Sansho e Okinawa Sansho

Na cozinha japonesa tanto as folhas quanto as sementes dessa planta são utilizados. Apesar de ser chamada de “pimenta japonesa”, na verdade não é uma pimenta e sim está mais para um limão ou laranja.

Nessa variedade, as folhas são alongadas – embora bem pequenas, com cerca de 2 cm de comprimento – e como seus parentes próximos, tem espinhos.

Outra variedade, conhecida como Okinawa Sansho, forma um arbusto mais compacto.

As folhas são mais arredondadas e cerosas.

A flor é muito pequena, minúscula. Infelizmente não creio que frutifique no Brasil, pelo menos recebi essa informação.

Na falta dos frutos, as folhas podem ser utilizadas tanto na decoração de pratos quanto como tempero. Elas podem ser trituradas com sal, misturada a pimentas e outros condimentos, conferindo um aroma entre frutado e picante.

Antes que perguntem, não, não conheço quem produza mudas ou comercialize folhas de sansho no Brasil.

 

Share This Post

12 Comments

  1. Andreia

    Olá, Marisa, gosto muito de seu blog e ao ler sobre o Sancho, lembrei que a minha sogra me deu um arbusto explicou o que poderia fazer com as folhas, mas confesso, que não procurei fazer nada com as folhas, mas ao ler o seu blog, fiquei bastante interessada e curiosa em experimentar o sabor do Sancho , a minha sogra produz mudas para venda, se vc se interessar, eles tem muitas plantas diferentes e de origem japonesa, um grande abraço , Andreia

  2. Marisa Ono

    Andreia, se puder (e achar seguro) fornecer um contato, creio que há quem queira, sim, principalmente fãs de culinária japonesa. Nesses casos acho melhor publicar o e-mail, já que telefone pode ser complicado, tem gente que se aproveita para passar trote ou ligar em horários inconvenientes…

  3. Paula Suekane

    Oi Marisa, você sabe quem vende mudas de Sansho?
    Eu li, que a sogra da Andreia tinha mudas.
    Como faço para conseguir falar com ela?

  4. Marisa Ono

    Já vi sansho crescendo bem em local aberto. No entanto, muitos já me disseram que prefere lugares que não tomem sol o dia todo.

  5. Wilma Palomares

    Existe, problema de consumir o galho só, pois adoro o sabor, e qual o clima adequado, para a mesma, sol ou meia sombra ??? Grata!!

  6. Marisa Ono

    Como cresce em lugares de clima mais ameno, não gosta de muito sol. Se bem que já vi pés crescerem bem em lugares abertos. Creio que varia um pouco. A variedade de Okinawa é mais resistente.

  7. salvador oliva junior

    Eu tenho 3 Bonsais desta planta, que só agora descobri o nome! Ganhei duas mudas de um senhor que trouxe de Okinawa, que me disse ser o nome Mako, que deve ser um nome popular, pq não achei nada na net com esse nome. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *