Pão de Resíduo de Soja

Aqui em casa costumamos fazer tofu. Para quem quiser se aventurar a fazer em casa, publiquei uma receita de kinugoshi tofu (quase um flan de leite de soja) aqui: http://marisaono.com/delicia/?p=3243

Comemos o tofu, mas sobra o resíduo (conhecido como okara). E ele não é disperdiçado. Seco no forno, em fogo baixo, vira uma farinha sequinha que rende uma boa farofa. Misturado com ovo, temperos e um pouco de farinha, vira um bolinho parente do falafel. Desta vez fiz um pão, que ficou com uma consistência muito boa. Não consigo encontrar a expressão correta para “mochiri”. Seria macio, úmido, um pouquinho pegajoso, nada farelento. Deu para entender?

500 gramas de farinha de trigo

30 gramas de farinha de glúten

5 gramas de melhorador

10 gramas de fermento biológico seco (costumo usar o instantâneo)

30 gramas de açúcar

8 gramas de sal

300 gramas de resíduo de soja

1 ovo

Água morna

30 gramas de manteiga ou margarina

Misture as farinhas, o açúcar, sal, fermento, melhorador. Adicione o farelo, o ovo batido com um pouco de água e vá misturando, sovando e acrescentando água até formar uma massa macia. Adicione a manteiga amolecida. Sove mais um pouco.

Deixe crescer em local aquecido, coberto com um filme, para não ressecar.

Depois de crescido, abaixe a mass com o punho fechado. Divida em porções, forme bolas e deixe crescer por 10 minutos.

Abra cada porção com um rolo, enrole e coloque em uma assadeira. Eu coloquei no forno (desligado) com uma tigela grande, cheia de água quente no “chão” do forno. Assim cresceu com umidade. É que era um dia frio e o ar anda seco demais.

Depois de bem crescido, pincelei com gema batida e levei para assar em forno quente, pré-aquecido, até dourar.

Ficaram uns grãozinhos de soja no meio da massa.

O melhorador eu compro em atacadistas, em pacotes de 1 kg. Para quem não costuma fazer muito pão, pode encontrar em supermercados, em sachês. A farinha de glúten eu compro em empórios. E resíduo de soja também aparece (às vezes) nos empórios. Antigamente ganhava de graça quando comprava um tofu.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em lanches, massas, receita com as tags , . ligação permanente.

5 Responses to Pão de Resíduo de Soja

  1. Célia Tatsuta diz:

    Marisa, já fiz pão com okara algumas vezes, e sempre consegui aquela consistência “mochiri” que você diz. Será que é pela presença de mais gordura (da soja)?

    • Marisa Ono diz:

      Célia, eu acho que o mérito é do okara (resíduo de soja) mesmo. Ele retém muita água. Quando assa o pão, vai evaporando mais água e hidratando a massa. Bem, pode ser que eu esteja errada também…

  2. Shima diz:

    MInha mãe tempera o okara com cebola e alhos fritos, cenoura ralada, ovos mexidos, salsinha e cebolinha. Às vezes também coloca um tanto de milho. Fica uma delícia e recomendo, além de virar um acompanhamento bem colorido.

    • Marisa Ono diz:

      Okara rende tanta coisa boa… Já fiz bom-bocado com coco e resíduo de soja. Farofa é frequente. Já no Japão costumam cozinhar com hijiki, vegetais, caldo (dashi). Fica molhadinho. E o que era para ser descarte vira mais um item à mesa.

  3. BARUCH diz:

    FANTÁSTICAS RECEITAS PARABÉNS…

Os comentários estão fechados.