Pão de Frios para a Malu

Acabo de receber um e-mail da Malu, pedindo uma receita de pão recheado. Esta é bem simples, testei duas vezes nas últimas semanas e agradou o pessoal. É um pão meio pesado, mas que recebe bem frios ou linguiça calabresa. Só dá um pouco de trabalho para enrolar. Não tinha publicado porque a foto não ficou muito boa, mas vamos lá:

700 gramas de farinha de trigo

5 gramas de fermento biológico seco instantâneo

1 colher de sopa de açúcar

500 a 600 ml de água

Um pouco menos de 1 colher de sopa de sal

3 colheres de sopa de azeite

Frios (presunto, salame, embutidos em geral ou linguiça calabresa, linguiça toscana sem pele, frita, enfim, o que você achar que vai ficar gostoso)

Um pouco de requeijão ou cream cheese

Coloque a farinha em uma tigela e adicione o açúcar e o fermento. Vá adicionando água e misturando até formar uma massa não muito mole. Sove por uns 5 minutos, sem muita paixão. Adicione o sal e sove mais um pouco. A massa deverá descolar das mãos e ter uma aparência lisa. Adicione o azeite, sove só um pouco mais e forme uma bola.

Cubra com um filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.

Divida a massa em 3 porções, sendo cada uma um pouco maior que a outra.

Abra a menor porção em um retângulo longo e não muito largo (mais ou menos um palmo de largura). Distribua pequenas porções de requeijão e cubra com pedacinhos de recheio. Enrole como um rocambole.

Abra outro pedaço, no mesmo comprimento e um pouco mais largo. De novo espalhe um pouco do queijo e o recheio. Coloque o primeiro rocambole em cima e enrole, ficando um rolo dentro do outro.

Por fim, pegue a porção maior, abra e repita a operação anterior. Vai ficar um rolo dentro de outro rolo dentro de outro rolo. Ufa. Junte as pontas e deixe crescer bem.  Pensando bem, o formato não importa muito, creio que poderá deixar assim comprido mesmo,  é só fechar bem as pontas.

Antes de assar, pincele com gema, querendo salpique queijo ralado grosso, faça uns cortes na superfície e leve ao forno bem quente por 10 minutos. Abaixe um pouco a temperatura e asse até o fundo ficar dourado.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em lanches, massas, receita com as tags , , . ligação permanente.

4 Responses to Pão de Frios para a Malu

  1. Panacota diz:

    Só vou pedir em casamento mais UMA vez. Só, hein?

    Feliz tudo para você!

    • Marisa Ono diz:

      Foi uma coincidência, minha Panacota. Eu fiz a receita mas as fotos não ficaram boas. Com esse negócio de final de ano achei que era melhor deixar para adiante uma receita de lanche. Beijo, feliz 2012 para você também.

  2. Lívia diz:

    Eu adoro pão recheado, lembra muito minha infância! Minha madrinha sempre fazia pro café da tarde 🙂

    • Marisa Ono diz:

      Em casa ninguém fazia pão, eu comecei essa história e nem lembro bem quando foi. Minha mãe nunca assou um pão, pelo menos não que eu me lembre..

Os comentários estão fechados.