Mexilhões Assados com Farofa de Alho e Salsa

Eu admito que tenho resistência em provar algumas coisas novas. Já fui pior, ando arriscando bem mais. Quando criança, meus pais ganharam mexilhões. Embora tivesse visto foto deles em alguma revista, não me interessei por eles. Pior, o cheiro deles cozido desagradou e recusei a provar o arroz de mexilhões que eles comeram com tanto gosto. E passei outros vinte e tantos anos sem comer mexilhões.

Uma noite jantei em um restaurante especializado em comida espanhola. Minha amiga pediu os mexilhões assadas. Cobertos com a farofa, encobriram a aparência que para mim era preocupante. E passei a gostar deles. É uma receita muito simples. Comemos como entrada naquela noite e ontem, meio que sem apetite, só comemos isso e nada mais no jantar.

Para uma bandeja de mexilhões em meia casca, usei 2 pães secos, 1 dente de alho, 2 colheres de salsa picada, sal, pimenta-do-reino e muito azeite.

Esfarelei os pães. Não me preocupei em ralar fino, cortei em rodelas finas e amassei com as mãos. Fritei o alho em azeite, em fogo baixo, até dourar levemente. Despejei sobre a farinha de pão, juntei salsa, temperei com sal e pimenta-do-reino. Coloquei quase uma colher de sopa (rasa) sobre cada mexilhão.

Levei ao forno bem quente até dourar levemente. Depois foi só comer com gotas de pimenta cumari ou de limão.

Para facilitar, soltei os mexilhões das cascas passando uma faquinha por baixo. Como não tinha pão velho, sequei-os no microondas; alguns minutos na potência máxima bastam para desidratá-los.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Entrada, Fácil, rápido, receita com as tags . ligação permanente.