Shui Jiao Bao ou Pães no Vapor Feitos na Chapa

Pão frito é uma delícia. Veja o sonho. Se não for frito, sem aquela crosta dourada, não é muito mais que um pão de hamburguer. Agora pense na textura de um pão feito no vapor, macio, porém um pouco pegajoso. E um recheio adocicado, combinando carne de porco, vegetais e “five spices”. Isso é o Shui Jiao Bao.  Como não temos uma farinha ideal – por aqui não vejo farinha para bolo, com menos gluten – fiz uma adaptação para que a massa ficasse mais macia.

170 gramas de farinha de trigo

30 gramas de polvilho doce

3 gramas de fermento biológico seco instantâneo

10 gramas de açúcar

Água (cerca de 220 ml)

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de óleo

Recheio

100 gramas de carne de porco moída ou picada bem miudo

2 cebolas pequenas, picadas

15 gramas de cogumelo seco, reidratado. Pode ser shiitake ou kikuraage

3/4 xícara de broto de bambu cozido e picado

Five Spices, combinação de anis-estrelado, canela, pimenta de Sichuan, cravo e funcho. Use com moderação.

2 colheres de sopa de cebolinha verde picada

Amido de milho

Sal, pimenta-do-reino

Shoyu, açúcar, óleo de gergelim

Prepare a massa. Misture a farinha, o polvilho, o açúcar e o fermento biológico. Adicione a água e amasse. Deverá formar uma massa macia, mas que não gruda nas mãos. Adicione o sal e sove até obter uma massa lisa. Forme uma bola, unte uma tigela com óleo e deixe a massa descansando até dobrar de volume.

Prepare o recheio. Refogue a cebola em um pouco de óleo, em fogo baixo, até que ela fique macia. Adicione a carne de porco  e refogue até ficar cozida. Adicione o cogumelo picado e o broto de bambu. Adicione um pouco de água e deixe cozinhar em fogo baixo. Tempere com five spices, shoyu, açúcar. Corrija o sal. Engrosse o molho com amido de milho diluído em um pouco de água. Adicione a cebolinha e o óleo de gergelim no final. Deixe esfriar.

Depois que a massa fermentou, dilua o fermento em pó em um pouco de água. Pouco mesmo, algo como 1 ou 2 colheres de chá. Adicione à massa e sove um pouco. Deixe descansar por mais 10 minutos. Divida em 10 porções.

Abra cada porção em disco e recheie com um pouco da mistura de carne e feche. Coloque em uma frigideira grande, com revestimento anti-aderente e bem untada de  óleo. Observe que a emenda fica para cima. Deixe crescer.

Depois de crescidos, leve a frigideira ao fogo médio, até dourar o fundo dos pães. Cuidado ao conferir, não amassar a parte de cima do pão. Despeje 1/2 xícara de água na frigideira, pelas bordas, não sobre os pães. Tampe imediatamente, para o vapor não escapar. Mantenha em fogo médio. Quando secar, adicione mais 1/2 xícara de água . Deixe secar e dourar bem o fundo.

Vire sobre um prato, para que a parte dourada fique para cima.

Provei depois de frio. O pão continuava macio, não estava borrachudo. A parte dourada perdeu textura.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em massas, receita com as tags , . ligação permanente.

8 Responses to Shui Jiao Bao ou Pães no Vapor Feitos na Chapa

  1. Claudia A. Kawashima diz:

    Olá Marisa!
    Genki?
    Esse pão se parece com os famosos “nikuman” das lojas de conveniência daqui do Japão, né?!Ou o nome correto dele é SJB? (?_?)
    Abraços,
    Claudia

    • Marisa Ono diz:

      Oi, Claudia. Parece mas não é. Os nikuman, chukaman dos “kombini” são feitos no vapor. A massa e o recheio são muito parecidos, sim.

  2. Monica Kondo diz:

    Oi Marisa, obrigada por compartilhar essa receita! Estava com vontade de comer nikuman faz tempo, e esse prato fica com sabor bem parecido. Aproveitei o feriado, e acabei de fazer! ficou muito bom! Sera q da pra fazer no vapor tambem?
    Abraço

    Monica

    • Marisa Ono diz:

      Sim, pode ser feito no vapor, com um pedaço de papel impermeável embaixo para não grudar ou uma folha de repolho. Optei por essa maneira porque me lembrei que muita gente não tem panela para cozimento no vapor.

  3. Rafa-chan diz:

    Oi Marisa! Adoro seu blog! Tenho uma dúvida em relação ao crescimento: quando tempo mais ou menos leva para dobrar de tamanho e quanto tempo deve-se deixar crescer na frigideira? Obrigada desde já.

    • Marisa Ono diz:

      Tempo de fermentação é uma coisa meio difícil de dizer, varia muito com a temperatura. Em dias quentes pode levar meia hora ou menos, mais frescos 40 minutos ou um pouco mais.

  4. MARISA SAM GOSTO MUITO DO SEUS KITUTES ODORO JA FIZ VARIOS DELES EU GOSTARIS DE APRENDER A FASER AQUELE KIMOCHI DE PEPINO E HAKUSAI QUE FASEM NO JAPAO COM PRODUTOS DAQUI PODERIA ME EN SINAR OU PASSAR A RECEITA DESDE JA AQRADEÇO MUITO, ARIGATÔ GOZAI MASCHITA

Os comentários estão fechados.