Alfajores Peruanos

O meu primeiro contato com a comida peruana foi há muito tempo. No Japão havia uma grande comunidade peruana. Principalmente em Hamamatsu e cidades vizinhas, como Iwata, Kakegawa. Lojas de produtos brasileiros passaram a comercializar Inca Cola, pasta de ají amarilo. Cheguei a jantar algumas vezes em um restaurante secreto peruano. Comi  Papa a la Huancaína, uma arroz frito que refletia a fusão da cozinha latino-americana com a oriental, havia coração, frango assado, picarrones.

Mas os alfajores apareceram no trabalho. Uma colega trouxe um potinho com biscoitos bem pequenos, recheados com doce-de-leite. Segundo ela, esse doce podia ser comprado em qualquer lugar do Peru: tanto em supermercados como em padarias. A massa era amanteigada e parecia mais com uma massa de torta que de biscoito. E o sal era bem presente, fazendo contraste com o recheio. Em volta, coco ralado seco. Bem diferente dos alfajores argentinos que estamos acostumados a ver por aqui.

2 xícaras de farinha de trigo

200 gramas de manteiga com sal bem gelada

1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro

1 ovo médio

2 colheres de sopa de água

1 colher de chá de vinagre

Doce de leite bem firme

Coco ralado

Gema para pincelar

Misture a farinha, o açúcar e a manteiga. Leve ao processador de alimentos e pulse algumas vezes, até formar uma farofa.

Vire em uma tigela. Bata o ovo, adicione a água e o vinagre. Misture e acrescente à mistura de farinha. Não trabalhe muito, misture o suficiente para formar uma bola. Se estiver muito seca, adicione um pouco mais de água.

Embrulhe em um filme plástico e leve à geladeira por 1 hora ou mais.

Abra fino ( 2 a 3 milímetros) e corte com um cortador redondo. Eu usei um cortador mais ou menos do tamanho de uma moeda de 1 real (estou procurando a régua aqui e não encontro). Coloque os discos na assadeira e pincele com gema batida, para que fiquem com uma cor bonita. Asse em forno alto até dourar. Eles encolhem um pouco quando assam, mas é normal.

Una os biscoitos dois a dois com um pouco de doce de leite no meio. Aperte um pouco para que grudem bem e passe cada docinho no coco ralado.

Já aviso que não rendem muito. Mas a gente merece, pelo menos de vez em quando, um pequeno luxo, não?

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, Doces, receita com as tags . ligação permanente.

10 Responses to Alfajores Peruanos

  1. Ruben diz:

    Obrigado! Vou fazer nestes dias.
    Agora…na Argentina fazem outros tipos de alfajores, bem diferentes dos que aparecem no Brasil. Em Santa Fé, por exemplo, fazem os alfajores de hojaldre, de doce de leite e de frutas de estação.
    Abraço,
    Rubén

  2. Querida Marisa,
    É sempre um grande prazer passar por aqui… Sempre aprendo muito aqui e encontro receitas MARAVILHOSAS!!! Adorei esses alfajores!!!
    Grande beijo, Irene

  3. Gilda diz:

    Ficaram lindos e tenho certeza que são deliciosos. Mas não é você que diz não ter paciência para docinhos? Imagino se tivesse então!

    • Marisa Ono diz:

      Ah, Gilda, eu não tenho paciência para bombons, doces confeitados. Biscoitos até que não dão tanto trabalho e eu tenho um forno grande, uma fornada assa uma quantidade boa (mais que o dobro de um forno comum).

  4. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa é massa aberta, e cresce tanto assim muito interessante, tá que eu nunca fiz alfajor. e amo alfajor vou tentar eu ñão sou muito boa nesta área.bolo tudo sola.bjs.

  5. Katia Takeshita diz:

    Pôxa, Marisa….estou sem palavras para agradecer a receita. Como você, eu também conheci os doces trabalhando no japão. Uma colega peruana me deu um pra provar e acabei virando cliente fiel. A única diferença era que os que eu comprava eram do diâmetro de um pão de mel.

  6. Pingback: Minha Vez no Riconcito « Delícia

Os comentários estão fechados.