16 Comments

  1. Gilda

    Ganhei mudas de galanga de um vizinho que me passou o nome de gengibre indiano. Quando experimentei não gostei do sabor, que me parece de remédio, nem da textura, realmente fibrosa demais. Típica reação de quem não sabe o que tem nas mãos, nem como usar. É bom colher quando está em flor, como o gengibre? Serve para guardar em forma de conserva? Se você tiver umas dicas, talvez eu possa aproveitar melhor meus rizomas, que já viraram um montão lá no canteiro. A acelga é linda e parece muito macia. Que delícia deve ser.

  2. Marisa Ono

    É, Gilda, galanga ou galangal tem um cheiro que lembra um pouco desinfetante de limão e eucalipto, não? Ele é colhido como o gengibre, sim. E para conserva-lo, é melhor fatiar e secar. Ele escurece um pouco, fica com aparência de madeira, mas é assim mesmo. Por ser fibroso, é muito usado fatiado mesmo, para aromatizar o caldo. Nas pastas de curry ele é triturado. Vou fazer umas experiências por aqui e provavelmente publicarei ainda esta semana, fique de olho no blog, tá?

  3. Marisa Ono

    Pois é, parece beterraba mas não dá raiz. Achei curioso, comprei e acho até divertido, tanto pela cor, como pelo sabor, que lembra beterraba no talo e espinafre nas folhas.

  4. Diulza Angelica dos Santos

    Marisa guarda um pouco p/ eu quero pois e dificil de encontrar,que bom que deu bastante,.estou esperando chegar umas mudas que quero levar para a sua mãe para ir ai. bjs.

  5. Vivian Lika

    Prezada Marisa, talvez vc se lembre do meu nome.

    Eu estou prestes a me mudar da loucura de São Paulo para o interior, especificamente Indaiatuba. Parte da minha família é agricultora e cultivam hidropônicos, é pequeno, local, “hidropônicos UENO” (sem jabá, aliás, prefiro q nem publique meu comentário, se estiver disposta ou se for possível responder, gostaria de receber por e-mail msmo).

    Eu irei para lá por “motivos maiores” e pretendo me dedicar ao cultivo de algumas especiarias durante esse retiro (minha mãe mora em um mini sítio, onde temos desfrutado de alguns cultivos antigos – lichia, carambola, amora… além da floresta de ervas… etc).

    Eu realmente gostaria de saber onde posso conseguir o GALANGAL!!! Se vc puder me informar algum lugar, ou se vc puder me fornecer (sei q a Neide Rigo é generosa, mas nunca troquei msgs com ela)…. eu sei q é mta cara de pau da minha parte, mas me disponho a buscar um pedaço da raiz se necessário, e pagar por. O galangal é para mim msmo, sem objetivo de comércio… na realidade nem tenho ctz se o sobrenome da irmã da minha avó é UENO (pode ser UEDA sei lá, mas tenho quase ctz que seja UENO).

    Me desculpe pela cara de pau, e agradeço antecipadamente.

    Vivian

  6. Marci Rosa

    Mariza, boa noite

    Sou um apreciador da cultura e culinaria oriental e gostaria de saber como obter rizomas de Galangal, pois sempre tive que substitui-lo por gengibre nas receitas.
    Agradeço toda a sua atenção,
    Marcio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *