Nhoque Recheado de Batata e Espinafre

Hoje o blog chega a 3 milhões de acessos (segundo o WordPress) desde que mudei para o domínio marisaono.com (antes eu publicava no blogspot). Só me dei conta há pouco, portanto, não planejei nada para comemorar essa marca.  Se eu ganhasse 1 real por visita, estaria milionária. Mas as coisas não funcionam dessa maneira.

Fiz esse nhoque para aproveitar o que tinha na geladeira. Espinafre é uma planta que, se facilitar, vira praga na horta. As sementes caem, voltam a brotar, crescem e espalham sem muitas exigências. Usei um queijo minas frescal que estava bem sem-graça, mas poderia ser ricota. É fácil de fazer, pode ser preparado com antecedência e não suja muita louça.

Para 17 bolinhos que alimentam bem 2 a 3 pessoas:

130 gramas de batata cozida (1 batata média)

130 gramas de queijo fresco (minas ou ricota)

130 gramas de espinafre aferventado, bem espremido e picado

1 ovo

40 gramas de farinha

Queijo mussarela, muçarela ou mozarella

Molho de tomate

Queijo parmesão ralado

Eu passei o queijo e a batata no passa-verdura (passe-vite), resultando num purê fino. Se não tiver esse aparelho, passe pela peneira. Adicionei o espinafre, o ovo, amassei e, por fim, juntei a farinha e temperei com sal.

Fiz bolinhas e recheei cada uma com um pedaço de queijo mussarela. Fui colocando em um refratário untado.  Deixei espaço entre elas porque é mais fácil de se servir depois. Até esse ponto pode ser feito com certa antecedência.

Despejei molho de tomate em cima. O molho tem que ser um pouco mais aguado e menos salgado que o habitual, porque vai evaporar no forno. Polvilhei queijo parmesão porque isso é baixa gastronomia e a gente gosta de queijo e muito molho.

Levei ao forno até o molho borbulhar e ficar dourado por cima.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Fácil, massas, Prato principal, receita com as tags , . ligação permanente.

9 Responses to Nhoque Recheado de Batata e Espinafre

  1. Ruth Negrini diz:

    Parece delicioso, vou experimentar. Beijos
    Ruth

  2. Akemi diz:

    Marisa, infelizmente os números são apenas virtuais mas serve para alimentar nosso ego! rsss
    Parabéns pela marca, o Delícia está entre os meus favoritos! Esta receita veio bem a calhar para mim, estou com a maioria dos ingredientes rolando aqui na geladeira. Bjss

  3. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa, e Renatinha adora nhoque achei super facil esta sua receita só vou fazer assim agora no forno sem precisar de cozinhar trabalheira do outro jeito é muito trabalhoso. bs. e parabéns..

    • Marisa Ono diz:

      Diulza, fica a dica: Dá para fazer nhoque só de batata, recheado e cozido-assado no forno. Basta colocar bastante molho (meio ralo, porque evapora e engrossa) e deixar espaço entre cada bolinho. Digo isso porque quando fiz da primeira vez deixei tudo junto e virou uma massaroca difícil de servir. É fácil, dá para deixar os bolinhos enrolados com antecedência e finalizar só 30-45 minutos antes de servir.

  4. Akemi diz:

    Fiz os nhoques com mandioquinha e ficaram ótimos!!! Vou postar amanhã com os devidos créditos! Obrigada por dividir conosco essa delícia!!! Bjss

  5. Olá Marisa, primeiro quero Parabenizá-la pela marca, afinal 3 mil acessos não é pra qualquer um e nem por nada, você merece.
    Segundo pela receita, excelente o fato de não ser preciso cozinhar antes, e o resultado me parece ótimo, vou levando para testar aqui.
    Mais uma vez Parabéns!!!
    Um bom dia para você!
    Bjuss!!!

    • Marisa Ono diz:

      É, Rachel, esse nhoque é bem prático porque você pode deixar os bolinhos enrolados em uma assadeira ou refratário. Só é preciso ter cuidado em deixar um pouco de espaço entre cada bolinha e o molho não pode ser muito denso porque vai evaporar um bocado de água no forno. E cuidado com o sal, pode ficar salgado.

  6. Irmgard diz:

    Marisa,
    você fez uma coisa ótima mudando para o WordPress, por duas razões, ele não é tão lento para carregar como o Blogspot e na empresa em que trabalho, não é bloqueado o acesso. E assim posso visitá-lo no começo do dia, ao ler minhas mensagens de e-mail. Bjs.

Os comentários estão fechados.