Madeleines

Não, não são madeleines em formato de concha, não são as madeleines de Proust. Talvez seja melhor chama-las de “madorênu”, que é como são chamadas no Japão. São bolinhos macios, fofinhos, às vêzes vendidos em formas redondas e rasas, noutras em formas de cupcakes, mais altas. São muito comuns por lá, vendem em supermercados (às vezes em pacotes grandes com 6 unidades, noutras com 4), em lojas de conveniência e, claro, confeitarias. São  para serem comidas com o chá ou um café entre as refeições. A receita é bem simples e rende 12 unidades.

3 ovos

100 gramas de açúcar

100 gramas de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

Raspas de laranja ou um pouco de essência de baunilha

100 gramas de manteiga derretida

Bata os ovos com o açúcar até formar um creme espesso, claro. Para testar, levanto as pás da batedeira (desligada, claro)  e deixo correr um pouco da massa. Dá para fazer uma espiral sobre a massa sem que ela desmanche de imediato.

Adicione a farinha peneirada com o fermento e misture delicadamente. Adicione as raspas de laranja ou essência de baunilha. Misture. Adicione a manteiga derretida. Detalhe importante: ela deve estar quente (cerca de 60 graus, ou seja, quente o suficiente para que você não aguente manter o dedo mergulhado nela, por exemplo) mas não fervente. É que fria a manteiga não vai  ser incorporada bem à massa e o bolinha ficará com uma textura mais seca.

Misture bem, sempre com movimentos de baixo para cima da espátula, até que a manteiga seja bem incorporada. Coloque a massa em forminhas (dentro de outra forma para cupcakes) e leve ao forno quente (180°C) até dourar ligeiramente. Retire das formas e deixe esfriar sobre uma grade antes de servir.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, receita, Uncategorized com as tags , , , . ligação permanente.

5 Responses to Madeleines

  1. juliana diz:

    acabei de fazer. maravilha de receita – nunca comi bolinho mais leve, macio e umido. todo mundo adorou em casa.

  2. Marisa, que receita interessante!
    Farei e colocarei no blog.
    Muito obrigado!
    🙂

  3. Manami diz:

    Marisa
    Fiz os madeleines e foi uma verdadeira festa aqui em casa!
    Obrigada pela sua generosidade em nos doar suas receitas!!!

    Manami

Os comentários estão fechados.