Konnyaku

Uma receita com konnyaku recebeu ontem mais de 500 visitas. Não pude deixar de notar. Suponho que seja por conta da dieta do konnyaku (ou konjac, como andam publicando) que certa celebridade fez.

A dieta do konnyaku não é novidade lá no Japão. Já foi e já passou há muito tempo.

O konnyaku é uma gelatina feita a partir de uma batata. A batata é cozida, triturada com muita água e adicionam soda cáustica. O amido gelatiniza sob a ação de um álcali. Então ele é moldado – em blocos, em bolas pequenas ou grandes ou extrudido, formando filamentos como um espaguete.

O passo seguinte é cozinhar em muita água e pronto. Essa gelatina pode durar mais de uma semana na geladeira, imerso em água. É preciso trocar essa água todos os dias.

Como essa gelatina fica com um cheiro de soda mesmo depois de lavado, sempre costumo cortar e aferventar antes de consumir.

Quanto ao gosto, não tem, é praticamente apenas textura. O konnyaku vai pegar o gosto do caldo onde foi cozido,  por exemplo. Como a consistência é um pouco rígida, exigindo mastigação, dá sensação de saciedade. Tem poucas calorias e serve para estimular o trânsito intestinal.

Por outro lado, também não alimenta. Não contém vitaminas, nutrientes, é praticamente água. Por isso, não dá para comer só konnyaku.

Por si só ele não vai emagrecer ninguém. Não tem nenhuma substância que vá “derreter” gorduras. A única coisa tem de positivo é que talvez sinta menos fome.

Quanto a dietas, confesso, eu também procuro saber de alguma maneira menos dolorosa de perder peso. Semana que vem vou experimentar esta aqui:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/12/dieta-de-apenas-dois-dias-na-semana-pode-ser-mais-eficaz-para-emagrecer.html

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, receita. ligação permanente.

41 Responses to Konnyaku

  1. dayse de andrade diz:

    Se tem soda caustica no konnyaku, nao faz mal a saude??

    • Marisa Ono diz:

      Se for feito da maneira correta, lavado, aferventado e escorrido antes do consumo, é pouco provável que faça mal. Mas como tudo, existe um limite. Ninguém pode comer uma quantidade muito grande de um único alimento.

  2. Eduardo diz:

    Marisa, que legal você fazer um post sobre o konnyaku. A celebridade que emagreceu é a Nigella Lawson. Eu não sei se aguentaria ficar só no konnyaku, deve ser muito mais sensato e equilibrado fazer um nishime.

    • Marisa Ono diz:

      Edu, cada mês tem uma dieta nova estourando, né? A do konnyaku já passou pelo Japão, depois veio a do tofu (1 bloco de tofu por dia), a do leite de soja, a do nigari (cloreto de magnésio) e por aí vai. Se essas dietas funcionassem mesmo, não aparecia tanta dieta nova. Chega até ser perigoso consumir tanto um único alimento…
      E nishime bem variado e bem-feito, é muito gostoso!

  3. Pingback: O macarrão milagroso de Nigella | Cheia de Charme

  4. Lulis diz:

    Adorei seus comentários e considero bastante pertinentes e sensatos. Amanhã vou experimentar meu Konnyaku.

    • Marisa Ono diz:

      Aviso que não tem gosto, vai pegar o gosto do que for cozido com. A função dele é a mesma daquelas fibras dietéticas, do kanten, da alface. Volume sem calorias e sem nutrientes, Lulis.

  5. Carla diz:

    Olá! Gostaria de saber onde compro esse Konnyaku.Moro no Rio de Janeiro.Desde já obrigada!

  6. Celso Ito diz:

    Sou proprietário de uma loja de produtos japoneses em SP , muitos clientes procuram o itokonyaku e o que eu tenho a venda é a barra de konyaku ,procuro explicar que é a mesma coisa , mas como o cliente sempre tem razão procuro não contraliar !

    • Marisa Ono diz:

      Não adianta, Celso. O pessoal enfia na cabeça que é o ito konnyaku que emagrece e pronto. Também não adianta dizer que ele não emagrece, nem engorda. Há algum tempo no Globo Reporter soltaram uma besteira sobre pão que não engorda, só porque é feito com fermento natural. Ainda continuam perguntando se eu posso arrumar isca do fermento desse pão…

  7. Celso Ito diz:

    É verdade Marisa, chega no sábado e o pessoal vai comer feijoada ! É o tal negócio a azeitona da empada que engorda …..

  8. Aline diz:

    Puxa!que pena pensei que acharia uma receita pra fazer meu konnyaku caseiro….mas so consegui retirar uma batata aqui no meu sitio e de um pe que parecia estar morrendo,,, ela parece nao ter nem msm 50g entao nao vai dar pra fazer nada suponho eu….Gostaria de saber se sao sempre batatas pequenas mesmo e uma ou duas somente que nascem em cada pe??? E qual melhor modo de cultivo?? Por favor desde ja agredeço qualquer ajuda!!

    • Marisa Ono diz:

      Aline, as batatas de konnyaku daqui de casa chegam a até 3 kg, mas demoram 2 anos ou mais para ficarem tão grandes. A gente não dá muito carinho, não. Toma cuidado porque cupim gosta muito dela e só. Replantio anual e água sem enxarcar. Só. Adubação

  9. luiza diz:

    Vc tem a receita de como preparar konhacu em bloco?
    Pode me dar essa receita?

  10. luiza diz:

    Não precisa mais…já achei, obrigada!

  11. Márcia Alcântara Holanda diz:

    Olá Marisa Ono!
    Parabéns pelo site e dicas.
    Comprei o Shirakiko-shiro-iotokonnhaku e não sei como preparar.
    Veio em embalagem plástica com um líquido dentro.
    Devo: escorrer o líquido e lavar?
    Devo cozinhar por quanto tempo?
    Muito obrigada,
    Márcia

    • Marisa Ono diz:

      Márcia, escorra, coloque em uma panela esmaltada ou de inox com água fria e ferva. Escorra e lave. Isso conta da soda cáustica, isso vai ajudar a eliminar o cheiro forte. O ito-konnyaku vai no sukiyaki e outros preparados cozidos, nem tanto pelo sabor e sim pela textura.

  12. marcia diz:

    Marisa, boa noite!
    ele tem validade de uma semana só depois de aberto né?

    se eu preparar um pacote, posso colocar na geladeira o que sobrou?
    grata

  13. cristina diz:

    olá
    comprei a massa de peixe e o konnyaku gostaria de receitas de como utilizar os produtos

    att

    cristina

    • Marisa Ono diz:

      Cristina, digite konnyaku, chikuwa ou kamaboko na caixa que está à esquerda, no alto, do lado de uma imagem representando uma lupa. Aperte a tecla “Enter” e aparecerão todos os post que contem a palavra digitada.

  14. Gabriela diz:

    Oi Marisa, adoro seus posts! (:
    Sempre fiz konnyaku salgado, mas queria saber se dá pra fazer doce? Com alguma calda, talvez? Pra pegar o gosto…

    Obrigada!

    • Marisa Ono diz:

      Obrigada, Gabriela. Nunca vi prato com konnyaku doce. Existe uma gelatina à base de konnyaku, mas é um processo industrial que aproveita do gel da planta, coisa que não dá para se reproduzir em casa.

  15. Rafaella diz:

    Oi marisa!

    eu não achai konnyaku no formato de macarrão, só em bloco. Tem como moldá-lo??? eu faço isso antes ou depois de cozinhar?

    obrigada.

    • Marisa Ono diz:

      Rafaella, é muito difícil cortar konnyaku bem fino. O shikataki ou ito-konnyaku é modelado quando a massa ainda está crua. Recomendo sempre cortar e aferventar o konnyaku antes de cozinha-lo, para diminuir o cheiro de soda cáustica.

  16. Aline diz:

    Marisa, uma amiga de familia japonesa me ensinou a preparar o konnyaku. Ela comprou caseiro e em bloco. Confesso que adorei, quando preparado certo é uma delicia e ótima pedida para o calor carioca. Provei a versão ito, mas não gostei. Já encomendei a versão em bloco da AgroNippo. É torcer pra que tenha a textura tão gostosa quanto a do konnyaku caseiro.

    • Marisa Ono diz:

      Eu acho o konnyaku meio sem sabor, ele tem o sabor do que é misturado a ele. Mas tem uma textura que eu gosto, é o tipo de coisa que a gente consome a tanto tempo aqui em casa que nem sei dizer se realmente acho gosto, sabe?

  17. luciano diz:

    Oi Marisa, vc sabe me dizer qual quantidade de soda coloco pra 5 kg de batatas?

    Bjs e obrigado!!

    • Marisa Ono diz:

      Luciano, infelizmente a gente nunca pesa ou usa medida certa para fazer konnyaku. Vai misturando a soda diluída em água na massa até ela ficar viscosa, ligeiramente transparente. E use luvas de borracha para proteger a mão, pode ser perigoso.

  18. Amanda diz:

    Marisa eu queria saber como é o modo de fazer do Konnyaku em forma de macarrão, eu ja comprei ele pronto ele vem em um saco cheio de agua com o macarrão só q eu ñ sei como prepara-lo me fala por favor???

    • Marisa Ono diz:

      Coloque em uma panela de inox ou esmaltada (a soda escurece o alumínio e pode corroer o ferro) com água e afervente. Escorra e lave. Geralmente coloco no sukiyaki, mas há quem faça com vegetais e carne, como um yakisoba.

  19. Marcia diz:

    Ola, Marisa!

    Voce sabe como fazer o macarrao de konnyaku em casa?
    bjux e obrigada!

    • Marisa Ono diz:

      Marcia, já respondi essa pergunta nos comentários. Não, não dá para fazer em casa, é preciso de um equipamento especial para espremer a massa em forma de macarrão antes de cozinhar.

  20. Marcia diz:

    Entendi, obg pela dica! Adora o seu site e as dicas….valeu!!!
    bjux!

  21. Marisa diz:

    Marisa, ganhei konhaku em po. Pode me dizer como usa-lo, vc tem receitas? Adorei seu post.

  22. lorena diz:

    Marisa comprei o macarrão konjac que vem com o liquido dentro mas eles estão com uns pontinhos duros pretos é normal? E como a validade é muito rápida fiz igual vc falou abri e coloquei em uma vasilha com água…

    Agradedço

    • Marisa Ono diz:

      Existe o ito-konnyaku que costuma ser cinza com pontos escuros da casca da batata. O Shirataki é branco, feito com a polpa purificada.

Os comentários estão fechados.