18 Comments

  1. christopher

    Pois é, tanta gente fala do sal, tenho bem pouca experiencia, flor de sal só comprei uma vez, não foi baratinho, achei que deveria ser bom mas não senti nada de diferente.
    Certa vez provei um sal que estava sendo vendido em um free market no Japão, na região de Kyushu, não sei explicar direito mas senti bem MAR na boca, e bem diferente do sal comum. Pensei em levar de presente para uma tia que estava indo visitar mas achei que ela ia dizer que era besteira, quando contei isso levei uma bronca dela, e disse que eu deveria ter comprado e que um bom sal faz toda a diferença.

  2. Vou experimentar fazer o tofu com agua do mar mas fiquei aqui pensando se o seu tofu ficou cremoso por excesso de agua do mar ou talvez porque não o tenha prensado na hora de o escorrer, desculpe estar a intrometer-me ,mas a minha intenção é a de trocar ideias.

  3. Marisa Ono

    Li em algum lugar que fizeram um teste às cegas e não houve quem tivesse identificado os sais especiais. No entanto, teria que ver o método e a quantidade de pessoas testadas. Por outro lado vi um sommelier premiado acertar em cheio em uma degustação, ele dizia: este tem um sabor mais metálico, este tem mais iodo, etc. Claro que ele tem um paladar afiado e treinado. Acho interessante alguns sais como decoração e pela textura, mas observando a composição de alguns, fica meio difícil de acreditar alguém vá conseguir perceber um traço ínfimo de ferro em uma fração de grama de sal.

  4. Marisa Ono

    Pois é, Palucha, uma única experiência não é bastante. Talvez o leite estivesse quente demais, se tivesse prensado certamente teria ficado mais firme. Mas acho que valeu a pena como registro, como informação.

  5. Carmen

    Olá Marisa, gostei do seu post. Talvez me arrisque a fazer um dia…rsss. Mas gostaria de perguntar, por gentileza: vc sabe onde posso comprar nigari? flocos ou líquido mesmo? eu procurei em vários lugares, sites, e não encontro. Será que só em sites gringos? Agradeço se tiver alguma dica.
    Um abraço, SAÚDE, PAZ E LUZ!

  6. Marisa Ono

    Aqui no Brasil nunca vi. Perguntei para um produtor de sal e ele me disse que normalmente é descartado. No Japão era comercializado líquido, mesmo.

  7. Marisa Ono

    Pelo que eu saiba, não comercializam o nigari. Até perguntei para um produtor o que faziam com o nigari e eles disseram que devolviam para o mar.

  8. CAF

    Gostei das dicas. Vou tentar pela 1a vez fazer tofu em breve. Sobre a água do mar, sal (marinho, portanto) e nigari, acho que uma experiencia interessante e similar às salinas é montar alguma bandeja ou coisa parecida, coberta com tela, plastico ou vidro, e deixar o sol trabalhar. Lembro que um conhecido usava um secador solar de bananas semelhante ao que deve servir aqui. O forro dele era plastico preto e a cobertura plastico transparente. Alguns detalhes como corda para prender, proteção contra formigas (que nao deve ser necessária no sal) e mais nada. Se chegar a experimentar mesmo, comento futuramente.

  9. felismina

    Em Portugal é fácil encontrar nigari. Tenho usado. Mas tenho uma dúvida: O que eu encontro é proveniente é do Japão. Será seguro usá-lo depois do acidente de Fukushima

  10. Marisa Ono

    Creio que sim, a maioria dos países adotou normas severas sobre os produtos japoneses e costumam ser testados quanto ao índice de radiação.

  11. Samuel Nam

    É muito bom informação, que auxiliar para saúde.
    Quria conseguir o sal amargo bastante para fazer tofu.
    Por favor me deixar saber onde comprar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *