Yuzu-Ponzu

Existem várias versões deste molho ácido, salgado e perfumado. Esta é só mais uma. Ficou muito bom, modéstia à parte. Ele pode ser usado para temperar saladas, servido com tofu, peixes ou carnes. Aliás, um prato delicioso é uma carne grelhada, fatiada fino e regado com esse molho. Simples assim.

4 cascas de yuzu – tirei com uma faca só a parte cerosa, colorida, sem nada da parte branca

250 ml de vinagre de arroz (na falta, use vinagre branco)

1 litro de molho de soja (shoyu)

3 colheres de sopa de extrato de kombu (falei sobre o kombu-sake aqui: http://marisaono.com/delicia/?p=1750 ; na falta, substitua por hondashi diluído em um pouco de água quente)

Bata as cascas de yuzu com o vinagre no liquidificador. Adicione o extrato de kombu e o molho de soja. Mexa. Guarde em potes de vidro bem tampado. Vai durar bastante, talvez um ano até.

Como as marcas de shoyu variam muito de sabor, talvez algumas sejam mais adocicadas ou mais salgadas que outras. Prove e se achar necessário ou gostar, adicione um pouco de açúcar. Também pode juntar um pouco de pimenta. Eu prefiro deixar para colocar na hora de servir. Se preferir mais ácido, junte mais vinagre. Se tiver yuzu à disposição e quiser um aroma mais pungente, adicione mais cascas. Enfim, acho que vocês entenderam. Ajustem a receita ao gosto pessoal.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Fácil, molhos, rápido, receita com as tags . ligação permanente.

6 Responses to Yuzu-Ponzu

  1. Myrna diz:

    anhhnnnnham nham nham! estou salivando só de ler… com tofu, ai, que sonho ter um molho desses na geladeira!!! vou ter que providenciar =)

  2. Inessa diz:

    Ola Marisa, consigo achar yuzu no Ceasa? Ou na Liberdade?

  3. Xico diz:

    Oi Marisa tudo bem??
    Meu Deus dah ateh fome olhar esse teu blog, é uma injustiça com o estômago srsrsrsrsrs!!!
    Mais eu queria saber se pode substituir o Yuzu por outra coisa?? Moro em cidade pequena e não vou achar esse ingrediente!!

    Obrigado pela atenção e Deus te abençoe

    • Marisa Ono diz:

      Xico, na falta de yuzu acho melhor usar uma mistura de cítricos. Gosto de misturar sumo de limão rosa (limão cravo) e grapefruit, por exemplo. Também já provei uma mistura de limão siciliano e laranja que ficou muito bom. Mas quantidades eu não sei. O importante é ficar ácido como um molho para salada e perfumado.

  4. lucia diz:

    Ola Marisa, a primeira vez que entrei no seu blog,foi qdo tava a procura de onion ring, e desde entao sempre tenho entrado pra ver receitas de comida japonesa ja que moro no Japao e fica facil achar os ingredientes, vendo o yuzu ponzu, fiquei com agua na boca so de pensar em comer com samma e um oroshi de daikon. ja fiz varias receitas suas, muito boas por sinal e hoje to fazendo aquele porco marinado no misso o cheirinho ta muito bom, vamos ver o que o pessoal vai achar. Gostaria um dia de te conhecer pessoalmente pois apesar de nw ter mao muito boa pra cozinha gosto de estar sempre aprendendo coisas novas. bracao

Os comentários estão fechados.