Molho de Tomate

É fácil fazer um molho de tomate? Sim e não. O difícil é encontrar tomates gostosos, maduros. Neste final de semana achei tomates do tipo rasteiro, maduros e barato.

Coloquei os tomates em água quente por alguns segundos, coloquei em água fria e retirei a pele. Cortei ao meio, retirei aquela parte fibrosa perto do talo e tirei as sementes. Coei o suco do tomate e descartei as sementes.

Enquanto isso, coloquei em fogo bem baixo um pouco (mentira, um bom bocado) de azeite. Coloquei ainda no azeite frio dentes de alho cortados ao meio e um punhado de manjericão. Tomei cuidado para que não fritasse, de vez em quando retirava do fogo, voltava quando a tempertura abaixasse.

Tirei com uma escumadeira os alhos e manjericão. Só guardei o azeite perfumado, levemente esverdeado. Coloquei nele os tomates limpos e um pouco de sal. O sal ajuda a “suar” a água do tomate. Com um amassador de batatas (parecido com o amassador de feijão), esmaguei levemente os tomates. Juntei o suco de tomate reservado e continuei cozinhando em fogo baixo até que perdesse o gosto de cru. Queria um molho de tomates com um sabor fresco e não um sabor extra cozido.

Depois, só foi verificar o sal, temperar com um pouco de pimenta-do-reino, uma colher de manteiga e só. Cozinhei espaguete, puxei (ou seja, coloquei o molho e o espaguete em uma frigideira larga, misturando e incorporando o molho. O amido da massa ajuda a engrossa-la e vai envolver melhor os fios de espaguete.

Na hora de servir, azeite, parmesão e uma coca-cola. È, eu gosto de coca-cola, que me perdoem os puristas.

Só um último detalhe: não faço molhos de tomate em panela de alumínio. Geralmente uso panela de inox ou com revestimento. Pode ser neurose minha, mas acho que fica com gosto metálico.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Fácil, molhos, receita com as tags . ligação permanente.

2 Responses to Molho de Tomate

  1. Juliana Hayabusa diz:

    Marisa,
    Conheci seu blog pela revista Prazeres da Mesa em uma matéria sobre o alho negro. Fiquei muito feliz, pois adoro comida japonesa, e acho seu site super eficiente e bonito! Parabéns !!!

  2. rosaria diz:

    lindo seu blog , parabens

Os comentários estão fechados.