- Delícia - https://marisaono.com/delicia -

Pudim Mata-Fome

[2]

O nome é uma piada familiar. Meu pai adorava pudins, de uma maneira bem geral e vivia falando de um pudim que comia nas ruas do Rio de Janeiro, cortado em fatias grossas, bem alto, pesado e que satisfazia. Ganhou o apelido de pudim mata-fome. Na verdade é o pudim de padaria, Caçarola Italiana, Torta Suíça. Quase um bom-bocado em formato de pudim. Não leva leite condensado, é feito com farinha, leite, ovos, açúcar e coco ralado ou queijo. A parte em contato com a calda fica mais durinha, o meio cremoso e o coco tostado dá a impressão de uma cocada queimada.  Durante anos pediu-me uma receita e, creiam, eu não nasci sabendo.

Fiz no forno, em banho-maria, mas sei de gente que faz direto no forno. O pudim cresce, desaba, fica mais firme mas com a aparência um pouco feinha. Mas quem faz assim diz preferir o gosto mais caramelado. É uma questão de gosto. Mexi em receitas e diminuí o açúcar. Quem me acompanha aqui sabe da minha bronca com doces muito doces.

6 ovos grandes

2 1/2 xícaras de açúcar

250 gramas de farinha de trigo

1 litro de leite

300 gramas de coco fresco ralado ou queijo parmesão ralado (não sei a quantidade desse último, coloque à gosto)

Misture a farinha com o açúcar, junte os ovos e bata até dissolver bem e não formar grumos. Vá adicionando o leite aos poucos. Por último, o coco ralado.

Despeje em forma com furo no meio caramelada.

Leve ao forno em banho-maria por cerca de 1 hora. Se dourar demais em cima, cubra com um papel alumínio. Cozinhe até que fique firme e, espetando um palito no meio, não venha sujo de líquido. Um pouco cremoso sim.

Esfrie, leve à geladeira e, para desenformar, aqueça o fundo da forma na boca de fogão para descolar com mais facilidade.

 

Share This Post [3]
[10]