Dia de Coleta

Bem, é fato que não produzo tudo que consumo. Mas para algumas coisas funciona o tipo de comércio mais antigo do mundo: o escambo. Na maior parte das vezes, é uma coisa de boa-vontade, camaradagem entre vizinhos, mas envolve troca de bens.  Hoje foi dia de coleta e não de cultivo, que costuma tomar meus dias. Uma senhorinha nos avisou que havia muito broto de bambu despontado, era só colher. E fomos nós.

Quinze minutos de coleta bastaram para encher o porta-malas do carro. E meu casaco ficou cheio daqueles pelinhos do bambu, mas foi melhor que ficar com a pele irritada. Passamos mais que o dobro desse tempo conversando e a senhorinha ficou muito feliz com as verduras que levamos de nossa horta. Também costumo fazer para ela tortas, pastéis de massa folhada ou salgadinhos, porque sei que ela gosta mais de sal do que de doce.  E não pense que a colheita de brotos de bambu irá destruir o bambuzal. É até necessário retira-los para que ele não se alastre em demasia.

Voltamos para casa. As cascas dos brotos irão para a composteira, o bambu será cozido para tirar o amargor – cerca de meia hora em bastante água e depois muita água para lava-los – e poderão ser congelados, colocados em vidros com água, sal e vinagre e pasteurizados, como o palmito e talvez até mesmo preservados em salmoura bem forte.

Depois vamos oferecendo aos vizinhos, amigos, a quem vier em casa. Os vizinhos acabam nos presenteando com verduras que não cultivamos, como brócoli ou agrião. Ganhamos ovos caipiras. Mas o importante mesmo é o contado com a comunidade e o bom-relacionamento com a vizinhança. Todo mundo fica satisfeito.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano com as tags . ligação permanente.

5 Responses to Dia de Coleta

  1. Ana Rosa diz:

    Boa tarde,
    Sou uma leitora assídua do blog, já fiz algumas receitas e adorei!
    Gostaria de uma informação. Moro em Cunha na área rural e tenho muito bambú na propriedade. Como gosto muito de broto de bambú, gostaria de ter uma receita para poder usá-lo com mais frequencia. não sei o quanto devo limpá-lo e quanto tempo de cozimento e como pasteurizar este bambú.
    Desde já agradeço.
    Um grande abraço,
    Ana Rosa

    • Marisa Ono diz:

      Ana Rosa, se for o do tipo caniço ou hachiku, é só ferver por algum tempo. Comentei aqui:
      http://marisaono.com/delicia/?p=3712
      Pode ser conservado em potes de vidro com tampa. Mas é preciso adicionar sal e vinagre, para que a solução fique tão ácida quanto a do palmito em lata. Isso evita a proliferação de bactérias. Depois feche bem, coloque em uma panela, cubra com água e, dependendo do tamanho do pote, ferva por 40 minutos a 1 hora.

  2. elenice tamura diz:

    Como vc prepara o produto, eu descasco,fatio e cozinho em aguá com sal. Depois vou trocando de aguás até ficar bom para preparar. E voce faz de outra maneira, coloca algo diferente do que o sal? Você sabe preparar broto de samambaia, não sei como tirar aquele nigai que faz parte do broto, mas meu marido insiste em colher.

    • Marisa Ono diz:

      Elenice, varia de tipo para tipo de bambu. No caso do caniço e do hachiku, cozinho sem sal por meia hora, mais ou menos. Depois coloco em água fria, troco algumas vezes e só. Eu não faço warabi. Minha mãe diz que mistura warabi com cinza e despeja água quente. Mas fica um aviso: broto de samambaia contem uma substância muito tóxica, não é bom exagerar.

  3. Wilma diz:

    Existe um tipo de bambu que é meio amargo, por isso minha mãe cozinhava com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, para tirar o amargo, depois lavava bem, e usava.

Os comentários estão fechados.