Pinhão de Bunia ou de Ibiúna?

Hoje topei com esse estranho pinhão, que era anunciado como “Pinhão de Ibiúna”. Tentei segurar o riso, já que moro em Ibiúna e é claro que essa semente não é uma coisa nativa da região. Trouxe o pacote para casa, curiosa em saber se o sabor dele é diferente. O vendedor avisou que seriam necessários 45 minutos de cozimento na panela de pressão. “Ela racha na ponta quando cozinha” – avisou.

De fato racha na ponta mas não quer dizer que fica mais fácil de descascar. A casca é dura, resistente, não entrega os pontos fácil, não. Nada que um alicate de bico não resolva. O sabor lembra pinhão, embora mais macio, um pouco mais adocicado.

Pesquisando um pouco, vi que se trata de pinhão de bunia (Araucaria bidwillii), parente da nossa araucária, só que é uma parente de longe: é comum na Austrália.

As diferenças são muitas. Ao contrário do nosso pinhão, a parte externa da casca não é lisa, é um pouco áspera. É grande. Não tem aquela “asinha” na parte mais arredondada. Na verdade, se estivesse distraída, pensaria que é uma amêndoa com casca.  Na foto acima, da esquerda para a direita: pinhão cru, cozido, cozido e descascado e cozido, descascado e partido no meio.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades com as tags . ligação permanente.

4 Responses to Pinhão de Bunia ou de Ibiúna?

  1. Valeria diz:

    Oiiii comprei esse pinhão mas não consigo abrir , tem algum segredo? Me ajuda, só vc postou algo sobre ele, tb comprei por curiosidade. Obrigada

    • Marisa Ono diz:

      Valeria, para abrir pinhão sei que tem um cortador próprio. Aqui em casa como pouco, só encontrei esse pinhão uma vez. Cortei com a faca, mesmo.

  2. Battuh diz:

    Olá Marisa. Só pra complementar: quando sai da pinha, esse pinhão australiano também tem uma “asinha” na parte mais arredondada, e que é bem semelhante à do nosso pinhão. Mas o pinhão búnia pode ser “destacado” facilmente da asinha, ao contrário do nosso, que tem que ser cozido com asa e tudo.

    http://4.bp.blogspot.com/_2auPgkwYYKY/TVSV0aq8LoI/AAAAAAAABhk/w0rRbiGnTdA/s1600/01%2BAraucaria%2Bbunya%2Bnut%2Bin%2Bhusk%2BFeb%2B2011.jpg

    http://www.adventuresinsustainability.com.au/web_images/08.jpg

  3. Dilermado Wiegmann Sanches diz:

    Olá, Senhoras e Senhores de Ibiúna: desejo comprar pinhões Bunia (de Ibiúna), para preparar mudas. Por favor, peço ajuda, colaborando com a botânica.

Os comentários estão fechados.