Su-Buta ou Porco Agridoce

Essa é mais uma daquelas receitas que eu achava que já tinha publicado e parece que não. Esta versão é muito simples, fácil e rápida. De diferente, uso o vinagre preto chinês, que tem um sabor mais marcante, complexo. Mas se não encontrar – sei que muitos leitores estão longe de São Paulo e não têm acesso a mercearias orientais – use vinagre comum, mesmo.

Aliás, queria acrescentar um parágrafo para falar do vinagre. Aqui no Brasil praticamente só usamos vinagre em saladas ou para “lavar” frango. Não vejo muitos pratos com vinagre no molho ou preparo. Já na Ásia, de uma maneira geral, o vinagre é considerado em elemento que dá leveza e até um certo frescor. Pratos gordurosos levam um toque de vinagre, por exemplo. Em algum lugar – desculpem-me, recentemente roubaram meu laptop e perdi muitos dados – li que a China consome muito, mas muito vinagre. Muito mais que no Japão e certamente muito mais que nós no Brasil. Não só porque gostam mas também porque se acredita que vinagre faz bem para a circulação. Depois volto a falar dos vinagres, em outro dia, em outra hora.

Essa receita alimentou 2 pessoas adultas esfomeadas.

1/2 cebola pequena cortada em cubos médios

1/2 cenoura média cortada diagonalmente

1 pimentão médio cortado em cubos

Cerca de 3/4 xícara de porco cortado em cubos (lombo ou filé suíno)

Cerca de 1 xícara de brotos de bambu

1 ou 2 colheres de chá de gengibre ralado

1/2 xícara de abacaxi cortado em cubinhos

Molho de soja, vinagre, sal, amido de milho, sake

3/4 xícara de farinha de trigo

1/2 xícara de amido de milho

1 ovo pequeno

1 colher de chá de fermento químico

Tempere os cubinhos de carne de porco com um pouco de molho de soja e sake. Na falta de sake, use vinho branco. Deixe descansar por uns 10 minutos

Misture a farinha, o amido, o fermento e o ovo. Adicione água até formar uma massa não muito grossa. Adicione uma colher de óleo.

Passe os pedaços de porco nessa massa e frite em óleo quente até dourarem. Escorra sobre papel absorvente.

No mesmo óleo, frite as cenouras por mais ou menos um minuto. Adicione as cebolas e o pimentão e frite mais um pouco, até as cebolas ficarem ligeiramente transparentes. Escorra bem.

Para o molho,  refogue o gengibre em um pouco de óleo. Adicione o abacaxi, cerca de 1 xícara de água, molho de soja e vinagre à gosto. Eu adicionei suco de abacaxi (que escorreu do abacaxi cortado), mas você pode usar um pouco de açúcar. Engrosse o molho com amido, adicione o broto de bambu, espere aquecer e então adicone o porco e os vegetais fritos. Misture bem, aqueça, confira o sabor e sirva.  Prefiro acompanhar arroz branco.

Classifico com cozinha do desespero porque fica pronto em menos de 20 minutos mesmo.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Cozinha do Desespero, Fácil, Prato principal, rápido, receita com as tags , , , . ligação permanente.