Pão de Tomate e Manjericão

Aqui em casa eu tenho um pé de tomatinhos. Eles cresceram expontaneamente. Não plantei e, para ser sincera, nem cuido. Dão sem pedir nada. O pé tem resistido muito bem, a despeito das condições. Esses tomatinhos não são doces, nem tão gostosos quanto os que se compra nos supermercados. Por outro lado, não me custam nada, não receberam defensivos e têm um sabor muito intenso.

Como não gosto de ver disperdício, colho e tento fazer algo com eles. Já fiz um tipo de geléia, ficou gostoso para comer com pão ou rechear um bolo. Desta vez fiz um pão.

200ml de suco de tomatinhos; levei um bom punhado deles ao fogo baixo, deixei que ficassem macios e estourassem e passei por uma peneira, separando o suco das sementes e pele.

50 ml de água morna

2 colheres de sopa de açúcar

1/2 colher de sopa de sal

20 gramas de fermento biológico fresco

50 gramas de manteiga amolecida

1 colher de café rasa de bicarbonato de sódio

Farinha o quanto baste

Folhas de manjericão rasgadas

Dissolvi o fermento na água morna. Juntei o açúcar e um pouco de farinha e deixei descansando um pouco, formando uma “esponja”.

Adicionei farinha e os demais ingredientes. Sovei até que formasse uma massa macia mas não muito pegajosa. Usei bicarbonato para cortar um pouco a acidez do tomate, que poderia afetar a textura do pão.

Deixei crescer coberto em uma tigela coberta por um filme plástico até dobrar de volume. Adicionei folhas de manjericão rasgadas e sovei um pouco para misturar, distribuir as folhas na massa toda.

Dividi em porções e coloquei em uma forma redonda, untada com manteiga, deixando um pouco de espaço entre cada bolinha.

Depois de crescer novamente, pincelei com gema batida e queijo parmesão ralado.

Forno quente nos primeiros 10 minutos. Depois abaixei um pouco e deixei assando até dourar.

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em lanches, massas, receita com as tags , . ligação permanente.

4 Responses to Pão de Tomate e Manjericão

  1. marizete diz:

    boa tarde!!! acho que essa sua receita deve ser uma delicia. estou a procura de uma receita nova de pao para meu filho que vende cachorro quente. quero eu mesma fazer um pao diferenciado. por isso agradeço muito a sua receita e te faço uma perguntinha… quando eu cortar o pao verei as folhinhas de mangericao??? essa parte nao entendi pois na bela imagem dos paezinhos nao vejo nenhum verdinho do mangericao. se puder me ajudar esclarecendo essa duvida. muito obrigado e boa sorte.

    • Marisa Ono diz:

      O manjericão vai picado, ficam uns pontinhos. Mas será que vale a pena fazer o pão? O custo provavelmente vai ser maior do que comprar.

  2. Boa tarde, Marisa! Parabéns pelo blog; é realmente delicioso. Sobre os tomatinhos, aqui em SC os descendentes de alemães (assim como eu) usam-nos para dar gosto e volume em picadinhos de carne e outros caldos. Ah, geleia também vale!

    Um abraço!

    Ivan G. Steinbach

    • Marisa Ono diz:

      Geléia ficou boa também, Ivan. A safrinha por aqui parou, a geada castigou. Mas sei que logo vão aparecer outros pés, em lugares meio misteriosos. Nunca plantei, surgem e produzem.

Os comentários estão fechados.