paciencia!!!!

  9. Esse eu encontrei no supermercado 46, à beira da Raposo Tavares, em Vargem Grande. Mas não adianta correr, edamame só se encontra fresca durante o verão. Aparece em feiras, mercearias de produtos orientais. Agora, só congelada, se não me engano, importada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *