Hakusai no Shio-koji Tsuke (Conserva de Acelga com Shio-koji)

Outro dia comentei sobre o shio-koji. Para quem tem acesso ao koji (arroz cozido e onde desenvolveu-se o Aspergillus Oryzae), basta misturar 500 gramas de koji, 170 gramas de sal e cerca de 600 ml de água. Deixe descansar por 2 semanas ou mais. Pode ser que desenvolva um pouco de gás.

Para fazer essa conserva, cortei acelga em pedaços (os japoneses gostam da expressão “do tamanho da boca”), pesei e para cada kg de acelga, usei 100 gramas de shio-koji. Coloquei tudo em um saco plástico resistente e massageei tudo por uns minutos. Fechei o saco e levei à geladeira até a próxima refeição.

O shio-koji conferiu uma doçura extra à conserva. Mas como não contem tanto sal, essa conserva deve ser consumida logo.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Entrada, Fácil, receita com as tags , . ligação permanente.

7 Responses to Hakusai no Shio-koji Tsuke (Conserva de Acelga com Shio-koji)

  1. Anderson Rodrigues diz:

    Para falar a verdade nunca vi esse arroz hahaha…aqui no Sul do Brasil vai ser complicado achar, afinal o comércio desse tipo de ingrediente é muito fraco aqui, posso até dizer raro hahaha. Estou comentando a primeira vez, mas estou passando para dar os parabéns não só por essa mas por todas as dicas e receitas que você posta Marisa. Para alguém como eu com 22 anos que quer aprender todos os passos da cozinha clássica japonesa (e olha que não tenho nada de japonês), você traz muitas informações interessantes que me faz querer mais e mais ir para o Japão e comer tudo…a claro…e aprender também hahaha.
    Parabéns.
    Aaa mais uma coisa, esse tipo de conserva lembra muito a maneira de conservação do Kimuchi né não??
    Abraços

    • Marisa Ono diz:

      Não, Anderson. O kimuchi passa por um processo de fermentação, depois de alguns dias na geladeira fica ligeiramente ácido. Já o asazuke é para ser comido no dia ou, no máximo, até o dia seguinte.

  2. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa revirei tudo para achar a receita de Shio kogi.mais quero te perguntar se é arroz normal cozido me explique detalhadamente pois ja sabes que sou dann..

  3. Pingback: Frango Tandoori com Shio-koji « Delícia

  4. Pingback: Costelinha de Porco no Shio-Koji e Gochujang « Delícia

  5. Pingback: Patê de Figado de Galinha – Delícia

Os comentários estão fechados.