Aspargo Roxo

 

No domingo, na feira, encontrei aspargos e no meio do maço havia um único aspargo roxo. Conversei com o produtor. Segundo ele, essa variedade tem mais sabor e nutrientes, porém produz menos.

Eu costumo tirar a pele dos aspargos com um descascador de legumes. Ela é fibrosa, enquanto que o interior é tenro.

No caso do aspargo roxo, só a parte externa tem cor. O interior é tão verde quanto qualquer outro aspargo. Costumo refogar ou cozinhar rapidamente em água (depois escorro e mergulho em água gelada para interromper o cozimento).

Aspargos são deliciosos de várias maneiras: tempura, em omeletes, quiches, em saladas. A salada mais simples de aspargos e que eu gosto muito só vai aspargos cozidos, sal, azeite e ovos cozidos passados por uma peneira. Costumo comer à temperatura ambiente.

E para quem se pergunta porque aspargos são caros, respondo: o aspargo só começa a produzir no segundo ano. Durante um ano inteiro ele vai desenvolver raízes e soltar poucos brotos. Ele também exige um solo muito, mas muito rico, o que significa gastos com esterco curtido e adubo. A planta continua produzindo por cerca de 10 anos e, obviamente, não se pode colher todos os brotos, é preciso deixar alguns crescerem para continuar se reproduzindo.

E sim, o aspargo roxo tem um sabor mais intenso sim que o verde. O ruim é que, como o produtor explicou, produz menos ainda que o aspargo comum.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, rápido, receita com as tags , , . ligação permanente.

8 Responses to Aspargo Roxo

  1. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa onde faz feira ai em Ibiuna mesmo, pois aqui achar aspargo é uma luta, só na liberdade encontro e tb não é facil. como não estou indo fica dificil, Ma comprei um misso caseiro mais não se compara com o da sua mãe.

    • Marisa Ono diz:

      A feira em Ibiuna ocorre no domingo, na rua do correio. Não é difícil achar, é só seguir a rodovia que vem da Raposo Tavares que uma hora vai cair na rotatória onde começa a feira. A feira é pequena, três quadras, creio eu, mas como a região tem muitos pequenos agricultores, acha-se alface, couve-flor e outras hortaliças a um preço bem melhor que São Paulo.

  2. Marisa, ainda não vi o aspargo roxo, mas ja encontrei recentemente couve-flor roxa, que não conhecia…será tendência? Já a bataa-roxa desapareceu, coitadinha…
    Abraços!

    • Marisa Ono diz:

      Acho que é tendência. Há anos vegetais coloridos ganharam destaque no Japão por conta do fato que possuem uma quantidade extra de anti-oxidantes. Foi uma febre de tomate preto, soja preta, batata-doce roxa, pimentões de todas as cores… A batata-doce roxa aparece no final do outono e depois desaparece. E não é muito comum, já que não é sequinha, mas é ótima para fazer doce em pasta. Também existe o cará roxo, ainda curiosidade que quase não se encontra. O inhame (taro) roxo aparece na Liberdade. E existe as batatas andinas, que podem ser desde alaranjadas até azuladas. Enfim, a natureza gosta de diversidade.

  3. Luzia diz:

    Que saudades!!! Há mais de 10 anos atrás meu pai pesquisou sobre aspargos e começou a plantar no Paraná. Minha mãe o ajudava na colheita. Tem que colher todos os dias, senão o broto se abre e passa do ponto. Tinha só alguns pés de aspargo roxo. Depois que ele faleceu, com 83 anos, meu irmão continuou, ampliando a área de plantio. Como não é sempre que posso ir lá, quando vou, aproveito ao máximo. Os talos que sobram na hora de fazer os maços e eles jogam fora, eu corto em rodelas finas e deixo secando ao sol para fazer chá, ou em pó para colocar nas vitaminas (aproveito a casca também). Faço também caldo grosso e congelo para fazer creme de aspargos ou sopa. A minha filha adora também quando faço refogado com bacon ou calabresa e cebola.

  4. Beatriz diz:

    Marisa, ontem quando o meu pai ia comprar aspargos verdes aqui pra casa, um moço disse para ele experimentar o aspargo roxo, diurético, o moço é o representante do negócio aqui no Brasil, onde os aspargos roxos não são conhecidos ainda, é uma delicia! Eu comi ele cru, com azeite, sal e vinagre, fica muito bom…
    O site do moço é esse:

    http://aspargosfrescos.com.br/

    Lá fala como eles crescem rápido (2,5 cm por hora) e muitas outras coisas, é muito interessante.

    • Marisa Ono diz:

      Eu não como aspargos crus, há uma certa toxicidade neles, é recomendado aferventa-los. Em pessoas mais sensíveis, o contato com eles pode provocar irritação na pele.

Os comentários estão fechados.