Muffins

Anteontem, entre um compromisso e outro, fiquei com algum tempo livre. Resolvi parar em uma loja de uma rede fast-food para tomar um café. Saí de lá arrependida até a raiz dos cabelos. Apesar das 4 funcionárias atendendo, meu café e muffin demorou cerca de 20 minutos. Pior, uma funcionária veio perguntar o que é que eu tinha pedido, porque ela jogou fora o papelzinho. Dá para piorar? Dá. Os funcionários – tanto os que estavam nos balcões quanto os que estavam entrando para o turno – falavam mais alto que a clientela. O pesadelo acabou? Não. O muffin estava doce, doce, doce de enjoar.

Bem, com isso acabei fazendo uns ontem, aqui em casa, rapidinho.

215 gramas de farinha

3 colheres de chá rasas de fermento químico em pó

2 ovos pequenos

90 gramas de manteiga ou margarina amolecida (use sempre margarina com 80% de lipídeos)

65 gramas de açúcar

180 ml de leite

Um pouco de sal

Groselhas, blueberries, amoras ou morangos picados

Peneire a farinha com o fermento. Eu usei 50 gramas de farinha integral e o restante de farinha comum. Acho que poderia até ter usado uma proporção maior.

Bata os ovos com a manteiga e o açúcar, até misturar. Adicione a farinha, misture e vá juntando o leite. É tudo muito rápido. A massa vai ficar cremosa. Junte o sal e misture.

Se quiser, aromatize com baunilha, canela, raspas de limão ou laranja, etc.

Dividi a massa em 12 forminhas forradas com forminhas de papel plissado. Em metade, coloquei algumas groselhas congeladas em cima. Bati ligeiramente as formas contra o tampo da mesa para que a massa assentasse. Forno pré-aquecido, a 180-190°C até dourarem.

A receita tirei de um livro sobre culinária amish da Pennsylvania. Até agora não fiquei desapontada com a receitas que fiz de lá.  Os muffins não são muito doces. Para quem gosta de açúcar, pode comer com geléia. Eu dispenso. Não vai dar conta de come-los todos logo? Não se preocupe. Embrulhe cada um em um filme plástico e congele. Para comer, retire do freezer e espere descongelar. Se quiser comê-los mornos, reaqueça no microondas.

Essa receita permite um grande número de variações. Misture gotas de chocolate, salpique nozes, cubra com maçã cortada em tirinhas finas, aromatize à gosto.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, Fácil, lanches, rápido, receita com as tags . ligação permanente.

6 Responses to Muffins

  1. Gilda diz:

    Eu também prefiro fazer muffins em casa para saírem menos doces, Marisa. E, lendo o que você escreveu sobre bolos diet, quase mandei um comentário: já desisti deles há tempos, mas os muffins ficam perfeitos. Com a vantagem de ser mais fácil dividir a receita ao meio e fazer só seis. Dá até para usar frutas frescas picadas no meio da massa, não é? Os seus ficaram lindos!

    • Marisa Ono diz:

      Gilda, estava mesmo pensando em fazer muffins diet. Mas antes, vou pesquisar sobre outras farinhas, ver se dá para diminuir a quantidade de carboidratos, porque no caso dos diabéticos, preciso pensar no índice glicêmico.
      E muffin muito doce, eu chamo de mófim. Ninguém merece tanto açúcar…

  2. Diulza Angelica dos Santos diz:

    OI Marisa, onde vc consegui groselhas, nunca vi aquino Brasil. aqui tem Muffins toda semano para os netos que adoram, vou fazer a receita e substituir por, morangos.bjs.

    • Marisa Ono diz:

      Diulza, comprei groselhas congeladas no Pão de Açúcar. Também vi no Empório Santa Maria. Os produtores são de São Roque, mas não conheço o lugar. Mas dá para substituir por outras frutas, é que achei groselhas bonitinhas… São ácidas, não coloquei muitas.

  3. elisa diz:

    oi Marisa, gostaria de saber se posso substituir por framboesa ou amora o que fica melhor.

Os comentários estão fechados.