- Delícia - https://marisaono.com/delicia -

Broto de Feijão, Moyashi

[2]

Broto de feijão ou moyashi. Estes eu fiz em casa, com feijão mungo, pequeno e verde [3]. Para brotar, deixo os grãos de molho para inchar por uma noite. Depois coloco em um recipiente com uma peneira embaixo e coloco em uma panela com tampa. Vou regando e conferindo. Não pode deixar afogar na água, daí a peneira ser uma boa opção. No escuro, eles crescem clarinhos e o sabor é bem mais suave. Verdes, eles ficam com  gosto de clorofila.

Mas não abri este post com a intenção de falar como fazer broto de feijão em casa.  O que eu quero é explicar como cozinhar moyashi. É simples? É. Mesmo assim vejo muita gente errando.

Em primeiro lugar, é preciso tirar aquela raiz fina da ponta. Sim, dá trabalho. Mas a textura e o sabor melhoram muito, sem contar a aparência, que fica muito mais “limpa”.

[4]

Em segundo lugar: não cozinhe em fogo alto. Pode parecer estranho, mas em fogo alto o moyashi vai soltar muita água, murchar, ficar com uma textura péssima. Eu aqueço a frigideira limpa, sem óleo, sem nada. Despejo os brotos e abaixo o fogo. Vou mexendo para que aqueçam por igual. Como podem ver, não acumula água na frigideira. O moyashi vai ficar mais magrinho, sim. E vai levar algum tempo para ficar cozido, de 3 a 5 minutos. Experimente. Ele não vai ter aquele gosto de “verde”, de vegetal cru.

Por si só, com um pouco de sal e óleo de gergelim, estaria perfeito. Mas como é bom ter uma variedade de alimentos no prato, retirei o moyashi da frigideira, refoguei carne em tirinhas, cebola, alho, gengibre ralado e pimentão. Temperei com sal e molho de abalone, voltei com o moyashi à frigideira e misturei.

O molho de abalone comprei na Liberdade e comentei aqui:

http://marisaono.com/delicia/?p=3067 [5]

Ele é mais suave que o molho de ostras, uma delícia. Mas se não encontrar, use molho de ostras ou shoyu.

 

Share This Post [6]
[13]