Kanten em Filamentos

Encontrei esses na Liberdade, creio que no Towa, a R$7,00 o pacote. A maioria só conhece o kanten (agar, gelatina de algas) em pó ou em barras que parecem uma esponja. Em filamentos, é a primeira vez que vejo no Brasil.

Assim, seco, não é apetitoso. Parece ser feito de plástico, tanto pela aparência, quanto pela rigidez.

Para usa-lo, é preciso picar em pedaços, hidratar, espremer e cozinhar em água quente. Enquanto o kanten em pó só precisa de 3 minutos de fervura para dissolver completamente, esse precisa de mais tempo, cerca de 8 a 10 minutos. Outro detalhe: também é preciso coar a gelatina ainda quente, para que fique mais transparente. Quanto ao uso, é o mesmo que o kanten em pó ou em barra. Use a mesma quantidade (em peso) na receita. Só acrescente um pouco mais de água (30 a 50 ml) para compensar a quantidade que irá se evaporar durante a fervura.

Outro uso é consumi-lo apenas hidratado, misturado a algas como o wakame (também hidratado), em saladas. Os filamentos não têm sabor, apenas textura. O bom é que não é absorvido pelo organismo, ou seja, zero calorias.


Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades com as tags . ligação permanente.

6 Responses to Kanten em Filamentos

  1. Adri diz:

    Nunca fui muito fã de gelatina… Sem calorias? huahuahuahua… Tasteless!
    Embora eu deva admitir que kanten bem preparado é de encher os olhos… e o paladar se souber combiná-lo com outras coisas.
    Gosto quando você trás curiosidades…

  2. Karen diz:

    E isso tem algum valor nutricional? Proteínas, vitaminas? Pode ser um ótimo complemento para dietas se tiver 🙂 Adoro algas! Konbu, wakame, hmmm…

    • Marisa Ono diz:

      Só o kanten não. Já a salada de algas contém iodo e, se não me engano, uma boa quantidade de fibras. O kanten é consumido por pessoas que sofrem de constipação intestinal.

  3. Mario diz:

    Serve pra fazer o Yookan que é o famoso doce de feijão.
    Estou a procura deste produto por ser melhor que o gelatina agar-agar em pó.

  4. Mario diz:

    Sim, eu fui na Liberdade e comprei dois pacotes mas não dessa marca. Comprei o tipo esponja(Bo Kanten)Made in Japan porque achei que era mais confiável mas também era um pouco mais caro, rs…

Os comentários estão fechados.