Chás Gelados

Eu costumo tomar chá. Ultimamente mais, por conta da dieta. Não, não creio que chá ajuda a emagrecer. O problema da dieta é a questão da saciedade. Sinto vontade de “algo mais” e para evitar beber algo calórico, resolvi partir para os chás. O chá verde costumo deixar para um momento de relaxamento, tento desfrutar o aroma com calma.

Costumo tomar alguns chás gelados. O oolong é um deles. Chás à base de trigo, arroz ou cevada chinesa (hato-mugi) tostados também gosto deles gelados. Geralmente parto do chá quente, despejo sobre muito gelo e coloco em uma garrafa térmica para ir tomando aos poucos. Mas também faço chá de uma outra maneira.

No caso do chá oolong e do chá de frutas (à base de hibiscus, por exemplo), simplesmente coloco os saquinhos de chá direto em água fria (filtrada ou mineral) em um jarro e coloco na geladeira. Costumo fazer isso à noite e no dia seguinte tenho um chá cristalino e gelado.

Vantagens: não dá o mínimo de trabalho e o chá não fica turvo.

Desvantagens: leva mais tempo para ficar pronto e o aroma e sabor ficam mais discretos, é preciso usar mais chá.

Só usei essa técnica no oolong e chás à base de hibiscus (chás de frutas vermelhas, de morango, etc). Não experimentei com chá preto nem com chá mate. No caso de chás (ou melhor, tisanas) ditas medicinais, acho melhor seguir as instruções da embalagem.

PS: Li por aí que há quem faça chás colocando o pote em um lugar ao sol. No entanto, embora pouco provável, há a possibilidade de algum microorganismo nocivo se desenvolver, já que essa água ficará morna por várias horas, mas não quente o suficiente para esterilizá-las. Já usando água potável e na geladeira, esse risco é muito, muito menor ou quase nulo. Lembre-se: a água que você bebe deve ser segura.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em bebidas, dicas. ligação permanente.

3 Responses to Chás Gelados

  1. Akemi diz:

    Marisa, já experimentou chá de shisô vermelho? É muito refrescante e com uma cor linda! Bjss

  2. Fernanda diz:

    Olá Marisa, tudo bem?
    então, já fiz o chá gelado de chá mate e chá preto deixando-os na geladeira, ficam ótimos…
    uma outra coisa que é legal, e não sei se você costuma fazer, é gelo com limão, laranja frutas, flores…
    coloque o que quiser nas forminhas, adicione água e leve pro congelador… na hora de servir eles não fornecem muito sabor, mas deixam o chá muito bonito!!!

Os comentários estão fechados.