Dois Petiscos: Ovos no Shoyu e Batata Refogada Com Curry

São duas receitas que nunca publiquei porque pensava: oras, quem vai querer uma receita dessas? Bem, pode ser que alguém não conheça. Não são grandes receitas mas servem para beliscar antes da refeição propriamente dita ou complementar o “obento”.

Primeiro, ovos no shoyu: Use ovos velhos. Ovos muito frescos não descascam facilmente quando cozidos. Eu usei ovos de 10 dias (pelo menos era o que marcava a embalagem). Para cozinhar, cubro os ovos com água fria e adiciono um bom punhado de sal. Deixo levantar fervura e abaixo o fogo. Testo o ponto de cozimento pegando um ovo, esfriando-o ligeiramente em água fria e jogo-o (não muito!) para cima e aparando na palma da mão. Quando o ovo bate na palma, sinto uma vibração vindo de dentro do ovo e é sinal de que está cozido. Depois de cozidos, retiro os ovos para uma tigela com bastante água fria.

Depois é só descascar e mergulhar em uma mistura de shoyu e dashi ou um caldo feito com dashi industrializado (hondashi, kombudashi, etc). O quanto de shoyu varia, eu prefiro que não seja tão salgado. Deixo por uma noite, em um pote fechado, na geladeira, mas posso consumir em 3 dias. Na hora de comer, corto ao meio. Posso servir junto com um lamen, colocar no obento ou usa-lo com complemento de uma refeição.

Nós temos o hábito de cozinhar, fritar, assar batatas. Mas refogar? Pois é, batatas podem ser refogadas. Ficam com uma textura mais firme. Fiz com curry, sempre acho que curry e batatas combinam bem. Podem ir para o obento, complementar uma refeição ou até mesmo acompanhar uma cerveja.

Para as batatas refogadas, corte-as em tirinhas. Eu prefiro usar a mandolina (Benriner), mas poderia ter cortado à faca. Deixe as batatas cortadas em uma tigela, cobertas com água. Na hora de preparar, escorra e refogue com um pouco de óleo, em uma frigideira com revestimento anti-aderente, até perder o gosto de batata crua mas ainda estar firme. Tempere com sal e curry.

 

Share This Post

8 comentários em “Dois Petiscos: Ovos no Shoyu e Batata Refogada Com Curry”

  1. É Marisa! Qualquer receita que você possa achar que ninguém vai querer, sempre vem com uma dica preciosa, como esta de não usar ovos novos para cozinhar. E, se não fosse você postar, eu nunca saberia que existe esta receita, que deve ficar muito boa.

  2. Pois é, Tamiris, lembrei que por aqui não há o hábito de comer batata refogada. Resolvi publicar, apesar de simples, para mostrar uma opção.

  3. No NHK apareceu para colocar vinagre também e pra mexer um pouco nos ovos nos primeiros minutos, aí a gema fica no meinho! Deu certo!

  4. É, para a gema fica no centro, os ovos precisam ser mexidos nos primeiros minutos. Vinagre e sal parece que ajudam na hora de descascar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *