Mousse de Chocolate e Café

Esta é a primeira receita de 2012: uma receita doce, mas sem exageros, rica, elegante e simples. Essa mousse tem uma textura interessante. É aerada mas não é muito “espumosa”, pelo contrário, é uma mousse mais firme. Usei chocolate 70% da Callebaut, que ganhei (desculpe-me, esqueci o nome!) do pessoal do stand da Callebaut no Mesa Tendências. É um chocolate muito gostoso, fino, porém não creio que seja barato. Se puder, compre. Se puder comprar fracionado – talvez alguma loja faça potinhos menores – compre. Mas funcionará com outros chocolates também. Usei café porque gosto de doces que misturam café e chocolate. Mas também ficará bom com outra bebida, como rum ou licores.

Essa receita eu criei em cima de outra. Sempre fico meio cismada com mousses ue usam claras cruas. Não é por medo da contaminação, porque no meu caso, posso contar com ovos postos no dia. É por conta da textura, de um certo cheirinho que não gosto. Resolvi o problema fazendo uma “quase” zabaione.

75 gramas de chocolate meio-amargo

75 gramas de manteiga sem sal, temperatura ambiente

75 gramas de açúcar

100 ml de água

2 ovos grandes

50 ml de café muito forte

Escolha uma tigela (geralmente uso de metal) que encaixe em uma panela. Coloque um pouco de água nessa panela e leve ao fogo até quase ferver. Não coloque muita água, o nível de água não precisa chegar ao fundo da tigela, o chocolate derreterá só no vapor.

Misture o chocolate picado com a manteiga e leve para derreter nesse banho-maria, mexendo sempre até ficar liso. Retire do banho-maria e deixe esfriar.

Bata os 2 ovos até ficarem bem claros. Eu prefiro usar uma batedeira, daquelas pequenas, sem pedestal.

Misture o açúcar e a água. Leve ao fogo até formar uma calda espessa. Pegue um pouco de calda morna entre os dedos indicador e polegar. A calda terá uma consistência quase de mel e formará um fio que se rompe facilmente, quando afastamos os dedos.

Despeje essa calda quente sobre os ovos, batendo sem parar. Os ovos vão crescer um pouco mais. Continue batendo até que a misture fique morna. Deixe descansando ao lado até esfriar um pouco. Ou coloque a tigela sobre gelo para esfriar mais rápido (como eu fiz) e mexa de vez em quando.

Adicione o chocolate derretido e o café. Misture com paciência, com movimentos de baixo para cima, com uma espátula. Divida em tigelas (3 se for exagerada como eu, 4 ou 5 se for uma pessoa sensata) e leve para gelar.

 

Share This Post

2 comentários em “Mousse de Chocolate e Café”

  1. Marisa, tbm torço com receitas de mousse com claras, no dia seguinte começam a soltar líquido e o cheiro realmente não é agradável. Achei sua solução bem interessante só não sei se vou acertar o ponto da calda, sempre me enrolo! rss
    Bjss

  2. Pois é, Akemi. Esse doce não solta líquido no dia seguinte, mas a superfície ficou um pouco ressecada, mas acho que é por causa da geladeira frost-free que resseca tudo mesmo. A textura é mais pegajosa, mas não tem o cheirinho da clara crua…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *