20 Comments

  1. Juliano

    Parabéns pela receita Tiemi… Estive na casa da vó ontem mesmo e pedi algumas receitas pra ela, mas não consegui arrancar nada… Hehehehhe… Ela só falava: “- É muito dificil… Deixa que eu faço pra vc… “Hehehehehe..
    Abração

  2. Juliano

    Hahahahaha… Verdade…
    O que eu perguntei bastante para a vó, era sobre como fazer o saquê que ela faz… Mas não teve jeito… Ela me deu um garrafão e falou que faz mais pra mim… hehehehehe…

  3. Marisa Ono

    Ah, Juliano, sake dá trabalho sim. Tem que fazer primeiro o koji. É preciso conferir todos os dias, a temperatura afeta (melhor fazer no inverno) e mesmo assim pode desandar e ficar azedo.

  4. Marisa Ono

    Problema resolvido. Minha mãe conversou com sua avó e ela disse que vai passar uns dias aí ensinando a fazer miso e sake, desde o koji. Mas você vai ter que ir busca-la, tem muita tralha (panela para cozinhar no vapor, cobertores, etc), Juliano.

  5. Neusa Mitsuko

    Hahaha a batian é durona, hem?

    Esse receita de tikuwa me lembrou os bolihos de sardinha frita com gobô, claro que o sabor não tem nada a ver.Minha mãe moia a sardinha com as espinhas na mãquina de moer carne, acho que junto com o gobô, e fritava os bolinhos, Ah que cheiro bom!Saudade!

  6. Marisa Ono

    Neusa, quando criança me lembro desse bolinho recheado com ovo cozido. Comia. Hoje em dia, confesso, não sei se encararia, ando enjoada até com o cheiro de sardinha frita…

  7. Juliano

    Hahahaha… Vou buscar a vó logo mesmo… Obrigado por intermediar essa conversa Tiemi…Pq comigo não foi facil assim… Hahahahaha… Abração…

  8. Marisa Ono

    Juliano, sua avó sempre fez “a olho, sem método. Ela está testando, tomando medidas e padronizando o koji, o sake, telefonou perguntando para a gente sobre medidas do miso. Acho que ela já estava com essa ideia em mente, mas não disse nada porque não tinha um padrão para passar para você.

  9. Juliano

    Puxa… Que legal… Pois é… O pouco que eu havia entendido da receita foi isso… “Tem que colocar koji… Coloca bastante açucar… Tem que colocar agua…” Mas tudo sem medidas… Por isso achei melhor apelar para você…
    Muito obrigado de novo… Um abraço para vc e para a tia…

  10. Tânia

    Olá Marisa,

    Uma dúvida quanto ao peixe: pescada branca ou pescada amarela?
    Ah, e fiquei curiosa quanto ao bolinho de sardinha com gobó. Tens a receita?

    Sou de Belém.

    Abraços

  11. simone

    ola Marisa!
    parabéns e muito obrigada pelas receitas que tem postado.Já esperimentei fazer alguns e agora queria tentar fazer tikuwa.
    será que dá pra fazer tikuwa com tilápia?
    aguardo resposta,obrigada!

  12. Marisa Ono

    Simone, não testei com tilápia. Já vi que com merluza não funciona. A massa se desmancha ao ser cozida. Mas pelo que li por aí, parece que a tilápia funciona, sim.

  13. Keiko

    Olá Marisa! Gostaria de saber se o chikuwa pode ser congelado, caso nao, quanto tempo vc acha que dura na geladeira? Arigatou por compartilhar as receitas.

  14. Marisa Ono

    Eu congelo e descongelo diretamente sobre um caldo quente. Só que tem um porém: congelado ele funciona melhor em um cozido. Para ser comido em um tempura, por exemplo, já não fica muito bom.

  15. lucia

    minha mãe fazia tikuwa com pintado mesmo já que onde moramos (MT) não é fácil peixe do mar. Fica uma delícia. No lugar de polvilho doce ela também usava maisena que é mais fácil de achar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *