Bolinho Dourado Diet

Andei experimentando umas receitas de bolos diet e confesso que não fiquei muito satisfeita. Um ficou pesado, borrachudo. Outro, quase virou um bom-bocado, cremoso. Esse que fiz ficou mais para um pão-de-ló.

3 ovos inteiros

8 gramas de adoçante culinário

2 colheres de sopa de óleo (usei canola)

90 gramas de farinha de trigo peneirada

1 colher de chá rasa de fermento em pó

Escolha uma tigela, de preferência de metal, que encaixe em uma panela. Coloque água suficiente para tocar no fundo dessa tigela com água e leve ao fogo.

Bata os ovos até espumarem. Adicione o adoçante enquanto bate.

Quando a água estiver bem quente, com o fundo da panela cheia de bolhinhas, coloque a tigela de ovos dentro. Bata sem parar, com vontade (eu uso batedeira elétrica, daquelas pequenas, de mão) até os ovos crescerem bem, ficarem claros e firmes. Retire da água, junte a farinha peneirada e o fermento em pó. Se quiser, aromatize com baunilha, raspas de limão, laranja, etc.

Coloque às colheradas em 12 forminhas forradas com forminhas de papel e leve ao forno em temperatura alta. Bolos sem açúcar tendem a ficar secos, então é preciso assa-los rápido. Não vão ficar dourados, então é preciso prestar atenção e tirar do forno quando ficam cozidos.

Assim, já serviriam para um lanche. Mas achei que ficaram um pouco secos e queria dar mais sabor. Lembrei de um bolinho passado em calda de maracujá, mas não tinha em casa. Então optei por gelatina diet. No caso, sabor abacaxi.

Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem. Passe  cada bolinho pela gelatina, molhando cada lado, inclusive as laterais. Passe no coco ralado seco (olhe na embalagem para ter certeza que não é adoçado). Se comidos imediatamente, serão molhadinhos. Se deixar, o coco vai grudar bem no bolinho e também fica bom. A gelatina vai dar um sabor extra e não vai endurecer o bolinho, não. Claro que pode ser usado outro sabor, fica a critério.

Mais uma coisa sobre produtos diet: tome cuidado com o fermento. Dê preferência aos que contenham pirofosfato de sódio. São mais eficientes que os que só usam bicarbonato de sódio.

Algumas receitas do blog podem ser adaptadas para diabéticos. No caso do Choux, por exemplo, substitua o creme do recheio por um feito com pudim diet (baunilha ou caramelo), substituindo até metade do leite por creme de leite.  No Choux-prise também.  O Sweet Potato é outro doce que pode ser adaptado. Claro que, no caso dos diabéticos, é melhor conversar primeiro com o médico e o nutricionista para ver o que e quanto pode ser consumido.

E eu vou dar um tempo no assunto diet por uns dias. Mas volto às receitas sem açúcar daqui um tempo.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Diet, Doces, receita com as tags . ligação permanente.

5 Responses to Bolinho Dourado Diet

  1. Luciana Luz diz:

    Marisa, adorei sua nova mania de diet. Muito me interessou o bolinho e o choux que eu AMO.
    Os diabéticos agradecem a lembrança. :o)

    • Marisa Ono diz:

      Oi, Luciana. Fiquei fascinada com a idéia de ter que trabalhar sem um ingrediente. Os adoçantes têm um comportamento diferente do açúcar em vários preparados. Doces gelados (cremes, gelatinas, etc) são até que fáceis de adaptar. Mas a porca torce o rabo na hora de assar. Estrutura, densidade, umidade e até conservação são pontos que preciso analisar. E também não posso carregar nos carboidratos em geral, não posso socar um monte de uva passa, por exemplo. Tem sido um exercício mental juntar tudo que sei para, literalmente, criar algo novo. Mas vou dar um tempo nos próximos dias porque não dá para só falar em doces, certo? 😉

  2. Luciana Leão diz:

    Marisa, dá para fazer esta receita colocando a massa em uma forma tipo 20cm de diâmetro? Gostaria muito de fazer uma placa de pão de ló para colocá-la em receitas de pavê de morangos ou servi-la com uma geléia diet. Meu esposo é diabético e até agora ainda não encontrei uma receita de pão de ló que seja tão boa quanto esta receita do bolinho dourado. Muitíssimo obrigada! Bjo

    • Marisa Ono diz:

      Luciana, optei por assar em forminhas pequenas exatamente porque pão-de-ló sem açúcar tende a ficar muito seco. Passando em uma calda ou gelatina fica um bocado melhor. Talvez funcione em uma forma maior, mas não experimentei.

  3. Luciana Leão diz:

    Marisa,obrigada pela explicação! Vou tentar fazer na forma 20cm e, depois que desenformar, vou pincelar por cima com uma caldinha feita com suco de laranja e adoçante culinário. Se ficar bom eu prometo que lhe aviso! Fiquei muito feliz por você me responder! Um beijo doce!

Os comentários estão fechados.