Natto

Mais um fermentado comum no Japão, que foi comentado na aula da Mari Hirata na Escola Wilma Kovesi. Trata-se de soja cozida e contaminada pelo bacilus subtillus. Contam por aí que antigamente alimentavam cavalos com soja cozida – eles não conseguem digerir soja crua. Provavelmente alguém observou que os cavalos comiam até mesmo a soja que estava fermentada. Talvez por curiosidade, talvez por fome, alguém comeu esse fermentado e percebeu que, apesar do cheiro e da aparência estranha, era de fácil digestão. Não vou entrar em detalhes sobre os aminoácidos e nutrientes do natto. Não acredito que seja um alimento miraculoso e creio que preciso de outras coisas além de soja fermentada para viver. Mas, como nota pessoal, deixo aqui que minha mãe tem comido natto com certa regularidade nas últimas semanas e não tem se queixado de constipação intestinal. Já meu pai, que sofria de uma cardiopatia, foi proibido de consumi-lo. Não me lembro bem do motivo, mas tinha algo a ver com a vitamina K presente no natto.

Dá para fazer em casa, sem a necessidade de muita parafernália. Pode ser feito a partir de um potinho de natto comprado em mercearias orientais.

Também pode ser feito a partir de um concentrado industrializado. Uma embalagem dessas dá conta de fazer 30 kg de natto. Este eu ganhei da Mari Hirata. Pode ser comprado através da Gem Cultures.

O primeiro passo é deixar a soja de molho por uma noite e cozinhar. Aqui em casa foi cozido dentro de um saco de pano e um peso (uma peça de inox) em cima, na panela de pressão. Isso porque a soja tende a boiar enquanto cozinha e pode entupir a válvula. Levou cerca de 40 minutos.

No caso de usar o natto já pronto: misture à soja cozida e fria, na proporção de uns 10%. Distribua em potinhos. Não coloque muito em cada um, faça uma camada equivalente a uns 3 grãos, um pouco mais, talvez. Já no caso do starter industrializado, uma micro colher diluída em um pouco de água para cada 500 gramas de soja crua. Outro detalhe: se puder, use soja da mais miúda. Segundo a Mari, ela encontrou no bairro do Bom Retiro, em lojas de produtos coreanos. Eu vi em lojas de produtos naturais.

O bacilus subtillus desenvolve-se bem a 36-38°C e morre a 40°C. Ou seja, é meio exigente. Nós usamos um isopor grande. Colocamos umas garrafas cheias de água quente no fundo (o calor sobe). Sobre essas garrafas, palha de milho (retiradas do sabugo e secas) para que os potinhos de natto não tivessem contato direto com as garrafas, quentes demais. Sobre essa cama de palha, um pano limpo. Distribua os potinhos em uma única camada.

Sobre tudo, uma toalha ou cobertor e a tampa da caixa de isopor. Depois de 14 horas, é preciso ficar de olho. Fizemos no final da tarde, para podermos dormir tranquilas e conferimos pela manhã.

Estará pronto quando ficar coberto de um visgo esbranquiçado e desenvolver um aroma característico. Esse aí de cima foi feito com natto comprado pronto.

Este foi feito com o starter. Ficou mais uniforme. O importante nisso é não deixar passar do ponto: ele desenvolve um cheiro forte de amônia. Nesse caso, coloque na composteira ou enterre em um canteiro, na horta. As beringelas vão agradecer o nitrogênio extra.

As tampas ficam com gotinhas de água condensada. Eu recomendo enxuga-las, para que a água não caia sobre o natto que já está pronto.

Antes de consumir, leve à geladeira e espere esfriar bem. Se não for consumir logo (em poucos dias), congele, sem problemas. Não deixe os potinhos na geladeira destampados. Em poucos dias seu queijo e tudo mais na geladeira poderá ficar com cheiro de natto, que é muito resistente. Também não usamos os panos, toalhas, etc utilizados dentro da caixa de isopor para fazer koji ou qualquer outra coisa além de natto. Apesar de lavado, já ouvi falar de casos em que houve uma contaminação indesejada e a pessoa acabou com natto de arroz. Lave todos os utensílios com detergente, passe por uma solução de água e água sanitária.

E como se come? Bem, é popular no desjejum, com arroz. Muitos misturam bem o natto com shoyu, cebolinha e talvez um pouco de mostarda forte (karashi). Outros juntam uma gema de ovo, rodelinhas de quiabo cozido, cará ralado e já ouvi gente dizer que tempera como salada (com shoyu e vinagre). Dizem que é melhor consumi-lo sem cozinhar, mas há quem recheie rolinhos primavera e coloque na sopa. Ah, ia esquecendo, também existe sushi de natto.

E, por fim, natto não é só para comer. Também dá para fazer um produto de limpeza com ele. Leia mais sobre a Maienza aqui:

http://marisaono.com/delicia/?p=2813

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, receita com as tags , . ligação permanente.

94 Responses to Natto

  1. Inessa diz:

    Ola Marisa,
    Posso substituir a palha do milho por uma toalha?
    Eu não amo natto, mas como se me servirem, sem problemas. Vou fazer pro meu marido que ama em qualquer lugar, na salada, no temaki natto com cebolinha principalmente!
    abraços

    • Marisa Ono diz:

      Creio que sim, Inessa. Mas observe que a temperatura não pode chegar a 40 graus, porque aí a bactéria do natto morre. Tem que ficar quente (36 graus) mas não demais.

  2. Mitsuru diz:

    Aquí onde moro não vendem os potinhos de natto, então, sempre que viajo, trago e deixo congelado. Gostaria de saber se posso utilizar o produto uma vez descongelado, como starter, para a fabricação do natto caseiro.

    • Marisa Ono diz:

      Pode, Mitsuro. A bactéria do natto é muito resistente ao frio, não resiste é ao calor. Usando cerca de 10% de natto pronto (já descongelado) já é suficiente.

  3. Mauro Emmerson Pereira de Lacerda diz:

    Boa noite Marisa. Eu sou, digamos, um natto lover, apesar de não ser descendente de japonês. Conheci o produto através de pesquisas sobre culinária japonesa e desde então tenho feito em casa. Eu resido no interior do estado do Ceará, e por isso só disponho de palhas de arroz para fazer o natto. Vez ou outra quando vou ao Recife, trago alguns potinhos congelados. Minha dúvida é o seguinte: O natto depois de pronto, mesmo não ficando extremamente viscoso, ainda assim é bom para a saúde!?

    • Marisa Ono diz:

      Bem, Mauro, não sou nutricionista para dizer se faz muita diferença, mas sempre ouço dizer que o valor do natto é a baba, por ela reter água e estimular o movimento intestinal. No mais, no processo de fermentação, a soja se torna de fácil digestão e alguns nutrientes podem ser mais facilmente absorvidos.

  4. Mauro Emmerson Pereira de Lacerda diz:

    Eu creio que a potência das bactérias da palha não seja igual às bactérias do “natto starter” produzido em laboratório. Ainda assim, fica bom.

  5. Mauro Emmerson Pereira de Lacerda diz:

    Outra coisa, Sra. Marisa Ono, não achei em vosso site “como fazer saquê caseiro. É possível desenvolver o fermento Kojikin em casa? Obrigado.

  6. Mauro Emmerson diz:

    Boa tarde, Marisa. Fiz nattô de feijão preto ao invés de soja, utilizando palhas de arroz esterelizadas. Ficou beeeem melhor do que com a soja, além do paladar ser mais adaptado aos brasileiros. Outra coisa: a viscosidade ficou inigualável (comparada aos melhores nattô industriais) com fios que esticam enormemente. Quanto ao aroma é um tanto mais forte que a soja, pois o feijão libera muitos gases na fermentação. Segui receita da internet e recomendações do Sr. Minami Satoh no site http://www.meguminatto.com. Recomendo a todos experimentarem o feijão preto ou marrom (carioca) ao invés de soja e tirarem suas próprias conclusões. Lembrando que o nível de carboidrato da soja japonesa é maior que a produzida no Brasil. Logo, o natto feito com soja nacional vai ficar efetivamente menos viscoso que os tradicionais.

    • Marisa Ono diz:

      Curioso, Mauro. Vivi 16 anos no Japão e nunca vi natto feito com feijões, só com soja (eventualmente, com soja preta). Além disso, para mim, parece ser contra-senso usar um feijão que é de mais fácil digestão e fermentar. O natto surgiu exatamente porque soja cozida é de difícil digestão e seus nutrientes não são bem absorvidos pelo organismo.
      Quanto à maneira de escrever natto e ela não indicar que seja feito exclusivamente de soja, lamento dizer que não é exatamente um dado confiável. Tofu, por exemplo, teria a tradução literal de “feijão coagulado” ou “feijão estragado”. No entanto, não dá para fazer tofu com soja preta ou outros feijões, devido ao percentual de proteína. Por outro lado, existe o goma-dofu que, apesar do nome (胡麻豆腐), não vai um grão de feijão.
      O leite de soja, tonnyu (豆乳) também não leva a palavra “dai” de “daizu”. Novamente, não se faz leite de outros feijões por conta da quantidade de proteína presente.
      O idioma japonês está cheio de casos parecidos, como o warabi mochi, que não é feito com amido de samambaia e sim de batata-doce ou o katakuri-ko (ao pé da letra, farinha da katakuri), que é fécula de batata. A planta katakuri existe, mas ninguém extrai amido dela e a planta é protegida no Japão.

  7. Mauro Emmerson diz:

    Somente como lembrete: Natto 納豆 significa feijão fermentado… pode ser soja, feijão preto, carioca, lentilha, ou seja, qualquer leguminosa.

    Se fosse soja fermentada seria 納大豆。

  8. Mauro Emmerson diz:

    Ok, Marisa. Acho que me exaltei com a alegria da descoberta. Realmente acato a vossa informação sobre o idioma japonês e admito que também nunca vi nada sobre nattô de outros feijões. Na verdade eu só quis expor, com base nas informações do site http://www.meguminatto.com que realmente é possível fermentar outras leguminosas. E a enzima produzida pelo bacilo subtilis também está presente no feijão. Mas é claro que a soja é mais nutritiva que o feijão. De qualquer jeito, vou apostar no nattô de feijão, uma vez que a soja nunca deu um resultado tão consistente. Outro detalhe é quanto ao nosso paladar – o feijão tem um sabor mais adaptado aos brasileiros que a soja cozida. Meus sinceros cumprimentos!

    PS.: Porque a soja espuma tanto quando está cozinhando?

    • Marisa Ono diz:

      Creio que li algo a respeito da espuma da soja, parece que tem a ver com uma enzima (indigesta, se não me falha a memória). Li algo a respeito, talvez no próprio site da Embrapa.

  9. Sandra Tanabe diz:

    Olá Marisa…gostaria de saber se o concentrado industrializado de natto tem prazo de validade e se posso comprá-lo em alguma loja aqui no Brasil , desde já agradeço.

    • Marisa Ono diz:

      Sandra, o concentrado ou starter para natto tem prazo de validade, sim, de cerca de 3 anos. Os que tenho ganhei, um veio dos Estados Unidos e outro, do Japão. No Brasil não encontrei. Mas há a opção de fazer natto a partir de um pote de natto pronto. Basta misturar um pouco dele na soja cozida e fria que será suficiente para contaminar.

  10. Paulo José Emmer diz:

    Boa noite Marisa. Fiz natto aqui em casa usando palhas secas de arroz esterilizadas. Ficou legal, com viscosidade boa. Gostaria de tirar três dúvidas:

    1. A palha que já foi usada pode ser usada novamente para fazer mais natto? (logo que ela fica bem viscosa e impregnada de bacilo natto).

    2. O natto pronto pode ser usado como starter quantas vezes? Por exemplo, se eu compro um potinho de natto ou uso o já feito e faço mais natto, posso ir guardando um pouco e ir fazendo sempre mais e mais indefinidamente?

    3. Eu posso deixar soja cozida congelada para usar posteriormente (depois de descongelar e aquecer) para fazer mais natto?

    Desde já, muito obrigado!

    • Marisa Ono diz:

      Olá, Paulo. A palha pode ser usada várias vezes, mas apenas para o natto. Não use para outro fermento ou cultura, como o koji para fazer misso, por exemplo.
      Eu acho melhor usar natto fresco em cada vez. Na teoria, daria para ir multiplicando várias vezes, mas prefiro não arriscar. É difícil, mas não creio que seja impossível o desenvolvimento de uma cepa com características diferentes (cheiro forte, por exemplo).
      E, por fim, nunca fizemos com soja cozida e congelada. Como o congelamento pode afetar na textura da soja (a água se expande, provocando o rompimento das células, etc), a gente prefere fazer com soja cozida no dia, mesmo.

  11. Paulo José Emmer diz:

    Ok Marisa, entendi suas explicações, obrigado.
    O meu procedimento para fazer o natto é usando recipientes tupperware (esterilizados). Então uso a palha também fervida e cortada no tamanho certo no fundo do recipiente, soja no meio e mais palha em cima… envolto em papel alumínio com furinhos. Deixo dentro do isopor com uma garrafinha de água quente que mantém temperatura e umidade. Vou trocando a água umas 3 vezes até completar umas 20 horas de fermentação.

    Detalhe: quanta palha será necessária para o processo de fermentação? Eu uso bastante, pois tenho medo de não dar certo. Contudo já vi num site uma mulher por só algumas palhinhas ao fundo do recipiente e outras por cima. Afinal, preciso ou não abusar na palha? (até porque as que ficam por cima não entram em contato com a soja…)

    Obrigado pela atenção Marisa! Eu sou fã de suas receitas!

    • Marisa Ono diz:

      A palha serve para manter uma regularidade na temperatura e não acumular muita umidade, Paulo. Em cima, se houver condensação, vai cair em cima da palha.

  12. Paulo José Emmer diz:

    Olá Marisa. Eu gostaria de saber se existe no mercado japonês uma diferenciação entre a viscosidade do nattô, logo que às vezes faço uns que saem mais viscosos, outros menos, mas nunca exatamente igual àqueles comprados prontos, porém com o sabor e aroma iguais. Eu gostaria de saber se há alguma dica sobre como intensificar a fermentação e a viscosidade. Como a Sra. tem conhecimento mais amplo no assunto, acredito que tenha alguma informação que possa me ajudar. Desde já, muito obrigado.

