Curry de Frango com Castanha de Caju

Na verdade, o Kaju Curry não leva frango, geralmente é vegetariano (usa-se couve-flor ou queijo fresco). Mas acabei mexendo nessa receita e estou pronta para levar pedrada dos indianos. O pequeno truque é que o molho é engrossado com um creme feito com castanhas de caju cruas. É ele quem vai dar a consistência e amenizar os sabores tão marcantes das especiarias. A pimenta é opcional.

Aliás, castanhas e nozes estão na moda no Japão. Por conta dos bons óleos, nutrientes, fibras, etc, estão colocando amêndoas em muitos pratos. Mas não exagere, cientistas recomendam cerca de 25 gramas diárias e os benefícios não aparecem da noite para o dia, a constância é fundamental. Testei comer amêndoas todos os dias e confesso, minha pele melhorou (pelo menos meus cotovelos não estão mais ressecados ) e o intestino funciona com regularidade.

2 dentes de alhos amassados

1/2 colher de sopa de gengibre ralado

1 cardamomo

1 colher de chá de feno-grego

1 colher de chá de sementes de coentro moídas

1 colher de chá de sementes de cominho moídas

1/2 colher de chá de canela moída

3 colheres de chá de açafrão-da-terra em pó

1 colher de chá de pimenta-do-reino moída

Pimenta vermelha

1 cebola grande em pasta (rale ou triture no processador de alimentos)

3/4 de xícara de farinha de castanha de caju crua (comprei na Bombay, pacote de 1 kg) ou 1 xícara de castanhas de caju cruas (não torradas), deixadas de molho em 1/2 xícara de água morna.

Cerca de 200 gramas de frango cozido, temperado à gosto (usei alho, anis estrelado e cardamomo para temperar), cortado em pedaços ou cubos

2 batatas médias cortadas em cubinhos, cozidas mas ainda firmes

1/2 cenoura média cortada em cubinhos menores, também cozida

1/2 xícara de ervilhas (usei congelada, restos da safra daqui da horta)

Aqueça um pouco de óleo e frite rapidamente as sementes de cardamomo e de feno-grego. Adicione o alho e o gengibre até levantar cheiro. Junte a cebola ralada. Adicione as demais especiarias e continue refogando, em fogo baixo por alguns minutos. Adicione cerca de 1 xícara de água e cozinhe em fogo baixo por uns 5 minutos.

Como não gosto de morder sementes no meu curry,passei tudo pela peneira. Voltei à panela, adicionei mais um pouco de água e juntei o frango. Deixei cozinhar um pouco para que os sabores combinassem. Não estranhe se o curry parecer um tanto amargo e forte. O creme de castanha vai amenizar.

Triture no liquidificador as castanhas até formar um creme liso. Vai parecer creme de leite (na consistência, não na cor, que vai ser um pouco mais escura). Adicione ao curry. Misture.

Se necessário, acrescente mais água. Adicione as batatas, cenouras e ervilhas e cozinhe por cinco minutos, mexendo ocasionalmente para não grudar no fundo. Confira o sal.  Se gostar, adicione folhas de coentro no final (eu não gosto).

Sirva com arroz branco.

PS: Se não quiser comprar um monte de especiarias, use um atalho: Refogue o alho com gengibre, adicione a cebola ralada e curry em pó a gosto. Depois é só seguir adiante, adicionando água, cozinhando, etc.

 

Share This Post

3 comentários em “Curry de Frango com Castanha de Caju”

  1. Marisa fui fazer uma receita indiana,Kichari, e na receita pedia feno grego só que eu não conheço não sei como é e nem com que se parese tenho um amigo Indiano ele tem todos os temperos mais nem ele sabia identificar onde vc consegui agora to curiosa. bjs.(o creme engrossado com castanha não fica com sabor muito acentuado não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *