Choco Pie ou Whopie ou Bolinho Recheado com Marshmallow

Tudo começou quando ganhei uma caixa de Choco Pie. Só que não era da Lotte. Para quem não conhece, trata-se de um doce composto de dois discos de uma massa que não é tão macia quanto um bolo, mas também não é tão dura quanto um biscoito, recheada com marshmallow, aromatizada com brandy e coberta com chocolate. Sim, é bom. No entanto, o mesmo doce fabricado por outra companhia deixa a desejar. Menos sabor, textura ruim e chocolate pior. Enfim, foi um desapontamento.

Parando um pouco para pensar, é quase um Whopie. E dá para fazer em casa. Só tem um porém: esses bolinhos têm vida curta. Podem ser assados com 2 dias de antecedência. O recheio de marshmallow tem que ser empregado na hora que é feito e o Choco Pie é melhor se comido no dia (provei, o recheio tende a ficar um pouco borrachudo com o tempo). Rende 20 unidades.

Para a massa:

100 gramas de manteiga

100 gramas de açúcar

80 gramas de ovos (cerca de 2 ovos pequenos)

2 colheres de chá de suco de limão

260 gramas de farinha de trigo

1 colher de chá (rasa) de bicarbonato de sódio

120 gramas de iogurte

60 gramas de leite

Um pouco de brandy ou conhaque

Recheio

70 gramas de claras

70 gramas de açúcar cristal

50 gramas de açúcar cristal

20 gramas de água

Baunilha (essência ou extrato) à gosto

12 gramas de gelatina em pó sem cor e sem sabor

2/3 de xícara de água fria

Cobertura:

Chocolate ao leite derretido

Primeiro prepare a massa:

Bata a manteiga com o açúcar. Adicione o ovo e bata até formar um creme. Adicione o suco de limão e bata para misturar.

Peneire a farinha com o bicarbonato. Adicione à massa e misture um pouco. Adicione o iogurte e o leite e bata até ficar homogêneo.

Coloque em um saco de confeitar com um bico redondo grande (1 cm). Esprema a massa sobre uma assadeira forrada com papel impermeável, formando bolinhos com 5 cm de diâmetro e mais ou menos 1 cm de altura. Eles crescem bem, portanto, deixe bastante espaço entre cada bolinho. Deve de render 40 bolinhos. Leve ao forno aquecido a 170 graus até dourar ligeiramente, sem queimar no fundo. Retire do forno e deixe esfriar.

Pincele cada um com um pouco de brandy ou conhaque na parte de mais plana. É só um pouco de bebida, para dar um aroma extra, não é para ficar molhado.

Para o recheio

Primeiro é melhor já deixar os bolinhos prontos e alinhados. Eu separei os pares por tamanho (alguns ficam um pouco menores ou maiores). Enfileirei em uma assadeira, um com a parte plana para cima, outro para baixo, lado a lado.

Polvilhe a gelatina sobre os 2/3 de água fria e misture. Deixe hidratar.

Bata as claras em neve. Adicione 70 gramas de açúcar e bata até formar um merengue branco, consistente.

Leve 50 gramas de açúcar ao fogo com 20 gramas de água. Ferva até que, pegando um pouco da calda morna entre os dedos indicador e polegar e abrindo-os, a calda forme um fio.

Despeje a calda quente sobre o merengue, batendo sem parar. A mistura irá crescer mais um pouco. Continue batendo até amornar um pouco.

Leve a gelatina ao microondas (ou banho-maria, como preferir) por 30 segundos ou pouco mais, até aquecer bem sem ferver. Misture bem. A gelatina deverá se dissolver completamente.

Adicione a gelatina dissolvida e ainda quente sobre o merengue. Bata mais um pouco. Continue misturando até sentir que ela engrossou ligeiramente. Coloque em um saco de confeiteiro e coloque porções de recheio no centro de cada bolinho que está com a face plana para cima. Cubra com o outro bolinho, apertando um pouco para que colem.

Para finalizar, passe em chocolate derretido e alinhe os bolinhos em uma assadeira forrada com papel impermeável. Espere que o chocolate endureça e sirva logo.

Outra opção é fazer o bolinho com chocolate. Fica mais firme, menos doce.  É a mesma receita, apenas diminua a farinha para 180 gramas e adicione 50 gramas de chocolate ou cacau em pó, que são peneirados juntos com a farinha e o bicarbonato.

Sim, pode dividir a receita ao meio e fazer apenas 10 doces com cada receita. Se sobrar marshmallow, esprema sobre uma assadeira polvilhada com amido de milho e deixe firmar. Por si só já é gostoso.

E se preferir fazer Whopies, dispense a cobertura de chocolate. No caso de whopies, o recheio pode variar: creme de manteiga, que pode receber pasta de amendoim ou pistache, por exemplo.

Sobre as diferenças dos Choco Pies comercializados por aí, tem esse texto no Yakisoba, não!

 

 

 

 

 

Share This Post

10 comentários em “Choco Pie ou Whopie ou Bolinho Recheado com Marshmallow”

  1. Oi marisa! Tudo bem? Descobri seu blog a algum tempo atras, nem lembro mais o procurava na epoca(^-^), mas depois disso me viciei, nao consigo passar 1 dia sem dar uma olhada por aqui, cozinhar, para falar a verdade sou um 0 a esquerda, mas ADORO! receita,kkkk, copio e dou umas indiretas p/ minha mae. Vc eh demais!
    Realmente Choco Pie tem q ser Lotte! ou a sua ne(^-^)

  2. Pois não é, Luiza? Quando a gente prova o da Lotte, vê que o outro é bem diferente. Pode parecer estranho eu defender um produto industrializado, mas eu sou fã de alguns, como os biscoitos da Pepperidge Farm e a pasta de amendoim Skippy.

  3. Puxa, e eu aqui pensando “só eu não gostei de Choco Pie?”
    É que eu comi do falso, da caixa vermelha, esse borrachento, inodoro e insípido, KKKK até tinha me assustado quando vi você falando bem!!

  4. ola,Marisa!
    Fiquei com dúvida para fazer a massa.
    no ingredientes não esta escrito ovos,mas no preparo tem.Qtos ovos são?
    aguardo resposta anciosa!
    pois tbm comi choco pie do falso……bem diferente da Lotte……

  5. Que bom ter a receita. Minha filha mais velha adora. Mas realmente tem que ser o da Lotte. Geralmente também evito produtos industrializados, mas algumas coisas são boas e quebram o maior galho mesmo.

  6. Oi, Telma. Eu publiquei porque é algo que dá para fazer em casa, fica gostoso e tem muita gente Brasil afora que não tem onde comprar esse doce. Quando cheguei no Japão experimentei tantos desses produtos de loja de conveniência que acabei enjoando, sabe? Hoje sinto uma saudadezinha.

  7. Já tentou fazer o marshmalow só com glucose, açucar e claras?
    Mistura tudo, leva ao fogo até chegar a uns 75~80 graus e batedeira até chegar a consistência que você quer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *