Bolinho de Abobrinha e Especiarias

Eu não gosto de abobrinha. Estou tentando aprender a gostar de algo que me parece não ter gosto algum. Mas como há muito tenho o interesse em fazer doces com vegetais, resolvi experimentar um bolo com abobrinha. Resolvi colocar os sabores do Panforte do Ângelo Perrela, da confeitaria Asti: canela, noz-moscada, pimenta-do-reino, chocolate  e um pouco de cítrico foi no glacê porque eu não tinha laranja cristalizada em casa. O resultado foi um bolinho macio, úmido, cheiroso e sem gosto de abobrinha.

A receita eu adaptei do David Lebovittz (Zucchini Cake with Crunch Lemon Glaze), mas não usei outra receita de glacê, substituí parte do azeite por óleo e juntei umas coisinhas. Enfim, para facilitar, aqui vai a receita com todas as modificações:

170 gramas de ovos sem as cascas  (estava com ovos caipiras, de tamanho irregular; acabei pesando para facilitar as coisas, dariam talvez 3 ovos grandes)

350 gramas de açúcar

150 ml de óleo vegetal neutro, como milho ou canola

50 ml de azeite extra-virgem

50 gr de chocolate em pó

1 colher de chá de canela

1/2 colher de chá de noz-moscada

1 pitada de pimenta-do-reino moída

280 gramas de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

300 gramas de abobrinha ralada em fios finos

Amêndoas tostadas e picadas (confesso que isso eu não medi, devia ter dado cerca de 1 xícara)

Bata os ovos com o açúcar. Vá adicionando o óleo e o azeite, batendo bem. Adicione o chocolate, as especiarias e bata mais um pouco.

Peneire a farinha com o fermento e o bicarbonato. Adicione à mistura e bata apenas para misturar.

Junte a abobrinha. Eu espremi levemente a abobrinha apenas para tirar o excesso de líquido. Adicione também as amêndoas picadas. Misture bem e coloque em forminhas para cupcakes ou muffins, forradas com forminhas de papel. Asse em forno pré-aquecido em temperatura média para quente, até dourar.

Cobri com um glacê simples: açúcar de confeiteiro onde fui pingando suco de limão e umas gotas de água até formar um creme espesso. Empreguei sobre os bolinhos quentes. O glacê endurece conforme o bolinho esfria.

Renderam cerca de 30 bolinhos.

 

 

 

Share This Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *