Almoço no Aizomê

Minha mãe gosta muito do chef Shinya Koike. E ele, sabendo que ela gosta muito de lidar com a horta e também de plantas exóticas, presenteou-a com sementes de vegetais consumidos no Japão. De vez em quando minha mãe prepara uma caixa com verduras e eu entrego ou no Aizomê ou no Sakagura A1. Hoje encontrei-me com a Telma e fiquei para o almoço.

Para começar, uma saladinha de alface, pepino e tomate.

Depois uma lula bem macia com um molho picante, botões de nirá (hana-nira) e fiapos de pimenta vermelha (que não é tão ardida assim).

Depois, a seleção de sashimis do dia, preparados por Taka-san: lula com limão, robalo com yuzu, atum e carapau com brotos de alho-porro. Tudo com um sabor tão fresco de mar. De mar, mas não de maresia. Sentando-se no balcão dá para observar o trabalho no preparo de sushis e sashimis.

Veio um filé com foie gras e um molho tão bom à base de vinho do Porto que tive vontade de lambê-lo.

Um zaru-soba geladinho para finalizar, que eu gosto só com um pouco de cebolinha. Soba não é algo que eu costume comer em casa, já que minha mãe é alérgica. É um prato que gosto muito, sobretudo no verão. Me faz lembrar de Matsumoto, onde morei por cerca de 1 ano.

Ou melhor, para terminar mesmo foi a sobremesa: Suflê de chocolate que veio em pacote de papel, com molho de leite condensado e wasabi e sorvete de creme.

O suflê é quente, com um sabor rico e não muito doce de chocolate. Raspei o papel.  Tudo estava tão bom e sem confusão de sabores. Esqueci do mundo, da chuva e estava naquela ilha no balcão do Aizomê, conversando sobre brotos, vegetais, lugares.

Eles receberam yuzu, um cítrico muito apreciado no Japão com aroma muito característico. Então, nos próximos dias, quem puder ir lá irá poder provar algo com essa fruta.

A cada dia as opções mudam. Talvez amanhã tenham mini-berinjelas, quem sabe?

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Lugares. ligação permanente.

1 Response to Almoço no Aizomê

  1. Pingback: Dia dos Namorados « Delícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *