Tarte Aux Poires

Esta torta é a minha favorita e não sei como ainda não publiquei. É delicada, os sabores e texturas combinam muito bem e não é difícil de fazer. Já vou avisando que não é muito doce. Aproveitei umas peras que eram mais firmes (Abatte Fetel). Prefiro comer essa torta à temperatura ambiente.

Descasque e parta ao meio 4 peras. Conforme for descascando, coloque-as em água com suco de limão para que não escureçam. Cozinhe com água, açúcar e um pouco de limão até que fiquem macias. Não dou quantidade de açúcar, fica a seu gosto. Eu prefiro usar pouco açúcar. Deixe esfriar e escorra da calda.

Para a massa:

150 gramas de manteiga amolecida

100 gramas de açúcar de confeiteiro

1 ovo médio

250 gramas de farinha de trigo

Bata o açúcar com a manteiga. Adicione o ovo, bata mais um pouco e adicione a farinha. Misture com uma espátula. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por 2 horas ou mais, até ficar bem firme.

Divida a massa ao meio. Embrulhe uma parte em um filme plástico e guarde. Pode congelar e usar mais tarde.

A outra parte, divida ao meio e abra fino (3 mm de espessura). Fica mais fácil se abrir entre dois pedaços de filme plástico. Forre duas formas para quiche com 16 cm de diâmetro.

Para o recheio:

60 gramas de manteiga amolecida

60 gramas de açúcar

60 gramas de ovo (um ovo grande)

60 gramas de farinha de amêndoa

Gotas de baunilha – se puder, use um bom óleo de baunilha

Bata a manteiga com o açúcar, adicione o ovo, bata mais um pouco, adicione a farinha de amêndoa e a baunilha e misture. Divida entre as duas formas e alise com as costas de uma colher.

Sobre a pasta de amêndoa arrume 4 metades de pera cozida. Leve ao forno médio, pré-aquecido, até que as bordas fiquem bem douradas. Espere esfriar antes de cortar. Para uma aparência perfeita, pincele com geleia de damasco.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, receita com as tags , , . ligação permanente.

1 Response to Tarte Aux Poires

  1. Pingback: Torta Suíça de Cerejas « Delícia

Os comentários estão fechados.