    DETALHE: Moro em cidade pequena e uso palhas de arroz (método tradicional) na confecção do nattô.

    • Marisa Ono diz:

      Paulo, eu também tenho esse problema. Uma das opções é deixar uns dias na geladeira antes de consumir. A viscosidade tende a aumentar. O congelamento tende a diminuir um pouco a viscosidade.

  13. Paulo José Emmer diz:

    Pois é, Marisa. Apesar disso, o nattô fica, digamos, com viscosidade média e o sabor é bom. Nunca tive problemas com o consumo. Sigo sempre a mesma proporção de soja, pois a falta de oxigenação interfere na fermentação. Aqui em casa, 20 horas de fermentação é mais do que suficiente, em temperatura constante. Mais que isso pode ficar com cheiro forte de amoníaco.

  14. Massa diz:

    Ola.

    Nos sites japoneses, sempre dizem para misturar o natto ou o natto-kin com a soja quente. Diminui a possibilidade de contaminacao por fungo.
    Experimente tambem usar papel aluminio ao inves da tampas do pote e faca furos para respiro, quando puser no isopor.

    E, a palha de arroz faz diferenca no sabor final.

    Ah, experimente cozinhar o natto no vapor – coloque uma peneira na panela de pressao.

    • Marisa Ono diz:

      Eu acho estranho, Massa. A bactéria do natto desenvolve-se bem em torno de 40 graus. Se muito quente, creio eu, irá mata-lo. Cozinhar natto? Nunca experimentei.

  15. Massa diz:

    Faz algum tempo que eu estou ensaiando para fazer em casa, mas pesquisei um bocado.
    Meu primeiro problema eh minha esposa nao aguentar o cheiro do natto (jah as criancas adoram). O segundo eh que nao tenho isopor no tamanho correto – estou pensando em fazer algo mais facil de monitorar que as garrafas de agua quente…
    Quando tiver um resultado, postarei aqui.
    []s,

  16. Massa diz:

    Pois eh, nao tenho iogurteira.
    Estou planejando fazer uma estufa com caixa de isopor – jah arranjei. Para aquecer,pecas de uma impressora laser velha. O controle vou projetar. Vai ficar para Junho.

    Por enquanto, veja um artigo (pesquisa para criancas, devo dizer)
    http://www.city.sendai.jp/shoku/__icsFiles/afieldfile/2011/01/06/tekist_oyako.pdf

    O bacilo do natto suporta mais que 100 graus. O uso da soja ainda quente tambem causa o choque termico que desencadeia a multiplicacao.

  17. Paulo José Emmer diz:

    Boa noite! Depois de muitos erros e acertos, encontrei algumas respostas, por experiência, que ajudam na fermentação da soja para produzir natto.

    Como disse o Massa, o choque térmico funciona como motor de arranque para a fermentação dar início. O mais importante, é lembrar que a própria soja quente aquecerá o isopor por dentro. Isso somado a muita água quente numa garrafa, por exemplo, ficará muito quente e consequentemente matará os bacilos. Contudo, eu cozinho a soja por volta das 7 horas da noite, e ponho a fermentar dentro do isopor. Antes de dormir, mais ou menos umas 10 -11:30 da noite, troco a água por água quente novamente. Então pela manhã (6 horas), dou só uma leve aquecida na água e mantenho o isopor tampado até completar as 22-24 horas. É suficiente.

    IMPORTANTE NÃO FICAR MEXENDO NA SOJA. Isso atrapalha a fermentação. Deve ser em descanso.

  18. Júlio Caleiro Pimenta diz:

    Teria como enviar o natto por correio ou outros métodos. Eu não sei fazer ele. Existem pesquisas e estudos atualizados que de que o natoo por ser rico em Vitamina K2-MK7 totalmente diferente da vitamina K1, segundo os estudos é ótimo para quem tem Diabetes 1 e 2, doenças obstrutiva de artérias do coração, calcificação de válvulas coranarianas, pedra nos rins, osteoporose, hemorróida inflamada e várias outras doenças. Faz uma parceria exelente com a Vitmina D e A. Gostaria de obter o natoo de alguma forma. Muito obrigado no aguardo a alguma resposta.

    • Marisa Ono diz:

      Julio, natto pode ser encontrado em mercearias orientais e às vezes, em feiras-livres. Existem também lojas de produtos japoneses online, que podem atendê-lo.

  19. Nando diz:

    Olá..trabalho numa loja oriental e sempre vence potinhos vermelhos de natoo da marca Takaki.Algumas vezes levo para casa algumas coisas que vencem no dia,como anko moti,etc…gostaria de saber se é seguro,como se prepara e quanto tempo pode se congelar…

    • Marisa Ono diz:

      Sinto, Nando, mas creio que não posso ajuda-lo. Costumo congelar natto que fazemos aqui em casa, mas é algo por nossa conta e risco. Mochi tende a encher de mofo em pouco tempo. Embora haja quem consuma mochi mofado – raspando o mofo – também não é algo que posso assegurar 100% de certeza se é seguro, já que não sou especialista em tecnologia de alimentos.

  20. Paulo José Emmer diz:

    Boa noite, Marisa. Ouvi dizer que a “baba” do nattô é potente bactericida e que posso diluir em água e usar como desinfectante, é verdade?

    • Marisa Ono diz:

      Paulo José, sei que existem produtos de limpeza e higiene à base de natto no Japão e que algumas pessoas lavam o rosto com a “baba”, mas não pesquisei sobre o uso dela. Só sei que a bactéria do natto é bem resistente, pode contaminar tudo que tem na geladeira, por exemplo, mas não é perigosa.

  21. Giovanna diz:

    Bom dia!
    Gostaria de saber quanto de vitamina K2 tem no natoo.
    Aguardo.

  22. Palucha diz:

    Marisa

    Descobri esta página numa pesquisa sobre natto e estou encantada com as informações que dá e a sua disponibilidade para troca de dúvidas.
    Os meus parabéns.
    Eu moro em Portugal e ando a fazer o natto a partir do natto industrial em caixinha.
    Não faço na yogurteira mas na queijeira, algo muito parecido pois que é uma estufa com um balde furadinho.
    Eu não deixo o balde tocar no fundo para que a resistência não fique tão próxima do feijão, mas achava que a condensação era boa para que o feijão não ressecasse.
    Estou no momento com um a fermentar há 13h, está com fio, um aroma razoável, talvez o retire agora. Tenho ainda algumas dúvidas sobre o preciso ponto do natto.
    Adorei a ideia do produto de limpeza vou experimentar.
    Obrigada
    Palucha

    • Marisa Ono diz:

      Palucha, a gente retira do calor quando o cheiro está bom e há a formação de fio e deixa um dia na geladeira, para firmar um pouco a baba. Se estiver com cheiro forte de amônia, descarte.

  23. Palucha diz:

    Falando um pouco mais de mim, eu estudei macrobiótica em Sampa com o professor Kikushi e a partir dele e da sua esposa, descobri um mundo maravilhoso da culinária tradicional japonesa, a capacidade de elaborar pratos do mundo inteiro com os seus critérios.
    E sinto muita saudade do bairro japonês e as suas lojinhas assim como das feiras.
    Não sei viver sem estar sempre a pesquisar e a criar novas receitas.

    • Marisa Ono diz:

      Não sou adepta da macrobiótica, mas na década de 70 só se encontrava miso e shoyu em lojas de produtos macrobióticos no Rio de Janeiro. Hoje em São Paulo tem um pouco de tudo.

  24. Palucha diz:

    Obrigada Marisa

    Eu entendi pelo seu site que não é macrobiótica mas sim uma amante e estudiosa de cozinha e com muita experiência na culinária japonesa daí o meu interesse pelo seu trabalho pois eu também não para de pesquisar e partilhar.
    Falando do Natto deixei-o por 15 horas já tinha muito fio e cheirava a natto por isso retirei-o, mas estava com receio se deixava mais tempo pois não tem o aspeto do da sua foto.
    Amanhâ congelo-o.
    Em relação ao produto de limpeza maienza ele tem que se guardar na geladeira? Tem prazo de validade?

    Abraço
    Palucha

    • Marisa Ono diz:

      Não, não é preciso guardar na geladeira, mas recomenda-se usar em 3 meses. Às vezes o natto não fica tão “babento”. Confesso que não li o suficiente (ainda) para saber o motivo da variação.

  25. Palucha diz:

    Ok depois quando eu fizer eu falo da minha eperiencia.
    E em relação a soja preta também dá para fazer natto?

    • Marisa Ono diz:

      Ainda não experimentei fazer natto com soja preta, mas ando lendo umas coisas e parece que dá para fazer muita coisa com ela, inclusive natto. Mas fica na prancheta, para as próximas experiências, ainda estou lidando com uns outros fermentados e uma outra técnica para o preparo do tofu…

  26. Paulo Emmer diz:

    Olá Marisa Ono. Eu gostaria de tirar uma dúvida. Quanto ao cozimento da soja (antes do processo de fermentação). Eu já comi natto em Recife-PE caseiro muito bem feito, porém com os grãos de soja meio resistentes ao mastigar, ou seja, estavam cozidos porém tipo al dente. Em outros casos li que a soja deve estar bem macia para fazer o natto. Afinal, qual seria a textura correta para o processo de fermentação ou se essa textura vai do gosto de cada um? Obrigado.

    • Marisa Ono diz:

      Não seria a qualidade da soja, Paulo? A soja mais indicada para o natto é a de grãos menores. Se feita com soja comum fica dura. E é bem cozida, mas sem desmanchar. Muito firme vai ficar também ficarão mais duras porque a fermentação desidrata um pouco. Creio que a textura é mais para macia, não me lembro de ter provado natto muito duro, não…

  27. Marcelo Yamada diz:

    Olá Marisa, excelente as suas explicações, parabéns. Meu pai já faz natto utilizando o natto pronto, mas eu gostaria de comprar para ele o starter. Você saberia onde eu poderia adquirir o starter aqui no Brasil, sem ser pela Gem Cultures.
    Grato.

    • Marisa Ono diz:

      Infelizmente, Marcelo Yamada, não creio que exista importador trazendo o starter para o natto para comércio no varejo. Creio que, se vem, vai apenas para fabricantes.

  28. Raquel Hayashi diz:

    Olá Marisa , amo td o que vc posta aqui!!!Obrigada por compartilhar tantas gostosuras e técnicas.Queria saber qual o nome do starter industrializado e se vc sabe alguma loja no liberdade que tenha este starter?Abraços!

    • Marisa Ono diz:

      Normalmente uso um starter industrializado, que me mandam ou do Japão ou dos EUA via Gem Cultures. Mas antes usava um pouco de natto comprado pronto e misturava.

  29. Marcia Bar diz:

    Ola hj li no facebook que a vitamina k2, tem em ambudancia no Natto e que faz tremendo bem p saude ossos dentes e em tudo
    Pesquisando entrei em vosso site e nao entendi nada
    Sera q encontro a vitamina k2 ou o natto na liberdade em sp?
    Por isso que japoneses sao saudaveis inteligentes bonitos…cheio de qualidade de vida e tanta sabedoria….cheio de segredos fantasticos

    • Marisa Ono diz:

      Desculpe-me, Marcia, mas não creio que o natto tenha algo a ver com a qualidade de vida do japonês. Medicina preventiva, exames de saúde períodos desde a infância, aliada a ensino de qualidade são apontados como fatores muito mais relevantes.
      Natto tem na Liberdade, ou na parte de refrigerados das mercearias ou congelado, japonês.

  30. Ema Teixeira diz:

    Marisa Ono, gostaria de saber se tem algum site que venda natto, sou do interior do RS e tenho dificuldade em encontrar esse tipo de produto. Desde já agradeço
    Ema

    • Marisa Ono diz:

      Não sei, não, Ema. Acho melhor você pesquisar no Google. Por outro lado, há um problema, natto precisa ser mantido sob refrigeração, o que complica um pouco o envio.

    • Alexsandra diz:

      Olá Ema, também sou do RS e encontrei Natto em Porto Alegre, na loja Hikari que fica na Av. Sertório, lá só tem o pronto, ele vem em potinhos, tem nacional e importado, mas lá não tem o pozinho bacillus, só tem o natto pronto mesmo. A Marisa ensinou a fazer a partir do pronto também.
      Espero ter ajudado. Abraços

  31. Ema Teixeira diz:

    Então foi por isso que não encontrei, de qualquer forma, muito obrigado.

  32. Marcos Tulio diz:

    Oi Marisa Ono, vc ainda faz natto? Vc já deu starter com natto industrializado? Será que a bactéria sobrevive ao congelamento?

  33. Eduardo diz:

    Olá Mariza, aprofundando um pouco, sim o Natto tem a ver com a saúde dos japoneses sim, é claro que o que você citou também mas estudos concluíram que o solo vulcânico rico em magnésio o que proporciona alimentos ricos em magnésio associado a vitamina K2 encontrada em abundância no Natto resulta numa saúde cardíaca sem precedentes , tanto é que no Japão não há hospital do coração , eu ainda citaria o alto consumo de algas que proporciona uma rica fonte de iodo que está associado a inteligência e o ótimo desenvolvimento do cérebro dos bebês e por consequencia os adultos, mais informações no livro “O que o magnésio pode fazer por você “

    • Marisa Ono diz:

      Primeiro, meu nome é MariSa.
      Segundo: Nunca li tanta besteira junto. Até hoje não conseguiram provar que exista algum alimento específico que beneficie o cérebro.
      Terceiro: Existe sim hospitais do coração, centros cardiológicos, institutos cardiovasculares, etc.

    • Marisa Ono diz:

      Ah, faltou um detalhe: boa parte da soja consumida no Japão não é japonesa. Começa por aí.

  34. Carlos Bertholdi diz:

    Olá, ótimo artigo instrucional de natto, gostaria de preparar natto em casa mas não tenho o bacillus subtilis e gostaria de adquirir algum, mas não existe a venda no Brasil pela internet, onde moro não existe bairro oriental e não existe loja de mercearias orientais, ficaria muito agradecido se você pudesse me vender ou me passar o contato, telefone, email de alguma mercearia oriental que tenha o starter/inoculante do natto para vender. Muito obrigado.

  35. Meire Emiko Abe Vicente diz:

    Onde posso encontrar koji para fazer nato em São Paulo. Obrigada.

  36. HELIO TAKUMI MAKUDA diz:

    Boa tarde Marisa, muito interessante sobre a matéria. No processo de cozimento da soja tem que ser no vapor ou pode deixar dentro d’agua?
    Fiz uma quantidade usando o natto de potinho pronto. Me ensinaram colocar na caixa de isopor e deixar por 3 dias fechado. Abri a caixa e está com a consistência de natto porém está com cheiro forte de amonia. Será que passou do ponto de fermentação? Dá para consumir assim mesmo? Arigatou.

  37. Débora diz:

    Olá, Marisa. Comprei ontem um potinho de Natto que estava na geladeira da loja de produtos orientais. Ontem o sabor estava normal, mas hoje já está com gosto e cheiro de amônia. Que pena, acho que perdi esse Natto. Como saber, na hora de comprar, se ele terá esse problema ? Será que o tempo que levei da loja até minha casa causou isso ? Foi um tempo de uns 10 a 15 minutos, sem resfriamento. Obrigada.

  38. Nao resta dúvida de que o natto tem excelentes propriedades.principalmente por conter altíssimas doses de vitamina k2 que impede a deposiçao do calcio nas arterias e o leva para os ossos e dentes atraves da ativaçao da peoteina mgp.tambem a nattokinase que tem efeito anticoaculante,evitando que se formem coágulos.dentre outros beneficios…A vitamina k2 é muito pobre na maioria dos paises(principalmente ocidentais)por isso a importancia de se consumir pois ela é extremamente importante para a saude.eu consumo natto diariamente na quantidade de 15 a 20 gramas.ainda nao tentei fazer mas compro as embalagens de 100gramas e fraciono em partes de 15 a 20 g as quais como todos os dias no almoço.Acredito(pelo muito que li sobre o natto)que tenho feito bem a minha saude.nao sei como esta a arteria coronaria rs,mas o intestino eu percebo que funciona muito melhor nos dias em que eu consumo o natto..claro que dizer que nao existe hospital do coracao no japao é um super exagero rs,mas os habitos saudaveis e certos tipos de alimentos como o iodo o mineral magnesio rico no japao o próprio natto dentre outros sejam responsáveis por uma boa porcentagem da razao pela qual o povo japonês tem saude fisica,intelectual e longevidade além evidentemente dos recursos educacionais,médicos boa infraestrutura em geral..obrigado por passar o passo a passo senhora Marisa.vou tentar assim que possivel fazê-lo em casa…

    • Marisa Ono diz:

      Nelson, a longevidade japonesa está mais ligada à medicina preventiva, exames médicos anuais. Hoje, a dieta japonesa não está muito diferente da americana, não.

  39. Paulo Emmer diz:

    Olá Sra. Marisa Ono. Eu andei pesquisando sobre o bacilo natto contido na palha de arroz e diante de intensa análise cheguei a uma conclusão teórica que tal bacilo se desenvolve não só na palha do arroz, mas em qualquer palha de gramíneas da mesma espécie, tipo certos capins que crescem de forma espontânea nos campos (por vezes chamados vulgarmente de capim de burro ou alpiste silvestre). Você já leu algo a respeito disso? Grato pela atenção.

    • Marisa Ono diz:

      Sim, Paulo, o bacilo do natto está presente na própria natureza. Mas não tento capturar por uma questão simples: Se os japoneses gastaram tantos anos selecionando cepas de aroma agradável, porquê eu vou me arriscar com uma selvagem que poderá produzir um com cheiro muito forte ou gosto desagradável?

  40. Isabel diz:

    Oi.Amei tudo isso
    Quero comprar o natto aqui numa loja japonesa
    E ele disse que tem o nacional e o japonês
    Sei que a soja aqui no Brasil é transgênica
    Então seria melhor consumir a japonesa
    Agradeço desde já.
    Gratidao

  41. Rui diz:

    Oi Marisa!

    Existem estudos que comprovam a importância da vitamina K2 na saúde cardiovascular.
    https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0939475308002093

    Isso não invalidade a importância da medicina preventivam etc.

    Rui

    • Marisa Ono diz:

      Teria que ler o artigo integral. Mas já vejo que os indivíduos estudados não possuíam nenhuma cardiopatia, ao contrário do meu pai, o que muda o panorama. E o comentário final ainda se demonstra inconclusivo.

  42. Maria Regina Vieira de Morais diz:

    Olá Marisa!
    Por favor, será que você pode me esclarecer algumas dúvidas sobre o preparo do natto?
    – Dá para comprar o starter industrializado pela internet? Pelo que li, ele tem que ficar em determinada temperatura, senão perde a eficácia. E como vem de outro país e demora a chegar…
    – Dá para usar o natto feito em casa para fazer mais natto, indefinidamente? Minha dúvida se deve ao prazo de vencimento do natto comprado pronto.
    Obrigada!

    • Marisa Ono diz:

      Maria Regina, faz tempo que não compro starter, não sei como está o envio para cá nem o tempo, mas ele se mantém bem fora da geladeira.
      Também pode ser feito com natto pronto, sim. Mas sempre comece outro lote com um pouco de natto fresco.

  43. Maria Regina Vieira de Morais diz:

    Boa tarde!
    Obrigada pela atenção.
    Tentei entrar em contato através de email com a Gem Cultures, para fazer pedido do starter para natto, mas não responderam.
    Continuo minhas pesquisas sobre como fazer natto, e encontrei em um site a informação de alguém que utiliza o conteúdo de cápsulas de NATTOKINASE (NSK-SD) 100mg, da marca Biovea, sendo uma cápsula para cada 100g de soja. Por favor, gostaria de saber sua opinião sobre esse método.
    Agradeço mais uma vez.

    • Marisa Ono diz:

      Maria Regina, não faço a menor ideia do que sejam essas cápsulas. Como já disse, dá para fazer natto com natto comprado pronto.

  44. Glaucia diz:

    Olá Sr.a Marisa, primeiro parabenizo o conteúdo, bastante detalhado, esclarecedor e intrigante ao mesmo tempo para uma “quase” leiga no assunto ” fermentados da soja”, como eu!
    Não sei se minha pergunta cabe aqui ou se estou no caminho certo, mas a dúvida é se consigo fermentar um tofu? Já que o consumo da soja é indicado sempre como “fermentados”? Farei o tofu caseiro com o processo de coagulação, normalmente.Depois disso, deixaria em temperatura ambiente para a fermentação ou em alguma salmoura?

    • Marisa Ono diz:

      Glaucia, até existe no Japão um tofu envelhecido, é mergulhado em miso e deixado envelhecer por meses. Existe o tofu fermentado chinês, mas esse eu não pesquisei como é o processo, só sei que tem um cheiro muito forte.

  45. Carlos diz:

    Boa noite. Natoo em cápsulas tem a mesma qualidade que o natural?

    • Marisa Ono diz:

      Carlos, não faço a menor ideia porque não sei qual é a composição das cápsulas e não sei se você percebeu, mas este é um blog sobre comida, não sobre suplementos.

  46. Delcia Terezinha de Andrade Sturmer diz:

    Olá senhora Marisa,me foi receitado anticoagulante,para prevenir que meu sangue engrosse ao passar por uma carotida que esta curvada,mas minha circulação está fluindo,conforme disse o medico,o medicamento tem muitos efeitos colaterais,esse medicamento seria pra que eu espere passar as ferias de de fim de ano,e voltar lá em março! Penso então de fazer uso do Natto!
    Cuido da alimentação e faça uso da vit K2,já a uns 20 dias!

    • Marisa Ono diz:

      Delcia, não sou médica, não posso dar conselho nenhum relativo à saúde. Mas lembro que meu pai, que tinha problemas cardíacos graves, foi proibido de consumir natto e qualquer coisa rica em vitamina K e fez uso de anticoagulantes durante mais de 30 anos. Mas isso é algo que você deve discutir com o seu médico.

      • Gionei Gomes da Silva diz:

        Em 2004, foi publicado pelo The Journal of Nutrition, da Oxford University, e também pela National Library of Medicine National Institutes of Health dos EUA , a pesquisa mais importante (até hoje) sobre as vitaminas K1 e K2. No próprio título original dessa pesquisa (Dietary Intake of Menaquinone Is Associated with a Reduced Risk of Coronary Heart Disease: The Rotterdam Study) se destaca que a ingestão de Menaquinona (nome científico da vitamina K2) está associada a um risco reduzido de doença cardíaca coronariana.

        • Marisa Ono diz:

          Gionei, ainda assim é uma questão para ser discutida com o médico. As pesquisas apontam uma direção, mas em alguns casos, a quantidade de natto ou qualquer outro alimento, teria que ser muito grande e existem outros fatores que podem causar prejuízo.

  47. José Carlos diz:

    quanto devo consumir de natto por dia?

  48. Olá Marisa,

    Estou querendo fazer Natto e aprendi muito com o seu blog, como sempre. Obrigada! procurei pela soja orgânica menorzinha mas não encontrei… você tem alguma dica de onde encontrar ou um fornecedor?

    Super Obrigada novamente!

    Ana

  49. Patrivia diz:

    Oi Marisa
    Fiz no natto mas não ficou esbranquiçada não, nem com esses fios mas tem cheiro forte e gosto pouco amargo. Será que tem os benefícios do k2?

Os comentários estão fechados.