Sweet Potato (Suito Potato)

Com esse nome, esse doce só poderia ser feito com batata-doce. Trata-se de um purê de batata-doce que é levado ao forno para dourar. Pode ser comido quente, morno ou frio. Com ou sem calda, mel ou xarope de bordo. Muitas vezes é assado dentro das cascas da própria batata-doce. No entanto, como eu usei duas batatas grandes, achei melhor fazer porções menores, em forminhas de alumínio. Via desse doce em padarias e lojas de conveniência. Não me lembro de ter visto em restaurantes. Talvez porque não seja visto como sobremesa e sim como um acompanhamento para o chá.

500 gramas de batata-doce assada e passada pela peneira (encontrei uma batata muito amarela e que assada, ficou bem seca)

50 gramas de manteiga derretida

200 gramas de creme de leite

1 gema

100 a 110 gramas de açúcar refinado

Baunilha à gosto

Gema para pincelar e um pouco de gergelim preto

Misture tudo em uma tigela, até ficar bem homogêneo. Fiz montinhos em formato piramidal nas forminhas, mas se preferir, use um saco de confeiteiro e um bico de pitanga. Ou recheia as cascas das batatas-doces.

Pincele com gema, polvilhe gergelim preto e leve ao forno bem quente, até dourar.

PS: Não asse as batatas no microondas. O sabor fica pior, a doçura se vai. É bem melhor assar no forno, embrulhadas em papel alumínio. Não bata as batatas no processador de alimentos. Elas ficam pegajosas, borrachudas. É melhor usar um passaverdura ou peneira. Dá mais trabalho, mas a textura é bem melhor.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Doces, receita com as tags , , . ligação permanente.

10 Responses to Sweet Potato (Suito Potato)

  1. Gilda diz:

    Mas que idéia genial! Inclusive deve dar para fazer com adoçante em vez do açúcar, para o marido que não pode comer. Vivo procurando “doces” diet que fiquem bonitos e diferentes. Só não atino com o modo de assar na própria casca. Como é que faço para tirar sem estragar? Deve ficar muito bonito!

    • Marisa Ono diz:

      Gilda, para rechear as cascas, você vai ter que assar as batatas inteiras, depois cortar ao meio no sentido do comprimento e cavar com uma colher. Fica muito bonito. E sim, deve de dar para fazer com adoçante culinário. Também pode substituir o creme por leite. Claro que não fica o mesmo sabor, o creme dá aquela textura aveludada. Mas é uma redução significante de calorias.

  2. Gilda diz:

    Muito obrigada pelas explicações, Marisa. Até pensei em escavar, mas imaginei que assar, depois assar de novo, faria as cascas ficarem muito moles e sem resistência, mas na segunda vez é só para dourar, deve ser pouco tempo, não é? Acho que vai ser um sucesso e depois te conto. Valeu.

    • Marisa Ono diz:

      É, Gilda, vai ao forno para dar uma dourada e ficar com uma casquinha brilhante. Se o seu forno estiver bem regulado, colocando na parte de cima dele, vai dourar mais em cima que embaixo.

  3. Miguel Vieira diz:

    Dei uma adaptada e cheguei num resultado interessante. Usei batatas de duas cores (roxa e amarela; ficou bonito, mas não um marmorizado perfeito como eu imaginei); substituí metade do creme de leite por leite de coco.

    Não sei se por essa mudança, ou se pela umidade das minhas batatas, a massa ficou muito mole. Juntei umas duas boas colheres de farinha — ainda assim ficou mole, mas decidi não por mais farinha. Assei em forminhas de silicone, achando que ia dar errado… mas depois de bastante tempo no forno (quase 1h), achei que ficou numa textura legal.

    Acho que dá pra reduzir a manteiga (pela metade, talvez): os bolinhos ficaram gordurosos no toque. De resto, achei delicioso, obrigado pela receita.

    • Marisa Ono diz:

      A batata-doce que usei era bem seca. Infelizmente não encontro com facilidade. No Ceagesp tem aparecido uma batata-doce rosada que chamam de japonesa, que é boa. Outra, de casca mais vermelha só encontrei com um pequeno produtor. Eu não colocaria farinha, diminuiria o líquido.

  4. Gilda diz:

    Marisa, acabei de fazer os doces agora à noite e ficaram muito parecidos com os seus, embora tenha usado adoçante. O sabor ficou perfeito, um pouquinho crocante por cima e deu para comer inclusive com as cascas. Valeu!

  5. Cristina diz:

    Marisa

    Conheci esse doce há muitos anos, no Paraná, mas não sabia como fazer. Já havia tentado alguns bolos de batata doce, que tive que jogar fora.

    Esse era a receita que eu procurava. Fiz na casca da batata doce. Você não imagina minha felicidade quando provei e confirmei que era muito parecido ao doce que eu conhecia.

    • Marisa Ono diz:

      Olá, Cristina. Se encontrar batatas-doces bem secas, ficam melhor. E se tiver uma boa baunilha (importada, infelizmente, porque desisti das nacionais), vai ver que maravilha que fica!

  6. Rebecca diz:

    Boa noite!
    Adorei a receita. Vou providenciar as batatas pra fazer este doce.
    Assim mato um pouco das saudades do Japão… Amo culinária japonesa, e gosto muito de cozinhar.
    Obrigada por dispor a receita na internet!!
    Parabéns!
    Abraços

Os comentários estão fechados.