Tirando Cola de Rótulos

Eu costumo re-utilizar embalagens. Afinal, tudo tem um custo e também é menos lixo. Só que algumas embalagens vêm com uns rótulos difíceis de tirar.

Depois de deixar de molho e retirar todo o papel, fica aquela coisa pegajosa que resite, resiste à esponja, resiste ao esforço. Não sai com detergente, com água quente nem com álcool. Hoje encontrei uma maneira fácil de tirar essa cola.

Besuntei toda a superfície com óleo comum, de cozinha. Esfreguei um pouco com a mão e deixei de lado por uns 10 minutos. Depois esfreguei sem fazer muita força com uma esponja. Para finalizar, água morna e detergente.

Se ficar um pouco de cola, é só aplicar mais óleo, esfregar um pouco e lavar com detergente.

Share This Post

14 Comments

  1. Marisa, outro dia mesmo escrevi para uma marca de azeite reclamando dessa cola que não sai de jeito nenhum. Estou esperando uma resposta até agora e optei por mudar de marca.
    Infelizmente ainda são poucos que reciclam e jogam corretamente (pelo menos na minha vizinhança) como tirar rótulos, lavar e secar as embalagens… mas sua dica é ótima e vai facilitar muito a vida! Obrigada! Bjss

  2. Marisa Ono

    Pois é, Akemi, hoje em dia existe tecnologia para tudo, inclusive etiquetas.Mas, enfim, ainda é um caminho longo para isso. Boa parte das embalagens acabam tendo algum destino aqui em casa. Quanto à reciclagem, a grande maioria das cidades brasileiras não têm um sistema de coleta seletiva e, para complicar ainda mais, não há interesse em reciclar muitos materiais. Um deles é o isopor.

  3. Vera

    Marisa, eu também reutilizo muitas embalagens e o removedor de colar mais eficiente que conheço é mesmo o querosene. Barato e retira qualquer cola com facilidade.
    Como gosto muito do seu blog resolvi deixar a dica.

  4. yukari

    Também uso o óleo de cozinha pra tirar essas colas de etiquetas…o óleo de cozinha é melhor porque não tem cheiro como de querosene. Pra tirar chicletes dos cabelos (algumas crianças gostam de fazer certos tipos de artes)passe o óleo de cozinha também, o chiclete sai facilmente e nem precisa cortar nenhum fio de cabelo.

  5. Suen

    Marisa,
    O melhor é usar benzina. É só passar um algodão encharcado em benzina sobre o rótulo ainda seco. Sai facinho. Depois tem de lavar com água e sabão só para tirar o cheiro da benzina. É o melhor solvente para a maior parte dessas colas difíceis de tirar. Experimente.
    Abs,
    Suen

  6. Lara Helena

    Eu também uso um desses solventes a base de querosene que tem no supermercado. Fedido mas eficaz. Pior é quando essas malditas etiquetas vem nos potes que compramos, vulgos “tapauér”.

  7. Marisa Ono

    Dá um ódio topar com essas etiquetas em vidros – reutilizo todos – e panelas, Lara. E o pior é que existe outras colas, tão eficientes quanto destacáveis. Enfim, coisas da indústria.

  8. Anna

    Uma outra dica para retirar etiquetas é usar lustra móveis. O processo é igual ao do óleo de cozinha.
    Abraço a todas

  9. Marília

    Já consegui remover cola vinílica (aquela mais difícil de sair e utilizada para colar rótulos de plástico) com óleo de banana. Já havia tentado, sem sucesso algum, utilizar sabão, deixar de molho a embalagem, acetona, óleo. Com um algodãozinho/tecido e óleo de banana saiu com muita facilidade. Experimentem!

  10. Patricia

    Caramba!!! Que legal! Funcionou mesmo. Eu estava com um pote lindo aqui, de um biscoito que comprei. Tentei tirar o rótulo, mas a cola não saía de jeito nenhum. Tentei de tudo… já ia descartar o pote, porque detesto potes com marcas de cola ou rótulos. Daí vim pesquisar na internet e encontrei esta dica do óleo de cozinha. Testei e a cola saiu sem muito esforço. O pote ficou lindo, parece que foi comprado assim mesmo, novo e sem marcas de cola. Muito obrigada pela dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *