Tapioca Enrolada de Arroz

Eu gostaria de dizer que isso é Cheong Fun, massa de arroz cozida no vapor e enrolada. Mas não posso. Primeiro porque não é cozida no vapor e sim em uma frigideira retangular que uso para fazer tamagoyaki. Pensei no fato em que muita gente não tem uma panela para cozimento no vapor. Em segundo, porque muitas receitas recomendam o uso de amido de trigo, arroz glutinoso, coisas que já sei que muitos leitores não vão encontrar no supermercado.

Isso é uma adaptação. Ou seria uma reinterpretação? Enfim, para quem quiser provar o cheong fun, vai precisar ir à Liberdade. Esse dá para fazer em casa, com uma frigideira de fundo grosso. O recheio pode variar. Usei um resto de porco assado, mas poderia ter usado camarão seco re-hidratado e picado. Ou nada, servindo com um molho saboroso, amendoim picado.

150 gramas de arroz cru

450 ml de água

50 gramas de polvilho doce

40 gramas de amido de milho

1/2 colher (de sopa) de sal

Óleo para untar

Cebolinha picada

Porco assado picado ou camarão seco, hidratado, picado. Ou frango. Ou nada, nem cebolinha

Lave o arroz e deixe de molho em água fria por 4 horas. Escorra em uma peneira.

Coloque o arroz e a água em um liquidificador. Triture até que o líquido fique liso. Sinta-o entre os dedos, não haverá grumos. Adicione o polvilho, o amido e o sal e bata mais um pouco.

Unte uma frigideira com fundo grosso e leve ao fogo baixo. No caso, eu usei uma frigideira retangular, própria para tamagoyaki. Ela tem as paredes bem grossas e o formato proporciona rolinhos uniformes. Aproveite e unte também uma assadeira ou pratos que irá usar para acomodar os rolinhos já prontos. Enquanto quentes, são muito grudentos. Eu preferi misturar cebolinhas à massa, mas não é obrigatório. Ela pode ser polvilhada sobre a massa, já na frigideira.

Antes de despejar um pouco da massa na frigideira, misture bem. É que o amido tende a assentar no fundo. Espalhe a massa de maneira que fique uma camada uniforme. Cozinhe até que ela fique transparente e comece a soltar dos lados. Se for usar algum recheio, salpique sobre ela antes que endureça. Enrole com a ajuda de uma espátula.

Esses rolinhos são macios, um tanto quanto pegajosos. Caso prefira, aumente a quantidade de amido de milho e polvilho, para uma consistência mais firme.

Eu prefiro comer só com shoyu, mas é possível  preparar algum molho, picante ou não e servi-lo polvilhado com amendoim triturado ou gergelim torrado. Fica a seu critério. E eu gostei delas mesmo frias.

E, por fim, uma pequena curiosidade. Resolvi tentar fazer esses rolinhos na frigideira porque meu fogão está fora de prumo. Quando tentei pela primeira vez, na panela de vapor, a massa ficou muito mais grossa de um lado e fina demais do outro. Entre procurar calço para o fogão para nivela-lo, acabei procurando uma outra forma de cozimento.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Fácil, massas, receita com as tags , . ligação permanente.

6 Responses to Tapioca Enrolada de Arroz

  1. Inessa diz:

    Que legal, comi varios destes nos restaurantes de dim sum em Hong Kong, recheado de porco com bastante gordura e feitos no vapor. Tive muita curiosidade pra saber como eram feitos. Vou tentar fazer em casa agora!

    • Marisa Ono diz:

      É uma variação, Inessa. Fica próximo do Cheong Fan, mas não é igual. Mas dá para matar a vontade e fazer sem maiores malabarismos em casa.

  2. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa vou te contar uma coisa, sabe que Samba u amigo indiano, faz um prato igual só que a massa é que urdall uns grãos parecido com lentilha e quando ele não acha faz com arroz japones.voçê usou arroz normal ou não, .bjs.

    • Marisa Ono diz:

      Ah, sim, esqueci de comentar que usei arroz tipo oriental, Diulza. Acho que existem panquecas, tapiocas em todo o mundo. Ou pelo menos algo muito próximo, variando um pouco aqui e ali.

  3. marcos cordeiro diz:

    Vi uma reportagem na TV acabo, fiquei encantado com com esse rolinho, foi no Vietinan, era uma massa meio rala de arroz e mulher colocava numa chapa por alguns minutos e ficava feito uma tapioca e recheiava, gosto da culinária japonesa. Dá para fazer essa massa de arroz só o arroz sem adicionar amifo e polvilho, vi fazendo só o arroz e ficou bem fina e parecia uma delicia.
    muito obrigado

    • Marisa Ono diz:

      Marcos, testei só com arroz e não deu certo, ficou uma massa quebradiça. Provavelmente a que você viu foi feita com arroz glutinoso, que produz uma massa mais elástica que o arroz oriental que temos por aqui. Rolinhos feitos com arroz são comuns em vários países asiáticos, mas não no Japão.

Os comentários estão fechados.