Quirera com Porco

Volta e meia me perguntam o que eu como em casa. Bem, quase sempre como em casa e cozinho quase todos os dias, pelo menos uma refeição, há uns 34 anos. Obviamente, não faço coisas especiais todos os dias. Sou como todo mundo, como para me manter viva. Tenho meus momentos de gulodice, de curiosidade, de saudosismo. Mas, principalmente, como todo mundo, também tenho fome.

Para satisfazer a curiosidade dos leitores, publico o que almocei hoje. Talvez continue fazendo isso. Se acharem minha gororoba diária assustadora, paro.

Para a quirera com porco, usei 500 gramas de barriga de porco em tiras (podia ser costelinha). Levei ao fogo com a parte da gordura para baixo para que derretesse a banha e deixei dourando até ficar com uma bela cor tostada. Juntei meia cebola picada e 2 dentes de alho. Refoguei.

Juntei 5 xícaras de água, um pouco de sal e 1 1/4 xícara de quirera (canjiquinha, xerém) de milho. Mantive o fogo alto até ferver, baixei e deixei cozinhando em fogo baixo (na verdade, usei minha panela térmica Shutlte Chef, que proporciona um cozimento lento sem risco de queimar). Conferi o sal e servi. Comi com salada, mas poderia ser uma couve rasgada, refogada com alho e água pingada até que ficasse bem macia.

Bem, para um prato mais bonito, o ideal seria fritar as costelinhas até dourarem e retirar da panela e voltar com elas para a panela no final do preparo, só para aquecer. Por outro lado, eu queria que a carne ficasse macia e bem cozida.

Ah, sim, a porção é bem generosa, sim. Não é sempre que eu como tanto, mas hoje eu estava realmente com muita fome.

Share This Post

4 Comments

  1. AMÉLIA OKAMOTA

    Sem querer sequer me comparar, mas me vi em vc, agora!!! Tbém faço quirera, mas com pé de frango, que adoro(meu marido cobaia não me deixa comprar quando está comigo!!)mas qdo faço em casa bem que ele come!!!Coloco caldo de galinha caipira e bastante cebolinha e salsinha. Vc já fez sopa de soja batida com costelinhas de porco?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *