Costelinha Marinada no Shio-koji

Há algum tempo comentei que havia ganho dois potinhos de shio-koji. Shio-koji nada mais é que arroz contaminado pelo Aspergillus Oryzae (koji) misturado a sal e água e deixado maturar. Usei para temperar uma costelinha de porco. Acrescentei shoyu pela cor. O resultado foi uma carne com um aroma que ficou entre miso e sake e bem suculento. Sei que ambos são coisas bem diferentes, mas em comum há o próprio koji, em ambos existe o perfume característico da fermentação. É uma opção para quem acha o sabor do miso muito forte ou não quer a cor marrom no prato.

Para cerca de 600 gramas de porco, usei 1 colher de sopa (rasa) de shio-koji, cerca de 1 colher de shoyu e um pouco de mirim (se não tiver, use um pouco de glucose de milho) para dar uma cor mais avermelhada. Deixei na geladeira por umas 4 horas e assei naquelas churrasqueiras de fogão, daí o dourado irregular. Se tivesse assado no forno a cor seria mais bonita.

Share This Post

10 comentários em “Costelinha Marinada no Shio-koji”

  1. Que delícia deve ter ficado, deu até aguá na boca!!! Amo carne de porco e comida japonesa então nem se fala!!! Aproveitando a oportunidade lá no japão em yamanhshi-ken no Yakiniku tinha uma berinjela cortada em pedaços quadrados e parecia ter shoyu ao mesmo tempo sake ou mirin eu não sei ao certo, mas ela ficava numa cor escura, era uma delícia, parecia ser cozida e depois curtida não dava para saber. Então marisa será que você teve a oprtunidade de provar, se não, você tem idéia de como posso fazer essa beringela?

  2. Shussumu, eu compro os esporos para koji na Gem Cultures, empresa americana. No Brasil não sei se alguma empresa comercializa koji pronto…

  3. Como usuária do shio-koji, experimentei a sua receita da Costelinha marinada no shio-koji, e realmente ficou uma “delícia”. Aprecio muitíssimo as suas receitas, pois muitas delas lembra as receitas feitas pela minha avó e pela minha mãe. Agradeço de coração.

  4. Andando na Liberdade atrás de shio-koji, acabei achando numa mercearia na rua dos estudantes. não lembro o nome, ams acho que é mercearia oriental.

  5. Conhece o chef japones kentarô, que simplificou várias receitas japonesas? Tem uma receita dele que é facilima de fazer e só usa agua, shoyu, vinagre e açucar. Literalmente desmancha na boca.

  6. Conheço sim, a mãe dele também é famosa por suas aparições na TV. Ele tem muita coisa do tipo “comida de frigideira” ou “comida para uma pessoa só”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *