Sakaman

Outra receita que a Mari Hirata apresentou lá na Escola Wilma Kovesi: Sakaman. Também feito com o fermento feito a partir de koji.

500 gramas de farinha de trigo

2 colheres de sopa de açúcar

Fermento feito de koji

Misture o caldo do fermento, coado, com o açúcar e adicione à farinha, até formar uma massa de pão. Se necessário, vá adicionando mais fermento. Deixe fermentar até crescer.

Divida em porções e recheie com pasta de doce de feijão (anko). Forme bolinhos e coloque para crescer sobre pedaços de papel siliconado (Dove Assa + Leve) ou papel vegetal. Papel manteiga não funciona, gruda.

Depois de crescidos, leve para cozinhar no vapor, por 8 a 10 minutos.

Infelizmente, os meus cresceram demais. Tive que ir ao dentista, pensei que iria voltar logo mas acabei ficando com a boca aberta por mais de uma hora lá no consultório. Ou seja, quando voltei, os sakaman tinham passado do ponto e desabado. Por pura frescura, coloquei um pouco de flor de cerejeira salgada em cima.

Também experimentei colocar um pouco de yomogi (losna) na massa. Ficou com um aroma bom e uma cor esverdeada bonita.

Lá na aula, a Mari explicou que até hoje, o sakaman é feito dessa maneira na Toraya, tradicional confeitaria japonesa. Como o fermento é natural, a textura dele é mais firme, não fica um bolinho fofo.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades, Doces, receita com as tags , , , . ligação permanente.

2 Responses to Sakaman

  1. ceiça diz:

    Oi Marisa, adoro quando você fala desse tipo de culinária que remete à cultura japonesa. É simplesmente maravilhoso.
    Continuo sua leitora assídua, obrigada por esses anos de ensinamentos e deleite. Beijos.

    • Marisa Ono diz:

      Ontem falei sobre o natto. Ainda há muito a dizer sobre os fermentados, mas vou dar um tempo. Provavelmente voltarei sobre o assunto na semana que vem.

Os comentários estão fechados.