Biscoito de Polvilho e Ovos

Fiz esses biscoitos para agradar uma pessoa. Ela disse que sentia saudades de um biscoito de polvilho que não era sequilho, que podia ser tanto doce quanto salgado e que não encontrava em lugar algum. Não sei se é esse biscoito, mas tentei fazer algo que se enquadrasse na descrição. Feito apenas com polvilho doce, gordura (manteiga, margarina com mais de 80% de lipídios ou banha), água, sal e ovos, é diferente do biscoito “de vento”. As bolhas da massa são menores, é mais “durinho”, porém crocante.

500 gramas de polvilho doce

200 gramas de manteiga (ou margarina com pelo menos 80% de lipídios ou banha)

200 ml de água

1/2 colher de sopa de sal

6 a 7 ovos

Coloque o polvilho em uma tigela. Ferva a água com a gordura e o sal. Despeje sobre o polvilho e misture. Ainda morno, vá adicionando os ovos um a um, batendo a cada adição, até obter uma massa mole, mas não muito. Teste passando o dedo na massa; o dedo formará um sulco que irá se desfazer lentamente.  Ou confira a textura com uma espátula. A massa irá formar fitas longas.

Eu usei um saco de confeiteiro e um bico redondo para fazer tiras de massa. Asse em forno pré-aquecido quente, até dourar levemente e o biscoito ficar seco. Guarde em um pote fechado.

Fiz salgado, mas provando, acho que ficaria bom com um pouco de açúcar. Muito pouco, porque o açúcar carameliza e pode deixar o biscoito muito duro depois de frio. Eu experimentaria com umas 4 colheres de açúcar apenas.

E se querem saber de onde saiu a receita, explico: parti de algumas receitas de biscoito papa-ovo. Tentei uma que deu errado, corrigi e acabou saindo isso.

Rende muito mas garanto, acaba logo se for oferecido como petisco ou lanche, com café.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em lanches, massas, receita com as tags , , . ligação permanente.

9 Responses to Biscoito de Polvilho e Ovos

  1. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa voçê me fez lembrar de minha infância lá em Pirenópolis, minha mãe fazia um biscoito de polvilho e queijo que era uma delícia já tentei fazer nunca consegui vou tentar esta receita.

  2. L.P.Portugal diz:

    São os famosos papa-ovos. Algumas receitas pedem fubá (de canjica) e podem ser fritos também.
    Delícia!

  3. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa fiz e adorei sai umas fornadas boas pois sabes né eu aqui em casa dobrei a receita bjs, Ma a chipa que eu conheço é frita da um trabalho danado.

  4. André diz:

    Anos depois… faço questão de comenta que ficou ótima a receita seguida a risca. Obrigado por compartilhar e parabéns!

  5. Raquel Luiza diz:

    Marisa, parabéns pela receita, simplesmente fantástica, morando longe de casa da saudades dos sabores do Brasil e sua receita vem matando um pouco dessa saudade!
    Perfeita!

  6. eu vou fazer eu gostaria de aprender a fazer o verdadeiro biscoito papa ovo tradicional vou fazer sua receita grato

Os comentários estão fechados.