Torta Suíça de Cerejas

As cerejas chilenas estavam muito maduras, faltando muito pouco para passar.  Por isso estava muito baratas: R$12,00/kg. Aproveitei para fazer essa torta que, se não me engano, só fiz uma vez, há muito tempo. Trata-se de uma crosta crocante recheada com cerejas suculentas, creme de amêndoas e um glacê de açúcar de confeiteiro. Agora, se não encontrar cerejas, talvez fique bem com pêssegos mais firmes, do tipo amarelo ou peras cozidas e escorridas.

Para a massa, usei a metade da receita da massa que usei na Tarte Aux Poires: http://marisaono.com/delicia/?p=5167

Para o recheio:

400 gramas de cerejas sem caroços

90 gramas de amêndoas em pó (farinha de amêndoas)

60 gramas de açúcar

2 ovos pequenos

100 gramas de creme de leite fresco

Açúcar de confeiteiro

Para retirar os caroços, cortei-as ao meio e fui tirando um a um, não tenho descaroçador. Como essas cerejas estava muito doces, deixei assim mesmo. Se preferir, deixe-as macerando em um pouco de açúcar e licor.

Abra a massa entre duas folhas de filme plástico e forre uma forma de quiche. Leve ao forno até dourar ligeiramente.

Acomode as cerejas no fundo da torta. Misture bem as amêndoas moídas, o açúcar e os ovos. Junte o creme aos poucos, misturando bem e despeje sobre as cerejas. Leve de volta ao forno moderado até dourar levemente e firmar um pouco.

Cubra com um glacê feito com açúcar de confeiteiro e água suficiente para formar uma mistura consistente. Espere esfriar antes de cortar e servir.

PS: Sim, o recheio não é muito doce mas o glacê compensa. Como é uma torta de frutas frescas, o melhor mesmo é consumir o mais rápido possível. Lamento que as fotos não ficaram tão boas, de noite é mais complicado.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, receita com as tags , , . ligação permanente.