Broto de Feijão, Moyashi

Broto de feijão ou moyashi. Estes eu fiz em casa, com feijão mungo, pequeno e verde. Para brotar, deixo os grãos de molho para inchar por uma noite. Depois coloco em um recipiente com uma peneira embaixo e coloco em uma panela com tampa. Vou regando e conferindo. Não pode deixar afogar na água, daí a peneira ser uma boa opção. No escuro, eles crescem clarinhos e o sabor é bem mais suave. Verdes, eles ficam com  gosto de clorofila.

Mas não abri este post com a intenção de falar como fazer broto de feijão em casa.  O que eu quero é explicar como cozinhar moyashi. É simples? É. Mesmo assim vejo muita gente errando.

Em primeiro lugar, é preciso tirar aquela raiz fina da ponta. Sim, dá trabalho. Mas a textura e o sabor melhoram muito, sem contar a aparência, que fica muito mais “limpa”.

Em segundo lugar: não cozinhe em fogo alto. Pode parecer estranho, mas em fogo alto o moyashi vai soltar muita água, murchar, ficar com uma textura péssima. Eu aqueço a frigideira limpa, sem óleo, sem nada. Despejo os brotos e abaixo o fogo. Vou mexendo para que aqueçam por igual. Como podem ver, não acumula água na frigideira. O moyashi vai ficar mais magrinho, sim. E vai levar algum tempo para ficar cozido, de 3 a 5 minutos. Experimente. Ele não vai ter aquele gosto de “verde”, de vegetal cru.

Por si só, com um pouco de sal e óleo de gergelim, estaria perfeito. Mas como é bom ter uma variedade de alimentos no prato, retirei o moyashi da frigideira, refoguei carne em tirinhas, cebola, alho, gengibre ralado e pimentão. Temperei com sal e molho de abalone, voltei com o moyashi à frigideira e misturei.

O molho de abalone comprei na Liberdade e comentei aqui:

http://marisaono.com/delicia/?p=3067

Ele é mais suave que o molho de ostras, uma delícia. Mas se não encontrar, use molho de ostras ou shoyu.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, dicas, Fácil, Prato principal, produtos., receita com as tags , , . ligação permanente.

19 Responses to Broto de Feijão, Moyashi

  1. Rafael Boerngen diz:

    Boa noite,

    Sempre quis cultivar brotos em casa, mas nunca soube como fazer. Seria abusar pedir para fazer um post dedicado sobre o assunto, com um passo a passo??

    Att e parabéns pelo blog.

    Rafael Boerngen

  2. Ceiça diz:

    Oi Marisa, amei as dicas sobre o moyashi. Vou fazer hoje mesmo, os meus brotos ficam verdes e não gosto do gosto e quando os preparo é aquela aguaceira, o que me fez parar de fazer brotos, e eu os adoro. Aproveito para pedir a receita do hijikigohan (não sei se é assim que escreve). Obrigada. Beijos, Ceiça.

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Ceicça, aquela aguaceira arruina qualquer prato, por melhor que seja o molho. Ou se dá uma passada muito rápida em fogo altíssimo – mas fica com um certo gosto de cru – ou se refoga em fogo baixo, com paciência. E moyashi crescido no escuro fica com um sabor e um cheiro mais suave, além de uma aparência mais clarinhas. Dia desses vou mostrar outro processo de cultivo, na terra, mas exige um esforço extra.

  3. Lucia diz:

    Oi Marisa, sempre ferventei na agua o moyashi pra fazer salada, mas desta vez fiz na frigideira conforme voce mencionou, o sabor muda sim. Mas porque o meu nao ficou branquinho igual o teu, o meu ficou meio marronzinho

  4. Sempre qouiz saber qual era o feijao correto dele, adorei…. Priscila

  5. christopher diz:

    Oi, comprei 1kg desse feijão em uma loja aqui no rio e gostei muito. Depois comprei 4kg na Sementes Sakama achando que seria a mesma coisa mas as sementes que recebi eram BEM menores do que as que comprei no Rio e o broto também bem menor e mais fino. A cor e o formato das sementes são os mesmos, só o tamanho é diferente. Será que existe mais de um tipo de semente de moyashi?

    • Marisa Ono diz:

      É possível, Christopher, como no caso do feijão preto, que tem o comum e o uberabinha, pequeno e arredondado. Ainda não vi desse feijão mungo menor, não.

  6. Geraldo diz:

    Gostaria de saber onde consigo comprar feijão-moyashi aqui no Rio de janeiro. Agradeço muito.

  7. Olá, Marisa. Adorei seu blog, pelo conteúdo e pela forma. Mui grata pela disponibilização de tão ricas informações. Sou estudante de Gestão Ambiental e produzo mudas de vegetais dentro do meu apartamento. Comprei grãos de feijão verde no lugar onde aprendo massoterapia chinesa, com intenção de tomar o chá para o fígado, porém não curti o sabor, então lembrei do prato culinário Moyashi e assim cheguei aqui. Tenho publicado minhas experiências no meu blog, onde comentarei sobre suas informações também.

  8. Carla diz:

    Olá pessoal, encontrei ontem o broto de feijão no Hortifrut aqui no RJ!!!!! #Ficaadica

  9. Pingback: Shoyu Yakisoba « Delícia

  10. christopher diz:

    NUNCA, NUNCA, JAMAIS esqueça que está cultivando o moyashi em algum canto dentro de alguma caixa/panela/saco!
    Eu esqueci por alguns dias, e a coisa ficou SINISTRA!!! O cheiro é horrível!!! É um cheiro que você não imagina que vai sair de uma planta!! Como pode feder tanto?!! E atraiu muita mosquinha!!!EEECAH!!!

  11. cleber diz:

    Olá Marisa,tive a oportunidade comprar as sementes em BHte.Fizemos de acordo com a indicação e ficaram ótimas.Mas resolvemos planta-las,aí consegui colher em torno de uns 5 quilos,so´que estas semente colhidas não estão dando brotos grande como as compradas,será que há algum segredo?

  12. Suzi diz:

    Marisa, comprei feijão moyashi e tentei cultivar os brotos, porém não ficam tão grandes quanto os comprados, tem algum segredo?

    • Marisa Ono diz:

      É, os meus não ficam tão longos. Mas pelo que sei, é uma questão de usar boa água e manter no escuro, mas não pode abafar demais, creio que no calor corre o risco de fermentar…

Os comentários estão fechados.