Fuki

Ainda não falei do fuki, chamado de “ruibarbo japonês”.  Come-se apenas o talo e em pequenas quantidades, já que contém uma substância tóxica. Sei que pode parecer insensatez comer algo potencialmente venenoso, mas é relativamente comum na Ásia. Como exemplo, os brotos de bambu e o baiacu.

Para prepara-lo, é preciso aferventar e tirar as fibras externas.

Essa “casca” destaca-se facilmente em tiras.

Depois de descascados, os talos exibem uma bela cor verde. Recomendo aferventar e trocar a água algumas vezes para eliminar o amargor e a toxina. Da próxima vez vou experimentar um pouco de bicarbonato para ver se funciona.

Cortado em pequenos bastões, pode ser cozido com molho de soja, um pouco de açúcar e mirin ou servido cozido apenas com um molho. O sabor? Bem, é ligeiramente amargo, tem um sabor selvagem, que lembra um pouco cipó, algo do mato. A textura é interessante, faz um barulhinho tipo “shaki-shaki” ao ser mastigado.

Não é uma boa época para fuki, provavelmente não irão encontra-lo nos empórios. No inverno a planta reduz seu crescimento e só volta a ser colhida na primavera.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades, Entrada, receita com as tags . ligação permanente.

9 Responses to Fuki

  1. Silvio diz:

    “Tira isso da boca, Marisa!”
    Hahahaha.
    Não fiquei animado com isso aí não…
    Grande abraço,
    Silvio

    • Marisa Ono diz:

      Silvio, tanta coisa que a gente come que é potencialmente perigoso. Noz-moscada é um exemplo. Para algumas pessoas mais sensíveis, tomate é um veneno. Depende um tanto do quanto é consumido e com que frequência.

  2. Maria Helena diz:

    O que é isso, Marisa ?
    Não me arrisco não !
    Maria Helena

    • Marisa Ono diz:

      Bem, Maria Helena, é só para provar um sabor diferente, não é para se encher com ele, como losna, como outras tantas ervas…

  3. Sabrina diz:

    Não consigo definir na internet de que espécie se trata exatamente esse tal fuki. Quando ponho ruibardo aparecem pelo menos duas plantas diferentes. Terias mais fotos ou o nome da espécie? Obrigada

  4. Armando diz:

    No Brasil existe esta planta (ruibarbo japonês)?
    Onde poderia encontrar?
    Obrigado.

  5. katsuya oda diz:

    É delicioso.

Os comentários estão fechados.