Cogumelo Enoki

Há algum tempo fui à Liberdade. Adoro procurar coisas diferentes. Desta vez encontrei cogumelos enoki desidratados. Nunca havia comido desses, só os frescos e não vejo por aqui. No Japão é muito comum fazer misoshiru com eles, cozinham rápido, têm uma textura interessante, sabor idem.

Tirando do pacote, vi que haviam cogumelos de tudo quanto é tamanho e a aparência é de um monte de palha, bem seco mesmo.

Segui a orientação para hidratação. Bem, ou quase isso, alguém sabe o que significa “fish dned”? Coloquei em água morna por 10 minutos e escorri. Fibroso. Cozinhei. Continuou fibroso. Não iria ficar legal em um misoshiru, não. Enfim, o jeito foi partir para o plano B. Sempre existe um plano B.

E o plano B era fritar. Seco, fibroso, deveria ficar bom frito. Aliás, quase tudo fica melhor frito. E acabei com tirinhas crocantes, com um gosto novo, diferente de quase tudo que já comi e com uma linda cor dourada! Bastou “desfiar”, jogar em óleo não muito quente por alguns segundos. Cuidado que tende a queimar muito rápido. E para não ficar com um gosto estranho, use um óleo bem neutro. Eu prefiro canola.

Não dá para comer uma pratada disso, é crocante mas dá um pouco de trabalho para mastigar. Mas como uma decoração!

Onde comprei esses cogumelos? Foi em uma das duas lojas de produtos chineses na praça da Liberdade, confesso que não sei qual delas.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, produtos., receita com as tags , , . ligação permanente.

6 Responses to Cogumelo Enoki

  1. Shima diz:

    Aquelas lojinhas que ficam de frente para a praça da Liberdade têm esse produto!
    Tem uma loja que tem um corredor bem fundo, eu já vi esse cogumelo ali!

  2. Gilda diz:

    Acho que você adivinhou certo a tradução impossível. Só pode ser Deep dried, desconfio.

    • Marisa Ono diz:

      Ehehehe, Gilda. Não é a primeira vez que topo com instruções em inglês macarrônico em produtos importados. Lembro de um que dizia para mexer em sentido horário. Oras bolas, se mexer no sentido contrário desanda? Ou a orientação é para quem mora no hemisfério norte, no hemisfério sul é ao contrário? Nem apelando para o Princípio de Bernoulli para explicar…

  3. Bruno diz:

    Olá, Marisa. Pela aparência dos cogumelos e a sua descrição da textura, creio que eles foram secos por congelamento “freeze dried”.

    • Marisa Ono diz:

      Pode ser, Bruno. Cogumelos tendem a escurecer quando desidratados ao sol e esses estavam clarinhos. Pena que a textura, depois de hidratados, não ficou nada boa.

Os comentários estão fechados.