Pão ou Bolo de Banana e Castanha de Caju

Não sei o que chamam exatamente de “pão”. Pensei que muitos bolos eram chamados de “bread” porque eram assados em forma de bolo inglês. Mas o bolo inglês é bolo (pound cake). Talvez porque a textura seja um pouco pesada. Por outro lado, temos o pão-de-ló que é levíssimo. Enfim, chamem como quiserem.  Fiz essa receita porque precisava aproveitar bananas nanicas que estavam maduras. É muito fácil de fazer e só suja uma tigela.

400 gramas de bananas amassadas (dependendo do tamanho, 4 ou 5)

140 gramas de manteiga amolecida

200 gramas de açúcar

4 ovos

300 gramas de farinha de trigo

1 colher (de sopa) de fermento em pó

80 a 100 gramas de castanha de caju picada (xerém)

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro. Adicione os ovos um a um, batendo sempre. Adicione as bananas amassadas e bata para misturar. Se quiser aromatizar com um pouco de raspas de limão ou essência de baunilha, adicione à mistura. Eu não usei. Peneire a farinha com o fermento e acrescente à mistura de bananas. Adicione as castanhas picadas, reservando um pouco para decorar.

Despeje a massa em formas para bolo inglês, mas sem encher demais (mais ou menos 3/4 da altura). Como usei formas de alumínio descartáveis, dividi em 4 formas pequenas. Salpique castanha de caju e leve ao forno médio, pré-aquecido, até dourar. Pode ser comido morno ou frio.

PS: Esse bolo ficou muito amarelo por conta dos ovos de galinha caipira. Com ovos comuns, de granja, o bolo ficará mais claro.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, Fácil, lanches, receita com as tags , . ligação permanente.

3 Responses to Pão ou Bolo de Banana e Castanha de Caju

  1. Gilda diz:

    Lindo bolo! Esta dúvida sobre chamar bolo de bread já me deixou matutando muitas vezes. A única coisa que me ocorre é que por ser um bolo denso, mais pesado, (mais coeso?) tenha sido taxado de pão; mas lembrando do pound cake acho que minha teoria vai por terra. No Brasil ninguém chamaria este bolo de pão, não é mesmo?

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Gilda, para nós pão é fermentado ou o pão de minuto, além do pão-de-ló. Esse bolo (ou pão) é um pouco massudo, por conta da banana que dá muita liga. Mas é uma opção rápida e fácil para um lanche, pode ser congelado e resolve o problema de umas 5 bananas passando do ponto na fruteira.

  2. Adorei a receita. Vou experimentar aqui. Gracias.

Os comentários estão fechados.