Calda Diet Para Iogurte

Passei uma semana sem conseguir conectar-me. Telefonemas diários, muita promessa, cinco dias esperando a visita de um técnico que nunca vinha… Bem, creio que a maioria dos meus leitores já passou por algo parecido. Infelizmente. Mas não vou gastar tempo reclamando de “desserviços”. Pelo menos não por aqui.

Nessa semana continuei cozinhando, aproveitei o tempo com menos chuvas e trabalhei lá fora, limpando o terreno tomado pelo mato, acompanhei minha mãe em exames médicos e até estudei um pouco de japonês, coisa que não fazia há anos.

Lembrei que no Japão era muito comum encontrar iogurte no cardápio, geralmente servido em uma taça, com calda de fruta. Era o tipo de coisa que poderia ser sobremesa, café-da-manhã ou um lanche. O iogurte de lá é bem denso e um pouco ácido. Aqui em casa faço o iogurte como o Luis Paulo descreve, adicionando 1 colher de sopa de gelatina em pó hidratada em um pouco de água (uns 50 ml) e dissolvida (uns 20 segundos no microondas, dependendo da potência um pouco mais) ao leite em temperatura ambiente. Depois de pronto e gelado, o iogurte fica com uma textura de flan.

Mas para a taça de iogurte ficar bem bonita e gostosa é importante que a calda de frutas seja densa. Uma calda aguada escorre, não mistura bem ao iogurte a cada colherada, enfim, não funciona. O problema é que adoçante não dá a mesma textura que o açúcar. A solução que encontrei foi apelar para goma xantana, que é um espessante. Comprei numa loja Bondinho. Uma pequena quantidade dela é o suficiente para engrossar qualquer calda.

Usei cerca de 100 gramas de morangos. Levei ao fogo com cerca de 150 ml de água e cozinhei até amaciar. Coloquei no copo do mixer, adicionei adoçante culinário (creio que 4 colheres de sopa). Aliás, uma coisa curiosa acontece com adoçantes:  é comum chegar um ponto em que por mais que o adicione ao preparado, ele não fica muito mais doce. E é possível que fique com um sabor estranho. Ou seja, existe um certo ponto limite. Portanto, vá provando. Por fim, adicione um pouco de goma xantana (cerca de 1/2 colher de chá) e processe com o mixer. Em alguns segundos a mistura irá engrossar que é uma maravilha. Leve à geladeira e depois é só pegar uma taça e ir intercalando colheradas de iogurte com a calda.

PS: Como é um produto feito com adoçante, não se conserva por muito tempo. É bem diferente do que um produto feito com açúcar. Não testei, mas não deixaria na geladeira por mais de 2 dias.

No lugar de morango, poderia usar outras frutas, como ameixa, framboesas, cerejas.

 

Share This Post

4 comentários em “Calda Diet Para Iogurte”

  1. Boa receita, inclusive para complementar uma refeição leve, à base quase que só de salada, como este verão está pedindo. Super dica a goma xantana. Espero que o problema da internet tenha sido resolvido e que não volte a acontecer. É muito irritante ter que reclamar com esta gente.

  2. Pois é, Gilda, foi um aborrecimento enorme. E como uso telefonia voip, também fiquei sem o telefone fixo. Mas não vale a pena ocupar espaço no blog reclamando. Prefiro escrever sobre comida, mesmo. Agora que baixou a poeira sobre “gastronomia molecular” sinto-me mais à vontade para fazer testes com gomas e emulsificantes. Têm seu mérito, basta saber usar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *