Chawan-mushi de Microondas

Outro dia saí correndo de casa, enfiada em um moleton cinza, meu cabelo não estava nos melhores dias e não tinha feito as unhas. Bem, pensei, quem vou encontrar numa feira? Pois é, fui reconhecida. Para meu susto, ouvi alguém pronunciar meu nome. Moral da história: antes de sair de casa, dê uma boa olhada no espelho antes.

Vera identificou-se como minha leitora e fez um pedido: chawan-mushi de microondas. Andei gripada e sem muito ânimo. Fiz uns testes outro dia, não ficou bom e hoje acertei no tempo e potência.  Eu já havia publicado uma receita, para ser feita no vapor, há muito tempo:  http://marisaono.com/delicia/?p=1444

 

 

A receita é a mesma: para cada ovo, 100 ml de caldo (dashi ou caldo leve de frango, sem muitas ervas). Para facilitar mesmo a vida de todo mundo, usei água fervida e dashi industrializado. É importante que o caldo industrializado seja dissolvido em água fervida. Se feita com água sem ferver a mistura formará muitas bolhas e a textura será comprometida.

Bata o ovo, adicione o caldo ou dashi já frio, bata um pouco mais e passe por uma peneira. Caso haja espuma, retire com uma colher. Tempere com um colher de chá de shoyu e, se necessário, um pouco de sal. O teor de sal varia muito de marca para marca. Se quiser um toque adocicado, pode também adicionar uma pitada de açúcar. Eu prefiro sem.

Divida em duas tigelinhas de cerâmica, vidro refratário ou outro material que possa ir ao microondas. Se quiser adicionar algum “recheio” (pedacinhos de frango já cozido, camarões, cogumelos, etc), não exagere. Eu costumo usar um terço do volume da mistura de ovos. No caso, usei horenso (espinafre japonês) aferventado, bem espremido e picado em pedaços de uns 3-4 cm.

Cubra com um filme plástico e com um palito, faça dois furos para que possa escapar parte do vapor. No meu caso, o microondas tem 800 watts de potência (se não tiver certeza, confira na parte de trás do aparelho). Usei potência 3 por 6 minutos, depois girei as tigelinhas, de modo que a parte que estava voltada para o centro ficasse virada para as paredes. Mais dois minutos na mesma potência e pronto.

Caso seu microondas tenha 600 watts de potência, sugiro usar potência 4. O importante é não cozinhar demais porque o chawan-mushi tende a talhar se cozido demais. Ajustes terão que ser feitos caso faça uma quantidade maior. Eu prefiro um chawan-mushi mais firme, mas há quem prefira usar 150 ml de caldo ou dashi.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Entrada, Fácil, receita com as tags . ligação permanente.

7 Responses to Chawan-mushi de Microondas

  1. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Não vai acreditar mais não tenho microondas, o processo a vapor é o mesmo Marisa,.

  2. wada diz:

    Oi Marisa tudo bem?
    Gostaria de saber se voce conhece o nome de uma planta japonesa que é utilizada para enfeitar pratos de sashimi. Ela é parecida com agrião, mas tem um gosto bem peculiar. Na minha infancia meu vô cultivava, mas com o tempo infelizmente ela sumiu. Obrigado.

    • Marisa Ono diz:

      Wada, na cozinha japonesa é comum usar agrião, mas os brotos menores. Usam também o kaiware, broto de nabo, para decorar muitos pratos.

  3. vera diz:

    Marisa

    vc é o máximo, adorei a publicação desta receita.
    Sabia que vc ia conseguir! parabéns pelo site, eu adoro!
    abs!

    • Marisa Ono diz:

      Demorei um pouco mas saiu. A única dica é usar potência baixa e ficar de olho nos minutos finais. Se cozinhar demais, ele estufa, forma bolhas e talha.

  4. Alexandre Tokitaka diz:

    Vou fazer, obrigado.

Os comentários estão fechados.